Duas lâmpadas, L1 (40W-110V) e L2 (100W-110V) são ligadas em paralelo, e a associação é ligada numa fonte de 110V.Nessa situação, em L1 a corrente elétrica é __________; a diferença de potencial é__________, e a potência dissipada é __________ que em L2. As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Tom Jobim foi um dos compositores principais de um ritmo que surgiu no Brasil, na década de 1950, chamado Bossa Nova. Nesta atividade, vamos entender melhor o que foi a Bossa Nova e aprofundar nosso conhecimento da obra desse grande músico brasileiro.
Divida a sala em grupos. Cada grupo terá duas missões:
1ª: Responder uma das questões a seguir sobre a Bossa Nova (as questões serão sorteadas):
- Onde e como surgiu esse movimento?
- O que acontecia no Brasil na época em que a Bossa Nova surgiu?
- O que acontecia no mundo na época em que a Bossa Nova surgiu?
- Quais foram os ritmos musicais que influenciaram o surgimento da Bossa Nova? Dê exemplos.
- Quem foram os músicos que participaram desse movimento?
- A Bossa Nova ainda existe? Da mesma maneira que antes?
2ª: Interpretar um grande sucesso da Bossa Nova.
Deixe a interpretação livre: eles podem cantar, recitar ou interpretar. Durante o preparo da apresentação eles podem trocar ideias entre grupos ou com o professor.
Apresentações:
Cada grupo deve preparar a letra da música em um cartaz e responder à pergunta de seu grupo em outro. Os cartazes depois serão afixados na sala para que todos possam compartilhar o conhecimento. Na apresentação a pergunta será respondida primeira e depois feita a interpretação da música escolhida.
Registre tudo com fotos e, se possível, vídeo.
- Química | A. Modelos Atômicos
No final do século XIX, muitos cientistas estavam interessados nos intrigantes fenômenos observados nas ampolas de raios catódicos, que são tubos sob vácuo em que se ligam duas placas a uma fonte de alta tensão. Os raios catódicos passam através de um orifício no ânodo e continuam o percurso até a outra extremidade do tubo, onde são detectados pela fluorescência produzida ao chocarem-se com um revestimento especial, como pode ser observado na figura. Medições da razão entre a carga e a massa dos constituintes dos raios catódicos mostram que a sua identidade independe do material do cátodo ou do gás dentro das ampolas.
CHANG, R.; GOLDSBY, K. A. Química. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).
Essa radiação invisível detectada nas ampolas é constituída por
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Leia o documento a seguir escrito pelos organizadores da primeira enciclopédia da História, os iluministas Diderot e D´Alembert.
Nenhum homem recebeu da natureza o direito de comandar os outros. A liberdade é um presente do céu, e cada indivíduo da mesma espécie tem o direito de gozar dela logo goze da razão. [...] Toda outra autoridade [...] vem duma outra origem, que não é da natureza. Examinando-a bem, sempre se fará remontar a uma dessas fontes: ou a força e a violência daquele que dela se apoderou; ou o consentimento daqueles que lhe são submetidos, por um contrato celebrado [...] entre eles e aquele a quem deferiram a autoridade. O poder que se adquire pela violência não é mais que uma usurpação e não dura senão pelo tempo porque a força daquele que comanda prevalece sobre a daqueles que obedecem. [...] O poder que vem do consentimento dos povos supõe necessariamente condições que tornem o seu uso legítimo útil à sociedade, vantajoso para a república, e que fixam e restringem [...] limites [...].
DIDEROT e D´ALEMBERT. Verbetes políticos da Enciclopédia. São Paulo: Unesp, 2006. p. 37.
Vocabulário:
gozar: desfrutar.
consentimento: permissão; concordância.
deferir: conceder.
usurpação: crime de apoderamento ilegal de autoridade.
De acordo com os autores do texto, o princípio de autoridade:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2016 3ªAPLICAÇÃO)
Disponível em: www.malvados.com.br. Acesso em: 11 dez. 2012.
A tirinha compara dois veículos de comunicação, atribuindo destaque à
- História | 3.2 Era Vargas
TEXTO I
É notório que o universo do futebol caracteriza-se por ser, desde sua origem, um espaço eminentemente masculino; como esse espaço não é apenas esportivo, mas sociocultural, os valores nele embutidos e dele derivados estabelecem limites que, embora nem sempre tão claros, devem ser observados para a perfeita manutenção da “ordem”, ou da “lógica’” que se atribui ao jogo e que nele se espera ver confirmada. A entrada das mulheres em campo subverteria tal ordem, e as reações daí decorrentes expressam muito bem as relações presentes em cada sociedade: quanto mais machista, ou sexista, ela for, mais exacerbadas as suas réplicas.
FRANZINI, F. Futebol é “coisa pra macho”? Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol.
Revista Brasileira de História, v. 25, n. 50, jul.-dez. 2005 (adaptado)
TEXTO II
Com o Estado Novo, a circularidade de uma prática cultural nascida na elite e transformada por sua aceitação popular completou o ciclo ao ser apropriada pelo Estado como parte do discurso oficial sobre a nacionalidade. A partir daí, o Estado profissionalizou o futebol e passou a ser o grande promotor do esporte, descrito como uma expressão da nacionalidade. O futebol brasileiro refletiria as qualidades e os defeitos da nação.
SANTOS, L. C. V. G. O dia em que adiaram o carnaval: política externa e a construção do Brasil.
São Paulo: EdUNESP, 2010.
Os dois aspectos ressaltados pelos textos sobre a história do futebol na sociedade brasileira são respectivamente: