Duas lâmpadas, L1 (40W-110V) e L2 (100W-110V) são ligadas em paralelo, e a associação é ligada numa fonte de 110V.Nessa situação, em L1 a corrente elétrica é __________; a diferença de potencial é__________, e a potência dissipada é __________ que em L2. As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
Como a imprensa deve noticiar episódios violentos? Que imagens e informações devem vir a público? Como tratar os assassinos e publicar seu perfil? Divulgar ou não fotos e imagens do massacre?
Difícil, a meu ver, encontrar justificativa para publicar a imagem dos assassinos mortos ensanguentados. É simples traçar paralelo com outras decisões jornalísticas de não publicar corpos em situações que causam repulsa e horror. Grupos estudiosos e de apoio a vítimas de massacre defendem que se restrinja a visibilidade dos autores desses tipos de crime, dando poucos detalhes dos métodos utilizados e evitando publicidade às mensagens deixadas como espécie de testamento.
Existem recomendações restritivas para casos como suicídio e sequestro, por exemplo. Defendo direito à publicação do máximo possível de informações relevantes. Ressalte-se: relevantes. Não defendo publicar tudo a qualquer preço, em busca de audiência e espetacularização. Não se trata, claro, de não noticiar massacres. O desafio é descobrir como equilibrar o interesse público em um tiroteio em massa com o interesse público em reduzir o crime de imitação.
COSTA, P. C. Folha de S.Paulo. 17 mar. 2019. [Fragmento]
No texto, a articulista discute a responsabilidade jornalística na cobertura de massacres e mortes violentas. Dos trechos a seguir, aquele que apresenta marcas informativas, por meio de seus modalizadores, é:
- Literatura | 4.1 Romantismo
(FUVEST 2008 1ª FASE) Apesar de viver “um pouco ao sabor da sorte”, “sem plano nem reflexão”, “movido pelas circunstâncias”, como uma espécie de “títere” (expressões de Antonio Candido), o protagonista das Memórias de um sargento de milícias, Leonardo (filho), como outras personagens do romance, mostra-se bastante determinado quando se trata de
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Considere a ação de se ligar uma bomba hidráulica elétrica para captar água de um poço e armazená-la em uma caixa d’água localizada alguns metros acima do solo. As etapas seguidas pela energia entre a usina hidroelétrica e a residência do usuário podem ser divididas da seguinte forma:
I - na usina: água flui da represa até a turbina, que aciona o gerador para produzir energia elétrica;
II - na transmissão: no caminho entre a usina e a residência do usuário a energia elétrica flui por condutores elétricos;
III - na residência: a energia elétrica aciona um motor cujo eixo está acoplado ao de uma bomba hidráulica e, ao girar, cumpre a tarefa de transferir água do poço para a caixa.
As etapas I, II e III acima mostram, de forma resumida e simplificada, a cadeia de transformações de energia que se processam desde a fonte de energia primária até o seu uso final. A opção que detalha o que ocorre em cada etapa é:
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
8. Silhuetas
SILVEIRA, Regina. Mundus admirabilis, 2007. Disponível em: <http://reginasilveira.com/#>. Acesso em: 23 mar. 2015.
Regina Silveira utiliza, nessa série de trabalhos, o recorte de vinil adesivo como a silhueta dos insetos e o efeito da transparência, criando sombras projetadas das silhuetas. Há a criação de uma espécie de dupla sombra.
Materiais
- Retroprojetor
- Imagens dos trabalhos de Regina Silveira, disponíveis no site citado acima
- Revistas que podem ser recortadas
- Papel color plus preto
- Tesoura
Procedimentos
1.º momento
Professor, apresente alguns trabalhos da série Mundus Admirabilis, de Regina Silveira. Deixe que os alunos apresentem suas considerações a respeito das obras e peça a eles que tentem identificar a técnica usada pela artista.
2.º momento
Neste momento, os alunos deverão criar silhuetas de animais, objetos ou o que escolherem, por meio de recorte no papel color plus preto. Professor, você pode estabelecer o tema se preferir. Como referência para a elaboração da silhueta, os alunos podem levar jornais e revistas com imagens.
3.º momento
Coloque no retroprojetor os recortes em color plus realizados pelos alunos e projete nas paredes e carteiras da sala o efeito causado pela luz. Esse efeito será similar ao que Regina conseguiu nos trabalhos da série Mundus Admirabilis.
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Aqui é o país do futebol
Brasil está vazio na tarde de domingo, né?
Olha o sambão, aqui é o país do futebol
[...]
No fundo desse país
Ao longo das avenidas
Nos campos de terra e grama
Brasil só é futebol
Nesses noventa minutos
De emoção e alegria
Esqueço a casa e o trabalho
A vida fica lá fora
Dinheiro fica lá fora
A cama fica lá fora
A mesa fica lá fora
Salário fica lá fora
A fome fica lá fora
A comida fica lá fora
A vida fica lá fora
E tudo fica lá fora
SIMONAL, W. Aqui é o país do futebol. Disponível em: www.vagalume.com.br.
Acesso em: 27 out. 2011 (fragmento).Na letra da canção Aqui é o país do futebol, de Wilson Simonal, o futebol, como elemento da cultura corporal de movimento e expressão da tradição nacional, é apresentado de forma crítica e emancipada devido ao fato de: