(UNISC) No albinismo tirosinase-negativo não há produção da enzima tirosinase, participante de etapas do metabolismo que transforma o aminoácido tirosina em melanina. O lócus do gene que codifica esta enzima localiza-se no cromossomo 11 e pode conter o alelo normal A ou o recessivo a. Um casal normal, que possui quatro filhos, todos normais, deseja ter um novo filho. Sabendo-se que a herança desta característica é autossômica recessiva e que o avô paterno e a avó materna das crianças eram albinos, qual será a probabilidade de o bebê vir a ser albino?
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- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
(EPCAR) Uma empresa foi contratada para executar serviço de pintura no alojamento dos alunos do 1º ano CPCAR. O prazo estabelecido no contrato para a conclusão do serviço foi de 10 dias.
O serviço começou a ser executado por uma equipe de 6 funcionários da empresa, cada um trabalhando 6 horas por dia.
Ao final do 8º dia de serviço somente 3/5 do serviço de pintura havia sido executado.
Para terminar o serviço dentro do prazo, a equipe de serviço recebeu mais 2 funcionários e todos passaram a trabalhar 9 horas por dia. Com isso a produtividade da equipe duplicou. A nova equipe, para concluir o trabalho, gastou mais de 1 dia, porém menos de 2 dias.
Se h representa o número de horas que cada funcionário da nova equipe trabalhou no 10º dia de trabalho, então h é um número compreendido entre:
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL - Folha de papel ofício branca - Figuras diversas ( pesquisada pelo professor com antecedência) - Lápis de desenho - Lápis de cor ou canetinhas coloridas PROCEDIMENTOS - Esta atividade possibilita a criança brincar através do desenho, utilizando vários tipos de linhas. -O professor deverá pesquisar com antecedência imagens de objetos, plantas, móveis, edificações, etc. (gravuras que contenham diferentes tipos de linhas ) em revistas ou na internet. Fonte: Relatório da Prática Pedagógica- Turma do 1º ano NEI-CAP/UFRN 2007 - Dividir a sala de aula em grupos. Cada grupo receberá algumas imagens para serem observadas buscando identificar as linhas e formas que as compõe. - Após essa atividade de observação, cada grupo irá expor para toda a turma suas observações, mostrando como e o que conseguiram identificar (linhas retas, curvas, grossas, finas, cores, formas). - Em seguida, o professor vai propor uma atividade de desenho. - Os alunos deverão imaginar cenas/composições com linhas retas e curvas e depois irão desenhar a composição artística imaginada. -O professor deverá estimular a criança a explorar o espaço no papel ao desenhar , cruzando as linhas, desenhando linhas mais grossas e mais finas, criando figuras geométricas. - Depois do desenho pronto, os alunos deverão colorir os espaços nos desenhos e ou formas que eles conseguiram criar. Utilizar lápis de cor ou canetinha. - Surgirá diferentes composições conforme a criatividade de cada criança. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16022
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
Uma espira circular está imersa em um campo magnético criado por dois ímãs, conforme a figura abaixo. Um dos ímãs pode deslizar livremente sobre uma mesa que não interfere no campo gerado. O gráfico da figura, a seguir, representa o fluxo magnético através da espira em função do tempo.
O intervalo de tempo em que aparece na espira uma corrente elétrica induzida é de:
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(CFTMG) "Os vírus são responsáveis por causar diversas doenças em homens e animais, umas mais leves, outras mais graves. Algumas doenças virais muito presentes podem levar à morte quando não tratadas, como os vírus da Aids, hepatite C, dengue e também a influenza".
FONTE: Revista Nova Escola, ago. 2009. São Paulo: Editora Abril.
Sobre esses agentes infecciosos, é INCORRETO afirmar que são:
- Matemática | 14. Geometria Espacial
Uma cozinheira preparou 1 L de molho de tomate e precisa depositá-lo, sem desperdício, em um recipiente que armazene todo o líquido. Os recipientes disponíveis, que podem ser representados por prismas ou cilindros, e suas respectivas dimensões estão informados na tabela a seguir.
Considere 3 como aproximação para o valor de π e 1,7 como valor aproximado para a . O recipiente que deve ser escolhido pela cozinheira é o