(FMC) Na figura abaixo, analise o gradiente eletroquímico do (à esquerda) e do (à direita).
Considerando que a figura demonstra o antiporte de sódio e de potássio, os tipos de transporte que ocorrerão para jogar o sódio para fora e o potássio para dentro da célula são, respectivamente:
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Duas crianças estavam jogando “O empate dos números”. Foi colocada a ficha com o número 80 no centro. Os participantes deveriam com suas fichas, somando ou subtraindo os valores, alcançar o resultado 80.
Marque a opção que mostra um par de fichas que poderiam ser usadas para conseguir 80:
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Materiais:
• Cola, tesoura e revistas velhas
• Nanquim e pincéis macios e redondos
• Copinhos de café de plástico
• Flanelas
• Copinhos de plástico com água
• Lixas d´água
• Buchas de espuma
• Cartolina branca no tamanho A4
Desenvolvimento:
1. O conceito:
Perspectiva atmosférica
Em arte, principalmente na pintura, a perspectiva atmosférica, refere-se á técnica, mediante a qual é possível criar ilusão de distância e profundidade entre os objetos aplicando certas técnicas que implicam a utilização da cor, do valor e da nitidez dos objetos representados.
Perspectiva aérea ou atmosférica, é um termo aplicado as artes plásticas. O nome não deverá ser confundido com o conceito de perspective aérea ou com três pontos de fuga, aplicado no desenho técnico ou na arquitetura.
Esse conceito expressa que, a medida que a distancia entre o observador e o objeto aumenta, o contraste entre os objectos e o plano de fundo decresce assim como os detalhes e pormenores dos mesmos.
O descobrimento dessa técnica foi do arquiteto e engenheiro do renascimento italiano Filippo Brunelleschi, embora seja erroneamente atribuído o descobrimento da mesma a Leonardo DaVinci pelo fato de ter ele utilizado intensamente esta técnica nas suas pinturas e por ter investigado e escrito muito ao respeito. Em alguns dos seus manuscritos descreveu a técnica à qual chamava perspectiva aérea, da seguinte maneira: “… as cores se tornam mais claras em proporção a distância da pessoa que esta a olhar para elas. Por tanto se estivermos a 5 vezes a distância do objeto, aclaramos a cor 5 vezes.”
Como aplicar a perspectiva aérea ou atmosférica
Em relação à cor:
A temperatura da cor é utilizada pare criar o efeito de profundidade, utilizando cores mais frias nos objectos mais distantes e cores mais quentes nos objectos mais próximos.
Por exemplo, quanto mais longe os elementos de uma paisagem, mais frias são as cores a utilizar. Para representar os objectos ou elementos nos planos mais próximos deveram ser utilizadas cores levemente mais quentes.
Com a distância, as cores são representadas menos saturadas e com tendência a igualar a cor de fundo. No caso das paisagens, esta cor é geralmente azul, mas poderá variar de acordo com a paisagem a representar.
Em relação ao valor tonal e nitidez:
O valor tonal ou escala de valores, luzes e sombras, também são utilizados para representar distância nos desenhos e pinturas assim como a nitidez nos pormenores e detalhes.
Os objetos a distancia tendem a ser mais claros e menos definidos enquanto que os objetos em primeiro plano são mais escuros e bem definidos.
Exemplos:
Analisemos duas imagens para estudar esse conceito da perspectiva atmosférica.
O primeiro exemplo representa uma fotografia de uma paisagem marina.
E fácil apreciar como as montanhas mais distantes estão representadas mais claras, menos nítidas e com tons mais semelhantes á cor de fundo, ou seja o azul que é uma cor fria.
A montanha mais próxima do observador, aparece mais nítida, notam-se os pormenores das rochas e o tom verde (cor quente) da vegetação.
No segundo caso, uma pintura de Claude Monet, chamada Meadow with Poplars.
Podemos confirmar que as cores no fundo tendem ao azul, ou seja a cor do céu, cor fria, e ao mesmo tempo são menos definidas e nítidas que as árvores em primeiro plano as quais alem de terem maior definição, estão pintadas com vários tons de verde, que é uma cor quente. Para confirmar a utilização desta técnica, podemos ver que no plano mais próximo ao observador, existem flores vermelhas, no entanto a medida que aumenta a distancia, as flores se tornam cor de rosa com tendência ao violeta ( vermelho mais frio), perdendo ao mesmo tempo nitidez.
Leia mais em: http://www.amopintar.com/perspectiva-atmosferica#ixzz1vZ8rYWUu
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2. Apresente o conceito aos alunos e proponha uma pesquisa de imagens em revistas que representem bem o conceito de perspectiva atmosférica.
3. Proponha que os alunos recortem as imagens encontradas e fixem-nas no caderno de desenho.
4. Distribua agora os alunos em grupos de quatro componentes e coloque para cada grupo:
• 1 pincel por aluno
• 1 flanela
• 4 copinhos de café com água pela metade – cada copinho com uma tonalidade mais forte de nanquim (que deve ser obtida variando a quantidade de nanquim colocada em cada copinho em relação à água – lembrando que o nanquim tinge muito)
• 1 copo com água para limpeza do pincel
• 1 cartolina no tamanho A4
• 1 lixa d´água
• 1 bucha de espuma úmida
5. Cada aluno deverá pegar um quarto da lixa, colocá-la sobre a borracha segurando a mesma como um suporte para lixar levemente sua cartolina em movimentos circulares apenas para deixá-la um pouco mais porosa para absorção da tinta aguada de nanquim.
6. Aplicar com a bucha umedecida uma leve (quase seca) camada de água sobre a cartolina.
7. Com ela ainda úmida, criar uma paisagem de montanhas com as tintas recebidas representando a perspectiva Atmosférica.
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(FUVEST) Quase toda a Europa Ocidental e Central foi sacudida, em 1848, por uma onda de revoluções que se caracterizaram por misturar motivos e projetos políticos diferenciados-liberalismo, democracia e socialismo. Elas também foram marcadas por uma atmosfera intelectual e um sentimento ideológico comuns. Trata-se, no caso destes últimos, do:
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A construção da Usina de Belo Monte
[...] Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que será a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, [...]. Sua localização é o Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará. [...] As cidades de Altamira e Vitória do Xingu terão grandes áreas inundadas, o que pode prejudicar os agricultores locais e a população ribeirinha. Por outro lado, a construção da usina pode ajudar no desenvolvimento econômico da região, com a criação de empregos. As terras indígenas de Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu serão afetadas pela diminuição da vazão do rio, causando prejuízos para uma população que depende do rio para pesca, plantação e transporte. [...]
Disponível em: <http://vestibular.brasilescola.com/atualidades/a-construcao-usina-belo-monte.htm>.Acesso em: 22 set. 2013. (Fragmento)
Escreva no quadro a seguir um impacto negativo da construção da Usina de Belo Monte para a população local e para a natureza.
Impacto para a população
Impacto para a natureza