Explicaê

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Materiais:

• Cola, tesoura e revistas velhas

• Nanquim e pincéis macios e redondos

• Copinhos de café de plástico

• Flanelas

• Copinhos de plástico com água

• Lixas d´água

• Buchas de espuma

• Cartolina branca no tamanho A4

Desenvolvimento:

1. O conceito:

Perspectiva atmosférica

Em arte, principalmente na pintura, a perspectiva atmosférica, refere-se á técnica, mediante a qual é possível criar ilusão de distância e profundidade entre os objetos aplicando certas técnicas que implicam a utilização da cor, do valor e da nitidez dos objetos representados.

Perspectiva aérea ou atmosférica, é um termo aplicado as artes plásticas. O nome não deverá ser confundido com o conceito de perspective aérea ou com três pontos de fuga, aplicado no desenho técnico ou na arquitetura.

Esse conceito expressa que, a medida que a distancia entre o observador e o objeto aumenta, o contraste entre os objectos e o plano de fundo decresce assim como os detalhes e pormenores dos mesmos.

O descobrimento dessa técnica foi do arquiteto e engenheiro do renascimento italiano Filippo Brunelleschi, embora seja erroneamente atribuído o descobrimento da mesma a Leonardo DaVinci pelo fato de ter ele utilizado intensamente esta técnica nas suas pinturas e por ter investigado e escrito muito ao respeito. Em alguns dos seus manuscritos descreveu a técnica à qual chamava perspectiva aérea, da seguinte maneira: “… as cores se tornam mais claras em proporção a distância da pessoa que esta a olhar para elas. Por tanto se estivermos a 5 vezes a distância do objeto, aclaramos a cor 5 vezes.”

Como aplicar a perspectiva aérea ou atmosférica

Em relação à cor:

A temperatura da cor é utilizada pare criar o efeito de profundidade, utilizando cores mais frias nos objectos mais distantes e cores mais quentes nos objectos mais próximos.

Por exemplo, quanto mais longe os elementos de uma paisagem, mais frias são as cores a utilizar. Para representar os objectos ou elementos nos planos mais próximos deveram ser utilizadas cores levemente mais quentes.

Com a distância, as cores são representadas menos saturadas e com tendência a igualar a cor de fundo. No caso das paisagens, esta cor é geralmente azul, mas poderá variar de acordo com a paisagem a representar.

Em relação ao valor tonal e nitidez:

O valor tonal ou escala de valores, luzes e sombras, também são utilizados para representar distância nos desenhos e pinturas assim como a nitidez nos pormenores e detalhes.

Os objetos a distancia tendem a ser mais claros e menos definidos enquanto que os objetos em primeiro plano são mais escuros e bem definidos.

Exemplos:

Analisemos duas imagens para estudar esse conceito da perspectiva atmosférica.

O primeiro exemplo representa uma fotografia de uma paisagem marina.

E fácil apreciar como as montanhas mais distantes estão representadas mais claras, menos nítidas e com tons mais semelhantes á cor de fundo, ou seja o azul que é uma cor fria.

A montanha mais próxima do observador, aparece mais nítida, notam-se os pormenores das rochas e o tom verde (cor quente) da vegetação.

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No segundo caso, uma pintura de Claude Monet, chamada Meadow with Poplars.

Podemos confirmar que as cores no fundo tendem ao azul, ou seja a cor do céu, cor fria, e ao mesmo tempo são menos definidas e nítidas que as árvores em primeiro plano as quais alem de terem maior definição, estão pintadas com vários tons de verde, que é uma cor quente. Para confirmar a utilização desta técnica, podemos ver que no plano mais próximo ao observador, existem flores vermelhas, no entanto a medida que aumenta a distancia, as flores se tornam cor de rosa com tendência ao violeta ( vermelho mais frio), perdendo ao mesmo tempo nitidez.

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Leia mais em: http://www.amopintar.com/perspectiva-atmosferica#ixzz1vZ8rYWUu

Leia mais em: http://www.amopintar.com/perspectiva-atmosferica#ixzz1vZ8W478x

Leia mais em: http://www.amopintar.com/perspectiva-atmosferica#ixzz1vZ8Bb9Ri

2. Apresente o conceito aos alunos e proponha uma pesquisa de imagens em revistas que representem bem o conceito de perspectiva atmosférica.

3. Proponha que os alunos recortem as imagens encontradas e fixem-nas no caderno de desenho.

4. Distribua agora os alunos em grupos de quatro componentes e coloque para cada grupo:

• 1 pincel por aluno

• 1 flanela

• 4 copinhos de café com água pela metade – cada copinho com uma tonalidade mais forte de nanquim (que deve ser obtida variando a quantidade de nanquim colocada em cada copinho em relação à água – lembrando que o nanquim tinge muito)

• 1 copo com água para limpeza do pincel

• 1 cartolina no tamanho A4

• 1 lixa d´água

• 1 bucha de espuma úmida

5. Cada aluno deverá pegar um quarto da lixa, colocá-la sobre a borracha segurando a mesma como um suporte para lixar levemente sua cartolina em movimentos circulares apenas para deixá-la um pouco mais porosa para absorção da tinta aguada de nanquim.

6. Aplicar com a bucha umedecida uma leve (quase seca) camada de água sobre a cartolina.

7. Com ela ainda úmida, criar uma paisagem de montanhas com as tintas recebidas representando a perspectiva Atmosférica.