(UFPE) A respeito das células procarióticas, qual das afirmativas está errada?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
Texto para a questão
WhatsApp: modo de usar
Gregorio Duvivier
Peço permissão para me revoltar com um tema aparentemente mais frívolo do que a política nacional, mas não menos urgente: o WhatsApp.
Primeiro inventa-se o produto, depois o manual. Quando surgiu a vuvuzela, por exemplo, parecia uma ótima ideia soprar uma corneta pelas ruas. Demoramos algum tempo até entendermos a real utilidade de um invento. No caso da vuvuzela, era nenhuma.
Uma pesquisa revelou que o brasileiro passa em média 47 minutos no famigerado Whats. Não adianta procurar essa pesquisa, fui eu mesmo que fiz. Nos meus grupos de Whats.
Tem o grupo grande do trabalho que só fala de trabalho. Tem o grupo menor do trabalho que só fala de festa – além de falar mal do grupo grande do trabalho. Tem o grupo da família que só compartilha vídeos de bebês e memes políticos de veracidade duvidosa.
O áudio tornou-se um problema do tamanho da vuvuzela. O que era pra ser uma ferramenta excepcional (“tô com as mãos ocupadas, tô dirigindo, tô cozinhando, meus dedos foram decepados”) acabou se tornando um esporte. Todo dia recebo uns 12 áudios de três minutos em que uns dois minutos e meio são de “ééé”, “entãããão”, “só um instante”. E não consigo fazer uma leitura diagonal de um áudio. É preciso ouvir tudo, até o final, pra descobrir que não era nada.
“E aí, brother, tudo bem, ééé, entãããão, tô precisando que você, ééé, só um instante, deixa eu só ver aqui um negócio, pronto, éééé, rapidão, pronto, na real não precisa mais não, já resolvi aqui.” Cancela o áudio, brother! É só deslizar o dedo pra esquerda. A vida é muito curta pra perder tempo com áudio errado.
Pela mesma razão, não faz sentido falar só “você tá aí?”. Não precisa checar. WhatsApp não é ICQ. Fala logo. Todo grupo de família é uma profusão de “bom dia”. A vida é muito curta pra dar bom dia no WhatsApp.
Adaptado de: <www1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/
2016/05/1766707-whatsapp-modo-de-usar.shtml>. Acesso em: 4 mar. 2017.
No texto, o efeito de humor é obtido, entre outros recursos,
- Geografia | 6.3 Mineração
(MACKENZIE) Observe e analise a imagem a seguir.
A respeito da área mapeada, considere as afirmativas.
I. Corresponde à Bacia de Campos, onde a produção de petróleo e gás natural ocorre desde a década de 1960.
II. Destaca o campo Tupi na Bacia de Santos, onde recentes descobertas ampliaram as estimativas das reservas de petróleo e gás natural do Brasil.
III. O potencial de exploração de hidrocarbonetos das reservas do pré-sal suscitaram discussões e mudanças legais em relação aos royalties para estados produtores, como BA, ES, RJ, SP, PR, SC e RS.
Assinale
- Física | 3.2 Dilatação
(IFSUL) Um aparelho eletrônico mal desenhado tem dois parafusos presos a partes diferentes que quase se tocam em seu interior, como mostra a figura abaixo.
Os parafusos de aço e latão têm potenciais elétricos diferentes e, caso se toquem, haverá um curto-circuito, danificando o aparelho. O intervalo inicial entre as pontas dos parafusos é de 5 mm a 27 oC Suponha que a distância entre as paredes do aparelho não seja afetada pela mudança na temperatura. Considere, para a resolução, os seguintes dados: alatão = 19.10-6 oC-1; aaço = 11.10-6 oC-1
Nessas condições, a temperatura em que os parafusos se tocarão é de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Modo verbal é uma classificação dada a um verbo, que apresenta diferenças e diversas formas de um mesmo verbo. Verbos possuem por classificação: modo, tempo, pessoa e número.
Enunciado:
Os Tempos Verbais encontram-se no mesmo Modo Verbal? JUSTIFIQUE a sua resposta.
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UESC)
A figura representa a variação do volume V de um gás perfeito, em função da temperatura T, em uma transformação isobárica de 5,0 Pa. Sabendo-se que o gás recebeu 600,0J na forma de calor, a variação da energia interna do gás, em J, foi de