(UNIOESTE) Qual das seguintes alternativas sobre sistema digestório é a CORRETA?
Questões relacionadas
- História | B. Roma
Uma importante transformação na sociedade romana, em consequência do sucesso das conquistas e da utilização do trabalho escravo em grande escala, foi o aumento significativo do contingente de plebeus desocupados. A estes juntaram-se as levas de pequenos agricultores arruinados que faziam crescer os números do êxodo rural e inchar as cidades, sobretudo a capital. Para amenizar o problema social das massas de desocupados que habitavam Roma, o Estado resolveu dar-lhe subsídios.
FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo. Editora Contexto, 2019 (adaptado). VOT2021
O texto do historiador Pedro Paulo Funari demonstra que as conquistas romanas tiveram um duplo significado, pois - Matemática | 10. Estatística
Cinco atletas que participarão de uma maratona treinam frequentemente. As distâncias percorridas por eles no último treino estão registradas, em quilômetro, no quadro.
Um sexto atleta, que também participará da maratona, pretende realizar um treino percorrendo uma distância igual à média das distâncias percorridas pelos cinco atletas no último treino por eles realizado.
A distância, em quilômetro, que esse sexto atleta deverá percorrer em seu treino é
- Arte - Fundamental | 03.2. Artesanato indígena
12. História do Vídeoarte
Surgiu na década de sessenta, como meio artístico, num contexto no qual os artistas procuravam uma arte contrária à comercial. O surgimento deste tipo de linguagem na arte está intimamente associado com as inovações tecnológicas, assim, o ano 1974 ficaria marcado com o lançamento da primeira câmera portátil de gravação de vídeo: a Portapack, da Sony.
Entre seus princípios está a crítica à televisão a reconfiguração de sua linguagem através dos trabalhos de integrantes do grupo Fluxus, e pioneiros como Nam June Paik e o alemão Wolf Vostell.
Antes disso, o vídeo era usado apenas para fins comerciais, como para a televisão e treinamento em empresas. Seu início foi marcado pelo alto preço dos equipamentos o que limitou essa linguagem a artistas de países desenvolvidos, onde o acesso à tecnologia era menos custoso.
Os artistas do Fluxus procuraram, através dos novos suportes audiovisuais, criar uma espécie de “contra-televisão” e justamente fazer uma crítica aos ideais desse meio e dos modelos comerciais da época, subvertendo seu uso mais frequente.
Foi com as câmeras usadas no exército americano que Bill Viola começou suas experimentações video-artísticas. Originalmente um escultor, seus trabalhos permeiam o universo do zen e contém temas como água- sonho- vida- morte. Tratou-se de forçar a tecnologia a trabalhar ao subjetivo, criando uma tensão tal que abriga-se o fechar-se numa abstração total.
1968 - Bruce Nauman cria a instalação Bouncing in the corner . O vídeo-artista volta a câmera para si usando seu corpo como a própria obra num movimento de repetição.
1971 – O poeta nova-iorquino Vito Aconcci ao final dos anos sessenta volta-se para o lado performático e recria a ligação do espectador-obra em vídeos como Association area e The red tapes.
1973 – Richard Serra faz uma crítica social à mercantilização da imagem e seus processos políticos.
Em “Television” sentimos uma tensão entre o som e a imagem
1971 – John Baldessari cria o video Im making art, uma irreverente crítica à facilidade do meio.
1975 – Crítica ao discurso de gênero, à violência em prol da beleza. Em “Art must be beautifull” Marina Abramović lança mão também do discurso do belo: paradigma da arte.
1993 – Tall Ships foi a primeira instalação interativa. Gary Hill
Durante os anos oitenta, as imagens utilizadas por esta arte procuram provocar na audiência estados anímicos e evocar sensações.
Na atualidade, os avanços da tecnologia, permitem ampliar o leque de suas possibilidades criativas.
http://videarte.wordpress.com/historia-da-video-arte/
Converse com a turma sobre essa manifestação da arte contemporânea, o vídeoarte, e peça para pesquisarem a respeito em livros, revistas, jornais e sites. Depois das pesquisas realizadas, abra uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o material coletado. Enfatize nessa conversa a importância da mensagem que o artista quer passar através desse tipo de obra, uma crítica ao meio de comunicação mais popular que é a televisão.
Proponha aos alunos que criem um roteiro para um pequeno vídeo que consiga passar uma mensagem semelhante, uma crítica à televisão, um dos meios de comunicação de massa mais popular. Esse pequeno vídeo pode ser feito utilizando celulares ou câmeras fotográficas digitais compactas que gravam.
Organize com a turma uma mostra de videoartes.
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UNESP) Um resistor ôhmico foi ligado a uma fonte de tensão variável, como mostra a figura.
Suponha que a temperatura do resistor não se altere significativamente com a potência dissipada, de modo que sua resistência não varie. Ao se construir o gráfico da potência dissipada pelo resistor em função da diferença de potencial U aplicada a seus terminais, obteve-se a curva representada em:
- Matemática
(ENEM 2014 3º APLICAÇÃO)
Os egípcios da Antiguidade criaram um sistema muito interessante para escrever números baseado em agrupamento