Cinco atletas que participarão de uma maratona treinam frequentemente. As distâncias percorridas por eles no último treino estão registradas, em quilômetro, no quadro.
Um sexto atleta, que também participará da maratona, pretende realizar um treino percorrendo uma distância igual à média das distâncias percorridas pelos cinco atletas no último treino por eles realizado.
A distância, em quilômetro, que esse sexto atleta deverá percorrer em seu treino é
Questões relacionadas
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Um vidraceiro precisa construir tampos de vidro com formatos diferentes, porém com medidas de áreas iguais. Para isso, pede a um amigo que o ajude a determinar uma fórmula para o cálculo do raio R de um tampo de vidro circular com área equivalente à de um tampo de vidro quadrado de lado L.
A fórmula correta é
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
O dono de um lote retangular que mede 26 m de comprimento por 16 m de largura colocou o mesmo à venda. Porém, já faz oito meses desde que o imóvel foi anunciado e ninguém se interessou em comprá-lo, porque procuram um terreno com área de 816 m². O dono resolveu, então, ampliar o terreno para buscar atender aos possíveis compradores e, para isso, analisou algumas alternativas que acredita que poderiam resolver seu problema.
Alternativa 1: aumentar o comprimento e a largura em 20% de sua medida.
Alternativa 2: aumentar o comprimento e a largura em 30% de sua medida.
Alternativa 3: aumentar uma faixa lateral no comprimento e na largura.
A solução encontrada para esse proprietário é optar pela alternativa:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O profressor vai iniciar a aula falando sobre as formas: orgânicas e geométricas
- O professor vai apresentar para a turma o pintor " Henri Matisse" e mostrar algumas obras.
- O professor vai escolher a obra "A Dança – Matisse" para a turma trabalhar o tema
formas. As formas simplificadas das dançarinas na obra, ocupavam toda a tela simplificada , num
padrão rítmico de movimento expressivo. A simplicidade do desenho, com seus três
elementos básicos – dançarinas, uma vastidão vazia de verde e outra de azul, cria
uma imagem na qual as relações abstratas entre formas orgânicas e cor são
fundamentais.
- Escolhida a obra, façam a leitura formal com a turma :
(linhas, formas, planos, cores, etc)
- No segundo momento , faça a leitura interpretativa da obra: (o que vejo na obra; o
que está representando , o que me lembra; qual a mensagem traz a obra; etc).
- Fale novamente sobre o estilo, as cores usadas na obras, o tipo de pintura e o abuso
das linhas e das formas deste artista.
Disponível: http://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2013/12/analise-da-obraa-danca-de-henri-matisse.htm
- Peça os alunos para fazer o desenho das silhuetas dançando no papel color set
preto.
- Pinte com o lápis de cor branco (contorno, partes mais salientes, chão).
- Com o lápis prata, valorize alguns contornos e partes do desenho.
- Lembre sempre os alunos para trabalhar com o lápis de cor branco e prata, use
inicialmente o branco e só depois de pintar tudo o que quiser de branco é que vai
realçar a pintura com o lápis prata.
- Exponha os trabalhos.
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- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
Um aparelho de ecossonografia emite ondas que se propagam a 1500 m/s na água com 0,4 mm de comprimento de onda. Considerando que esse líquido é um dos principais constituintes do corpo humano, partes do organismo com dimensões semelhantes ou maiores que o comprimento de onda emitido conseguem ser vistos nas imagens geradas por meio de exames.
Para o comprimento de onda citado, deve-se utilizar uma frequência de onda, em MHz, igual a - Física | A. Escalar
(PUC-SP) Um veículo percorre a distância entre duas cidades de tal forma que, quando percorre a primeira metade desse trajeto com velocidade constante e igual a 15m/s gasta 2h a mais do que quando o percorre, também com velocidade constante e igual a 25m/s. A segunda metade desse trajeto é sempre percorrido com velocidade constante e igual à média aritmética das duas velocidades anteriores. Nestas condições, quando o veículo percorrer a primeira metade do trajeto com velocidade constante de 25 m/s a velocidade média, em km/h, ao longo de todo o trajeto, a distância, em km entre as cidades e o tempo gasto, em h, na primeira metade do trajeto quando a velocidade vale 15m/s valem, respectivamente,