(UNESP) Não posso dizer o que a alma é com expressões materiais, e posso afirmar que não tem qualquer tipo de dimensão, não é longa ou larga, ou dotada de força física, e não tem coisa alguma que entre na composição dos corpos, como medida e tamanho. Se lhe parece que a alma poderia ser um nada, porque não apresenta dimensões do corpo, entenderá que justamente por isso ela deve ser tida em maior consideração, pois é superior às coisas materiais exatamente por isso, porque não é matéria. É certo que uma árvore é menos significativa que a noção de justiça. Diria que a justiça não é coisa real, mas um nada? Por conseguinte, se a justiça não tem dimensões materiais, nem por isso dizemos que é nada. E a alma ainda parece ser nada por não ter extensão material?
Santo Agostinho. Sobre a potencialidade da alma, 2015. Adaptado.
No texto de Santo Agostinho, a prova da existência da alma
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Há muito se sabe que a Bacia Bauru — depósito de rochas formadas por sedimentos localizado entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — foi habitada, há milhões de anos, por uma abundante fauna de crocodiliformes, um grupo de répteis em que estão inclusos os crocodilos, jacarés e seus parentes pré-históricos extintos. entre as famílias que por lá viveram está a Baurusuchidae, que, na região, englobava outras seis espécies de crocodiliformes exclusivamente terrestres e com grande capacidade de deslocamento, crânio alto e comprido lateralmente e com longos dentes serrilhas. Agora, em artigo publicado na versão on-line da revista Cretaceous research, um grupo de pesquisadores das universidades federais do Rio de Janeiro e do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, identificaram mais um membro dessa antiga família.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 2 nov. 2013.
A circulação do conhecimento científico ocorre de diferentes maneiras. Por meio da leitura do trecho, identifica-se que o texto é um artigo de divulgação científica, pois, entre outras características:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: A diretora de uma escola quer comprar alguns brinquedos para a festa das crianças. Veja os preços que ela encontrou. Disponível em: https://lists.gnu.org/archive/html/qemu-devel/2011-09/jpggrANrTto6n.jpg.Acesso em: 02 de jul. 2016.
Enunciado:
Quais desses brinquedos ela poderá comprar usando apenas uma nota de R$50,00?
- Matemática - Fundamental | 02. Potenciação e Radiciação
No primeiro dia de aula, os alunos perguntaram ao seu professor de Matemática em que ano ele nasceu. O professor respondeu aos seus alunos, propondo o seguinte enigma: “Eu nasci 10 anos após o ano de 981 2 - 980 2”.
Em que ano esse professor nasceu?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: 01 tambor e 01 chocalho
MATERIAL
- Latinhas de leite ninho vazias
- Bexigas (várias cores)
- Gominha
- Cola colorida
- Gliter
- Tinta
- 01 tambor e 01 chocalho
TAMBOR ORIENTAÇÕES Antes de iniciar esta atividade, explique as crianças que o tambor é um instrumento usado em todas as culturas e em cada uma possui nomes, constituições e formas diferentes, como cilíndricas, cônica, como um barril, taça ou ampulheta. No carnaval, o tambor é um instrumento bastante presente nas baterias das escolas de samba. Fonte:http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor
- Depois de ter falado sobre o tambor com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que batam um pouco, para sentirem o som.
- Pedir aos alunos para trazer no dia marcado, latinhas de alumínio.
- Sugestão: latinhas de leite ninho vazias
- Faça uma demonstração para os alunos de como vai ser o processo para montagem do tambor.
- Pegar a latinha tampada e colocar a bexiga.
- Prenda a borda da bexiga na latinha, com a gominha.
- Decore o tambor com cola colorida, gliter e tinta.
- Usar uma vareta ou lápis para virar uma baqueta.
Anexo: modelo abaixo Fonte: https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/manual-de-brincadeiras/indicacao/confira-6-ideias-de-instrumentos-caseiros-para-as-criancas/ CHOCALHO MATERIAL
- Latinha de refrigerante
- Pedrinhas
- Fita adesiva
- Fitas coloridas
ORIENTAÇÕES Antes de iniciar esta atividade, explique ás crianças que o chocalho é um instrumento que tem em sua parte interna ou externa, pequenas peças, pedrinhas, bolinhas, sementes ou guizos. Pode ser feito de diversos materiais e pode ter diversos tamanhos e formas. Ao ser agitado, o chocalho produz um som que se origina do atrito entre as peças, ou delas com a parede do próprio instrumento. Fonte: http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor
- Depois de ter falado sobre o chocalho com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que chaqualem um pouco, para sentirem o som
- Pedir aos alunos, para trazer no dia marcado , latinhas de refrigerante vazias.
- Separar uma latinha de refrigerante e entregar para cada aluno.
- Entregar as pedrinhas e pedir que eles coloquem dentro da latinha.
- Instrua os alunos que para ter um bom som, depende da quantidade de pedrinhas que vai ter dentro da latinha.
- Auxilie os alunos quando forem colocar as pedrinhas.
- Encha algumas latinhas com mais pedrinhas e outras com menos.
- Feche a latinha com fita adesiva. Nesta etapa, auxilie os alunos.
- Peça aos alunos para usar muita criatividade e fazer uma decoração nas latinhas.
- Sugestão: colar fitas coloridas ao redor da lata ou cobrir a lata com papel com um desenho feito pelos próprios alunos.
Anexo: modelo abaixo Fonte:https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/manual-de-brincadeiras/indicacao/confira-6-ideias-de-instrumentos-caseiros-para-as-criancas/
Enunciado:
01 tambor e 01 chocalho
MATERIAL
- Latinhas de leite ninho vazias
- Bexigas (várias cores)
- Gominha
- Cola colorida
- Gliter
- Tinta
- 01 tambor e 01 chocalho
TAMBOR
ORIENTAÇÕES
Antes de iniciar esta atividade, explique as crianças que o tambor é um instrumento usado em todas as culturas e em cada uma possui nomes, constituições e formas diferentes, como cilíndricas, cônica, como um barril, taça ou ampulheta.
No carnaval, o tambor é um instrumento bastante presente nas baterias das escolas de samba.
Fonte:http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor
- Depois de ter falado sobre o tambor com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que batam um pouco, para sentirem o som.
- Pedir aos alunos para trazer no dia marcado, latinhas de alumínio.
- Sugestão: latinhas de leite ninho vazias
- Faça uma demonstração para os alunos de como vai ser o processo para montagem do tambor.
- Pegar a latinha tampada e colocar a bexiga.
- Prenda a borda da bexiga na latinha, com a gominha.
- Decore o tambor com cola colorida, gliter e tinta.
- Usar uma vareta ou lápis para virar uma baqueta.
Anexo: modelo abaixo
CHOCALHO
MATERIAL
- Latinha de refrigerante
- Pedrinhas
- Fita adesiva
- Fitas coloridas
ORIENTAÇÕES
Antes de iniciar esta atividade, explique ás crianças que o chocalho é um instrumento que tem em sua parte interna ou externa, pequenas peças, pedrinhas, bolinhas, sementes ou guizos.
Pode ser feito de diversos materiais e pode ter diversos tamanhos e formas. Ao ser agitado, o chocalho produz um som que se origina do atrito entre as peças, ou delas com a parede do próprio instrumento.
Fonte: http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor
- Depois de ter falado sobre o chocalho com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que chaqualem um pouco, para sentirem o som
- Pedir aos alunos, para trazer no dia marcado , latinhas de refrigerante vazias.
- Separar uma latinha de refrigerante e entregar para cada aluno.
- Entregar as pedrinhas e pedir que eles coloquem dentro da latinha.
- Instrua os alunos que para ter um bom som, depende da quantidade de pedrinhas que vai ter dentro da latinha.
- Auxilie os alunos quando forem colocar as pedrinhas.
- Encha algumas latinhas com mais pedrinhas e outras com menos.
- Feche a latinha com fita adesiva. Nesta etapa, auxilie os alunos.
- Peça aos alunos para usar muita criatividade e fazer uma decoração nas latinhas.
- Sugestão: colar fitas coloridas ao redor da lata ou cobrir a lata com papel com um desenho feito pelos próprios alunos.
Anexo: modelo abaixo
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Leia a tirinha a seguir para responder às questões.
Disponível em:<www.somafalda.com.br>.Acesso em: 13 jun. 2012.
No primeiro quadrinho há uma informação que faz falta, quando a colega de Mafalda diz: Minha mãe amassa.
Explique sintaticamente essa ausência.