Explicaê

01

Texto base: 01 tambor e 01 chocalho

  MATERIAL 

  • Latinhas de leite ninho vazias
  • Bexigas (várias cores)
  • Gominha
  • Cola colorida
  • Gliter
  • Tinta
  • 01 tambor e 01 chocalho
  •   

   TAMBOR   ORIENTAÇÕES Antes de iniciar esta atividade, explique as crianças que o tambor é um instrumento usado em todas as culturas e em cada uma possui nomes, constituições e formas diferentes, como cilíndricas, cônica, como um barril, taça ou ampulheta. No carnaval, o tambor é um instrumento bastante presente nas baterias das escolas de samba.   img_Q105159_QC426931_0_original.png?1519   img_Q105159_QC426931_1_original.png?1519   img_Q105159_QC426931_2_original.png?1519    Fonte:http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor   

  •  Depois de ter falado sobre o tambor com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que batam um pouco, para sentirem o som. 
  •  Pedir aos alunos para trazer no dia marcado, latinhas de alumínio.     
  •  Sugestão: latinhas de leite ninho  vazias 
  •  Faça uma demonstração para os alunos de como vai ser o processo para montagem do tambor. 
  •  Pegar a latinha tampada e colocar a bexiga. 
  •  Prenda a borda da bexiga na latinha, com a gominha. 
  •  Decore o tambor com cola colorida, gliter e tinta. 
  •  Usar uma vareta ou lápis para virar uma baqueta. 

 Anexo: modelo abaixo   img_Q105159_QC426931_3_original.png?1519    Fonte: https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/manual-de-brincadeiras/indicacao/confira-6-ideias-de-instrumentos-caseiros-para-as-criancas/     CHOCALHO   MATERIAL   

  •  Latinha de refrigerante 
  •  Pedrinhas 
  •  Fita adesiva 
  •  Fitas coloridas 

   

  ORIENTAÇÕES Antes de iniciar esta atividade, explique ás crianças que o chocalho é um instrumento que tem em sua parte interna ou externa, pequenas peças, pedrinhas, bolinhas, sementes ou guizos. Pode ser feito de diversos materiais e pode ter diversos tamanhos e formas. Ao ser agitado, o chocalho produz um som que se origina do atrito entre as peças, ou delas com a parede do próprio instrumento.   img_Q105159_QC426931_4_original.png?1519    Fonte: http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor   

  •  Depois de ter falado sobre o chocalho com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que chaqualem um pouco, para sentirem o som 
  •  Pedir aos alunos, para trazer no dia  marcado , latinhas de refrigerante vazias. 
  •  Separar uma latinha de refrigerante e entregar para cada aluno. 
  •  Entregar as pedrinhas e pedir que eles coloquem dentro da latinha. 
  •  Instrua os alunos que para ter um bom som, depende da quantidade de pedrinhas que vai ter dentro da latinha. 
  •  Auxilie os alunos quando forem colocar as pedrinhas. 
  •  Encha algumas latinhas com mais pedrinhas e outras com menos. 
  •  Feche a latinha com fita adesiva. Nesta etapa, auxilie os  alunos. 
  •  Peça aos alunos para usar muita criatividade e fazer uma decoração nas latinhas.     
  •  Sugestão: colar fitas coloridas ao redor da lata ou cobrir a lata com papel com um desenho feito pelos próprios alunos. 

 Anexo: modelo abaixo   img_Q105159_QC426931_5_original.png?1519    Fonte:https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/manual-de-brincadeiras/indicacao/confira-6-ideias-de-instrumentos-caseiros-para-as-criancas/  

 

 

  Enunciado:

  01 tambor e 01 chocalho  

 

    MATERIAL  

   

  • Latinhas de leite ninho vazias
  • Bexigas (várias cores)
  • Gominha
  • Cola colorida
  • Gliter
  • Tinta
  • 01 tambor e 01 chocalho
  •   

   TAMBOR  

  ORIENTAÇÕES  

Antes de iniciar esta atividade, explique as crianças que o tambor é um instrumento usado em todas as culturas e em cada uma possui nomes, constituições e formas diferentes, como cilíndricas, cônica, como um barril, taça ou ampulheta.  

No carnaval, o tambor é um instrumento bastante presente nas baterias das escolas de samba.  

  img_Q105159_QC426931_0_original.png?1519   img_Q105159_QC426931_1_original.png?1519   img_Q105159_QC426931_2_original.png?1519   

  Fonte:http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor  

   

  •  Depois de ter falado sobre o tambor com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que batam um pouco, para sentirem o som.
  •  
  •  Pedir aos alunos para trazer no dia marcado, latinhas de alumínio.
  •      
  •  Sugestão: latinhas de leite ninho  vazias
  •  
  •  Faça uma demonstração para os alunos de como vai ser o processo para montagem do tambor.
  •  
  •  Pegar a latinha tampada e colocar a bexiga.
  •  
  •  Prenda a borda da bexiga na latinha, com a gominha.
  •  
  •  Decore o tambor com cola colorida, gliter e tinta.
  •  
  •  Usar uma vareta ou lápis para virar uma baqueta.
  •  

 Anexo: modelo abaixo  

  img_Q105159_QC426931_3_original.png?1519   

  Fonte: https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/manual-de-brincadeiras/indicacao/confira-6-ideias-de-instrumentos-caseiros-para-as-criancas/  

   

  CHOCALHO  

  MATERIAL  

   

  •  Latinha de refrigerante
  •  
  •  Pedrinhas
  •  
  •  Fita adesiva
  •  
  •  Fitas coloridas
  •  

   

  ORIENTAÇÕES  

Antes de iniciar esta atividade, explique ás crianças que o chocalho é um instrumento que tem em sua parte interna ou externa, pequenas peças, pedrinhas, bolinhas, sementes ou guizos.  

Pode ser feito de diversos materiais e pode ter diversos tamanhos e formas. Ao ser agitado, o chocalho produz um som que se origina do atrito entre as peças, ou delas com a parede do próprio instrumento.  

  img_Q105159_QC426931_4_original.png?1519   

  Fonte: http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor  

   

  •  Depois de ter falado sobre o chocalho com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que chaqualem um pouco, para sentirem o som
  •  
  •  Pedir aos alunos, para trazer no dia  marcado , latinhas de refrigerante vazias.
  •  
  •  Separar uma latinha de refrigerante e entregar para cada aluno.
  •  
  •  Entregar as pedrinhas e pedir que eles coloquem dentro da latinha.
  •  
  •  Instrua os alunos que para ter um bom som, depende da quantidade de pedrinhas que vai ter dentro da latinha.
  •  
  •  Auxilie os alunos quando forem colocar as pedrinhas.
  •  
  •  Encha algumas latinhas com mais pedrinhas e outras com menos.
  •  
  •  Feche a latinha com fita adesiva. Nesta etapa, auxilie os  alunos.
  •  
  •  Peça aos alunos para usar muita criatividade e fazer uma decoração nas latinhas.
  •      
  •  Sugestão: colar fitas coloridas ao redor da lata ou cobrir a lata com papel com um desenho feito pelos próprios alunos.
  •  

 Anexo: modelo abaixo  

  img_Q105159_QC426931_5_original.png?1519   

  Fonte:https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/manual-de-brincadeiras/indicacao/confira-6-ideias-de-instrumentos-caseiros-para-as-criancas/