(UFU) Desde Tales de Mileto, as explicações sobre o cosmos são realizadas por meio de argumentos, razões plausíveis para que o processo desencadeado pela physis se comporte de determinada maneira. Tais argumentos são confrontados por outros filósofos e, progressivamente, as concepções tornam-se cada vez mais elaboradas. Dessa forma, o pensamento filosófico que emerge nesse movimento distancia-se do pensamento mítico, entre outras razões, por que:
Questões relacionadas
- Química | 1.7 Gases
(FUVEST 2014 1° FASE) O rótulo de uma lata de desodorante em aerosol apresenta, entre outras, as seguintes informações: “Propelente: gás butano. Mantenha longe do fogo”.
A principal razão dessa advertência é:
- Língua Portuguesa | E. Crase
(IFCE) Apresentador Chris Rock fica à revelia de polêmica sobre racismo no Oscar
Quando Chris Rock, 51, apresentou o Oscar pela primeira vez, em 2005, 20% dos indicados 1às categorias de atuação eram negros. Naquele ano, foram lembrados Jamie Foxx, Don Cheadle, Morgan Freeman e Sophie Okonedo. As vitórias históricas de Halle Berry e Denzel Washington em 2002 – primeira e única vez em que as estatuetas de melhor ator e atriz foram para negros – também estavam frescas na memória.
Onze anos depois, a história é outra. O anúncio da volta de Rock como apresentador da 88a edição do prêmio antecedeu o 2anúncio dos indicados e 3a constatação de que, pelo segundo ano consecutivo, 4não havia negros nas categorias de atuação.
5Muito se especulou que o comediante poderia abrir mão do cargo como forma de protesto, mas sua resposta foi um tuite apontando o Oscar como o equivalente branco do BET (Black Entertainment Television), prêmio anual dedicado a artistas negros. Agora, recai sobre ele a responsabilidade de fazer coro 6às críticas de colegas como Spike Lee e 7o casal Will e Jada Pinkett Smith – que não irão à 8cerimônia em protesto –, mas só o suficiente para não espantar o público.
Há pressão do canal ABC sobre Rock para reverter a queda acentuada de audiência do ano passado (15%) ainda maior entre a população negra (20%), segundo a consultora especializada Nielsen. Segundo Reginald Hudlin, um dos produtores-executivos da transmissão da cerimônia – e também negro –, o espectador deve esperar piadas sobre a controvérsia. 9“A Academia espera que ele faça isso”, declarou ao programa de TV “Entertainment Tonight”. “Os membros estão animados com a possibilidade, porque sabem que é disso que precisam. 10Sabem que é o desejo do público.”
Além de Rock, a produção do Oscar já anunciou a participação de 11 negros na cerimônia, entre eles Whoopi Goldberg, Quincy Jones e Kerry Washington. A escolha reflete os recentes esforços da Academia, anunciados pela presidente, a afro-americana Cheryl Boone Isaacs, para se diversificar.
Folha de São Paulo, SP, 28/02/2016. Autora: Maria Clara Moreira
No título do texto, o uso do acento grave se justifica pela regra da crase
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Até o penúltimo quadrinho, com o grito do dinossauro, conforme o humor do enunciado, nós interlocutores e leitores da tirinha identificamos nos símbolos e imagens a
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem:
Qual foi a importância da campanha pelas Diretas Já?
- Química | 4. Química Ambiental
(ENEM 2009 CANCELADA)
QUALIDADE
ÍNDICE
POLUENTE
Parque D. Pedro II
BOA
6
MP10
São Caetano do Sul
REGULAR
60
NO2
Congonhas
BOA
15
MP10
Osasco
INADEQUADA
175
CO
Pinheiros
MÁ
283
SO2
MP10 — partículas inaláveis: aquelas cujo diâmetro aerodinâmico é menor que 10 µ m.
CO — monóxido de carbono: gás incolor e inodoro que resulta da queima incompleta de combustíveis de origem orgânica (combustíveis fósseis, biomassa etc.). Emitido principalmente por veículos automotores.
NO2 — dióxido de nitrogênio: formado principalmente nos processos de combustão de veículos automotores. Dependendo das concentrações, o NO2 pode causar prejuízos à saúde.
SO2 — dióxido de enxofre: resulta principalmente da queima de combustíveis que contêm enxofre, como óleo diesel. Pode reagir com outras substâncias presentes no ar, formando partículas à base de sulfato responsáveis pela redução da visibilidade na atmosfera.
0-50
51-100
101-199
200-299
> 299
BOA
REGULAR
INADEQUADA
MÁ
PÉSSIMA
Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB. Padrões, índices. http://www.cetesb.sp.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2008.
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) divulga continuamente dados referentes à qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo. A tabela apresentada corresponde a dados hipotéticos que poderiam ter sido obtidos pela CETESB em determinado dia. Se esses dados fossem verídicos, então, seria mais provável encontrar problemas de visibilidade: