Para economizar na conta de energia elétrica, a gerência de uma cafeteria decidiu proibir o uso das tomadas do seu estabelecimento para recargas de baterias de celular. Mesmo com receio de perder o consumo da clientela que, esperando o celular carregar, consome mais no estabelecimento, a equipe de gerentes acredita que isso foi uma boa ideia.
Para carregar um aparelho celular completamente, consomem-se aproximadamente 15Wh de energia elétrica.Admitindo que essa carga seja feita diariamente, na cafeteria por um cliente frequente,estime o custo máximo anual de carga desse aparelho, sabendo que cada kWh custa R$0,6
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
– Em que espelho ficou perdida
a minha face?
MEIRELES, C. Obra poética. Rio de Janeiro: Companhia J. Aguilar Editora, 1958.
Disponível em: http://www.poesiaspoemaseversos.com.br. Acesso em: 14 set. 2021.
No poema, a descrição é um recurso utilizado pelo eu-lírico para
- Biologia | 14. Biotecnologia
Considere um banco de dados (Quadro 1) que apresenta sequências hipotéticas de DNA de duas áreas de extrativismo permitido (A1 e A2) e duas áreas de conservação (B1 e B2). Um órgão de fiscalização ambiental recebeu uma denúncia anônima de que cinco lojas moveleiras (1, 2, 3, 4 e 5) estariam comercializando produtos fabricados com madeira oriunda de áreas onde a extração é proibida. As sequências de DNA das amostras dos lotes apreendidos nas lojas moveleiras foram determinadas (Quadro 2).
Quadro 1
Áreas
Sequências de DNA
A1 – Extrativismo
TCC TAA TTG AAA
TCC TAA CTG AGA
A2 – Extrativismo
TCC TAA TGT CAC
TCC AAA TTG CAC
B1 – Conservação
TCC AAA TTT CAC
TCC TAA TGT CAC
B2 – Conservação
TCC TAA CTG AGA
TCC AAA TTT CAC
Quadro 2
Amostras
Sequências de DNA
1
TCC TAA CTG AGA
2
TCC TAA TTG AAA
3
TCC TAA TGT CAC
4
TCC AAA TTG CAC
5
TCC AAA TTT CAC
MIRANDA, N. E. O.; ALMEIDA JÚNIOR, E. B. A.; COLLEVATTI, R. G. A genética contra os crimes ambientais: identificação de madeira ilegal proveniente de unidades de conservação utilizando marcador molecular.
Genética na Escola, v. 9, n. 2, 2014 (adaptado).
Qual loja moveleira comercializa madeira exclusivamente de forma ilegal?
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(UESB) Desde a época dos primeiros filósofos gregos, duas questões sobre a luz intrigavam os estudiosos, que eram sua natureza e sua velocidade de propagação. Atualmente, os físicos dizem que a luz tem uma natureza dual e, em certos casos, ela se comporta como onda e em outros, como partícula.
Com base nos conhecimentos da Óptica, é correto afirmar:
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
De alcance nacional, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) representa a incorporação à vida política de parcela importante da população, tradicionalmente excluída pela força do latifúndio. Milhares de trabalhadores rurais se organizaram e pressionaram o governo em busca de terra para cultivar e de financiamento de safras. Seus métodos — a invasão de terras públicas ou não cultivadas — tangenciam a ilegalidade, mas, tendo em vista a opressão secular de que foram vítimas e a extrema lentidão dos governos em resolver o problema agrário, podem ser considerados legítimos.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
Argumenta-se que as reivindicações apresentadas por movimentos sociais, como o descrito no texto, têm como objetivo contribuir para o processo de - Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Um experimento realizado na Floresta Nacional dos Tapajós, no Pará, teve como objetivo identificar o papel da redução das chuvas sobre a floresta Amazônica decorrente do aquecimento global. Para tanto, entre os anos de 2000 a 2004, foi simulada uma situação de seca severa em uma área de vegetação nativa que media um hectare, denominada “área estudada”. Os resultados obtidos foram comparados com os dados de outra área com tamanho, vegetação e estrutura similar e que não havia sido exposta à seca, denominada “área controle”. Foi medida a quantidade de água no solo das duas áreas durante os períodos de chuva e de seca na floresta amazônica. A quantidade de água (em milímetros) encontrada na área estudada (pontos cinzas) e controle (pontos pretos) é mostrada no gráfico as seguir. As faixas verticais cinzas representam o período no qual os pesquisadores criaram uma seca artificial na área estudada, durante os períodos chuvosos.
Analisando-se o gráfico, que revela o resultado direto da metodologia usada para criar secas artificiais, observa-se que