De alcance nacional, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) representa a incorporação à vida política de parcela importante da população, tradicionalmente excluída pela força do latifúndio. Milhares de trabalhadores rurais se organizaram e pressionaram o governo em busca de terra para cultivar e de financiamento de safras. Seus métodos — a invasão de terras públicas ou não cultivadas — tangenciam a ilegalidade, mas, tendo em vista a opressão secular de que foram vítimas e a extrema lentidão dos governos em resolver o problema agrário, podem ser considerados legítimos.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
Argumenta-se que as reivindicações apresentadas por movimentos sociais, como o descrito no texto, têm como objetivo contribuir para o processo de
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
(FGV) Ao se avaliarem as características da urbanização brasileira em seu período mais recente, é importante considerar os efeitos do processo de internacionalização da economia.[...] Uma das tendências desse processo é reforçar a localização de atividades nas cidades “da região mais desenvolvida do país, onde está localizada a maior parcela da base produtiva, que se moderniza mais rapidamente, e onde estão as melhores condições locacionais.”
(Maria Luisa Catello Branco in As metrópoles e a questão social brasileira. Rio de Janeiro: Revan, 2007. p. 101. Adaptado)
A tendência mostrada no texto
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, peça aos alunos que falem tudo o que estão observando na 1ª imagem.
1.2. Pergunte aos alunos se eles já foram ao oftalmologista. Explique a eles que a imagem que está ao fundo é aquela que os oftalmologistas utilizam para fazer exames para saber se precisamos usar óculos de grau.
1.3. Peça aos alunos que expliquem o que há em comum entre a imagem com os óculos e a frase “Enxergar oportunidades”.
Disponível em:<https://porto40.files.wordpress.com/2014/08/sem-tc3adtulo-1.png> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://scalpertrader.com.br/files/2016/10/2-abordagens-day-trade.png> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, apresente aos alunos a tirinha do Armandinho.
2.2. Peça aos alunos que leiam os dois primeiros quadrinhos e respondam no terceiro quadrinho o que as pessoas que passam ocupadas, com pressa, não param e reparam deixam de enxergar?
2.3. Peça aos alunos que criem o último quadrinho para finalizar a tirinha. Apresentem o resultado dos trabalhos para os colegas.
Disponível em:<https://cantinholiterariososriosdobrasil.files.wordpress.com/2015/04/pressa_armandinho.png> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia com os alunos um trecho do texto “Ver as dificuldades como oportunidades” de Cátia Bazzan.
3.2. Peça aos alunos que escolham uma frase que mais gostaram e expliquem o motivo da escolha.
“Poderia também ver as situações de maneira positiva para enfrentar desafios... Enfim, comecei a achar que todos os acontecimentos da minha vida, são oportunidades. Quero ver uma porta se abrindo, onde ninguém vê. E tenho certeza de que essa mudança irá ajudar e muito a concretização dos meus sonhos. Por isso, comece hoje mesmo a rever seus conceitos e a se abrir para as oportunidades que se apresentam. Mas lembre-se: não fique preso apenas a uma forma de ver as coisas, expanda sua visão.
Disponível em:<http://www.luzdaserra.com.br/ver-as-dificuldades-como-oportunidades > Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Um inseto percorreu sobre a superfície de um objeto, em formato de um prisma reto ABCDEFGH, com base retangular, uma trajetória poligonal, com vértices nos pontos: A - X - Y - G - F - E - X - G - E, na ordem em que foram apresentados
É necessário representar a projeção ortogonal do trajeto percorrido pelo inseto sobre o plano determinado pela base do prisma.
A representação da projeção ortogonal do trajeto percorrido pelo inseto é
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(UNIT)
Os chineses foram os primeiros povos a produzir sal, cloreto de sódio, como um empreendimento bastante promissor. Desde o século IX a.C, eles obtinham cristais de sal, fervendo água do mar em recipientes de argila. A técnica se espalhou pelo mundo ocidental e, em milênios depois, no Império Romano, foi muito disseminada. Em locais distantes do mar eram feitas escavações na busca do sal. Assim, fizeram os Celtas, os inventores da mineração de salgema.
Segundo registros arqueológicos procuravam o sal no subsolo já em 1300 a.C. O cloreto de sódio é usado na alimentação e na conservação de carnes e de pescados.
Considerando-se essas informações e com base nos conhecimentos de Química, é correto afirmar:
- História | 6.03 Revolução Industrial
Seu turno de trabalho acabou, você já está em casa e é hora do jantar de família. Mas, em vez de relaxar, você começa a pensar na possibilidade de ter recebido alguma mensagem importante no e-mail profissional ou no grupo de WhatsApp da empresa. Imediatamente, você fica distante. Momentos depois, com alguns toques na tela do celular, você está de volta ao ambiente de trabalho. O jantar e a família ficaram em segundo plano.
A simples vontade de checar mensagens do trabalho pós-expediente prejudica sua saúde - e a de sua família. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 4 dez. 2018.
O texto indica práticas nas relações cotidianas do trabalho que causam para o indivíduo a