TEXTO I
Disponível em: https://i.pinimg.com. Acesso em: 24 out. 2021.
TEXTO II
Estou sentada nos ombros de um homem
Ele está afundando sob o fardo (peso)
Eu faria qualquer coisa para ajudá-lo
Exceto descer de suas costas
Disponível em: http://www.aidoh.dk. Acesso em: 24 out. 2021.
John Rawls, filósofo político, discutiu, dentre vários temas, a posição original. Dito isto, percebe-se que tanto a imagem quanto o texto, estão em consonância com o que este filósofo chamou de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O texto 2 serve de base para as questão:
Texto 2
Redes sociais e os jovens na política
O que o movimento Ocupe Wall Street, as marchas na Avenida Paulista e os protestos na Praça Tahrir, no Egito, têm em comum? Essencialmente, os atos foram convocados por jovens que, insatisfeitos com seus países, usaram como arma de mobilização as redes sociais. Embora diferentes, as reivindicações ganharam eco na internet antes de invadir as ruas.
Para Alexandre Matias, editor do Link, caderno de cultura digital do [jornal] Estado, a combinação entre redes sociais e mídias digitais, como o celular, possibilitou a esses movimentos alcançarem projeção além dos locais onde ocorreram. “Isso não seria possível há 5 anos”, diz. E ele chama a atenção […] para a declaração da ONU, feita este ano, de que o acesso à internet é um direito humano básico e que desconectar indivíduos da web vai contra a lei internacional. […]
Foi justamente o que fez o então presidente do Egito, Hosni Mubarak, em 28 de janeiro. Após três dias consecutivos de protestos na Praça Tahrir, no Cairo, convocados por Twitter e Facebook, o governo desconectou o país inteiro da internet. Pelo me nos 93% das redes egípcias ficaram fora do ar, deixando 23 milhões de usuários sem acesso à internet. O bloqueio durou cinco dias e deixou os manifestantes ainda mais enfurecidos. Mubarak caiu em fevereiro.
(LORDELO, Carlos. “Redes sociais e os jovens na política”. In: O Estado de S. Paulo.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/vida,atualidades-na-fuvest-redes-
-sociais-e-os-jovens-na-politica,789996,0.htm>. Acesso em: 15 jan. 2012.)
Em “Após três dias consecutivos de protestos na Praça Tahrir (…)” (linha 13), a palavra consecutivos significa
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(PUC-PR) Três amigos, João, Carlos e Renato, estão em uma fila. Sabe-se que João só fala a verdade, Renato só fala mentiras e Carlos às vezes mente e às vezes fala a verdade. Em uma conversa com eles, o primeiro ocupante da fila disse:
– João está atrás de mim
O ocupante da segunda posição da fila disse:
– Meu nome é Carlos
E o ocupante do final da fila disse:
– Renato está na segunda posição da fila.
Dessa forma podemos concluir que estão na primeira, segunda e terceira posição da fila, respectivamente:
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(PUCRJ) A reação do corpo humano a doenças infectocontagiosas é influenciada pelo sistema imunológico. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE elementos relacionados a esse sistema.
- Geografia | A. Globalização
Num mundo como o nosso, por um lado marcado pela fluidez do espaço, as questões ligadas à circulação se tornam ainda mais relevantes e, com elas, a situação de um dos componentes mais emblemáticos dos territórios: seus limites. E é aí que surge um dos grandes paradoxos da geografia contemporânea: ao lado da fluidez globalizada aparecem também os fechamentos, as tentativas de controle da circulação de pessoas.
HAESBAERT, R. Da multiterritorialidade aos novos muros: paradoxos da desterritorialização contemporânea.
Disponível em: www.posgeo.uff.br. Acesso em: 2 jan. 2013 (adaptado).
O texto aborda um paradoxo marcante do mundo contemporâneo, que consiste na oposição entre
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
De acordo com a figura, considere a ocorrência de cinco fenótipos (preta, albina, marrom, cinza e bege) para a cor da pelagem de camundongos, determinados pela interação de três pares de genes alelos com segregação independente. Na figura, os traços indicam que, independentemente do alelo ser dominante ou recessivo, não há alteração fenotípica.
De acordo com as informações, é INCORRETO afirmar: