TEXTO I
Disponível em: https://m.educador.brasilescola.uol.br. Acesso em: 30 set. 2019 (adaptado).
TEXTO II
Disponível em: https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br. Acesso em: 30 set. 2019 (adaptado).
Nos Textos I e II, a ideia central é explorar humoristicamente os recursos do garoto para evitar de fazer as tarefas de casa. O garoto, em ambos os textos,
Questões relacionadas
- Física
Um móvel desloca-se sobre uma reta, segundo o gráfico
No intervalo t = 0 a t = 1, a aceleração foi______ e no intervalo t = 1 a t = 3, o espaço percorrido foi______.
O preenchimento, na ordem das lacunas, é:
- Matemática | 2.2 Conjuntos Numéricos
Se no conjunto dos divisores positivos de 1440 escolhermos aleatoriamente um número, a probabilidade do número escolhido ser múltiplo de 16 é igual a
- Física
A figura a seguir apresenta, em dois instantes, as velocidades v1 e v2 de um automóvel que, em um plano horizontal, se desloca numa pista circular.
Com base nos dados da figura, e sabendo-se que os módulos dessas velocidades são tais que v1>v2 é correto afirmar que:
- Física
O alumínio é obtido por meio da eletrólise ígnea do óxido de alumínio hidratado (Al2O3.nH2O), também denominado de alumina. Esse processo consome muita energia, pois além da energia para a eletrólise é também necessário manter a alumina a cerca de 1000 ºC. Entretanto, para reciclar o alumínio é necessário fundir o metal a uma temperatura bem menor. Tendo como referência os dados sobre o alumínio, abaixo, e considerando a temperatura ambiente de 25 ºC, é correto afirmar que a energia mínima necessária, em kJ, para reciclar um mol desse metal é aproximadamente igual a:
Dados sobre o alumínio:
Massa molar = 27g/mol
Ponto de fusão = 660 ºC
Calor específico = 0,9J/gºC
Entalpia de fusão = 10,7kJ/mol
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Além da Revolução da Informação
O impacto da Revolução da Informação está apenas começando. Mas a força motriz desse impacto não é a informática, a inteligência artificial, o efeito dos computadores sobre a tomada de decisões ou a elaboração de políticas ou de estratégias. É algo que praticamente ninguém previu, nem mesmo se falava há 10 ou 15 anos: o comércio eletrõnico — o aparecimento explosivo da internet como um canal importante, talvez principal, de distribuição mundial de produtos, serviços e, surpreendentemente, de empregos de nível gerencial. Essa nova realidade está modificando profundamente economias, mercados e estruturas setoriais, os produtos e serviços e seu fluxo, a segmentação, os valores e o comportamento dos consumidores, o mercado de trabalho.
O impacto, porém, pode ser ainda maior nas sociedades e nas políticas empresariais e, acima de tudo, na maneira como encaramos o mundo e nós mesmos dentro dele. O impacto psicológico da Revolução da Informação, como o da Revolução Industrial, foi enorme. Talvez tenha sido mais forte na maneira como as crianças aprendem. Já aos 4 anos (e às vezes até antes), as crianças desenvolvem habilidades de computação, logo ultrapassando seus pais. Os computadores são seus
brinquedos e suas ferramentas de aprendizado. Daqui a 50 anos, talvez concluamos que não houve nenhuma crise educacional no mundo — apenas ocorreu uma incongruência crescente entre a maneira como as escolas do século XX ensinavam e a maneira como as crianças do fim do século XX aprendiam.
DRUCKER, P. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo: Nobel, 2002
O artigo apresenta uma reflexão sobre a Revolução da Informação, que, assim como a Revolução Industrial, provocou impactos significativos nas sociedades contemporâneas. Ao tratar da Revolução da Informação, o autor enfatiza que: