(UNIT) Seja em uma clínica para se realizar um exame com raios X ou simplesmente andando pelas ruas, diariamente, o ser humano fica exposto a vários tipos de radiações e o organismo está constantemente sendo bombardeado por essas radiações. Com base nessa informação e os conhecimentos sobre Ondas Eletromagnéticas, conclui-se que as radiações de maior penetração no organismo humano são
Questões relacionadas
- História | 4.1 Alta Idade Média
(FUVEST 2005 1ª FASE) Na representação que a sociedade feudal, da Europa Ocidental, deixou de si mesma (em textos e em outros documentos não escritos),
- História - Fundamental | 13. A Nova Ordem Econômica e o Imperialismo
Para resolver a questão, leia o trecho.
Para justificar a ação imperialista, apresentaram-se razões humanitárias, que deram origem à Teoria do "Fardo do Homem Branco", segundo a qual as nações mais adiantadas tinham uma missão [...] a cumprir: levar o progresso às regiões mais primitivas, onde ele não poderia se desenvolver sozinho. Caberia ao "homem branco" livrar a África do canibalismo e do primitivismo. A pseudociência também foi utilizada para justificar a superioridade racial do homem branco em relação ao homem não branco e a expressão "darwinismo social" tornou-se comum entre os defensores do imperialismo.
Disponível em: <historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=551>. Acesso em: 12 mar. 2013.
O “fardo do homem branco” fazia parte contexto característico do século XIX conhecido como
- Língua Espanhola | 2. Gramática
Internet: <www.google.com.br>.
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con la viñeta precedente.
El elemento “que” en “que vivimos” (l.4) y en “que no sabemos” (l.5) posee, en ambos casos, el mismo referente.
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
A ascensão social por meio do esporte mexe com o imaginário das pessoas, pois em poucos anos um adolescente pode se tornar milionário caso tenha um bom desempenho esportivo. Muitos meninos de famílias pobres jogam com o objetivo de conseguir dinheiro para oferecer uma boa qualidade de vida à família. Isso aproximou mais ainda o futebol das camadas mais pobres da sociedade, tornando-o cada vez mais popular.
Acontece que esses jovens sonham com fama e dinheiro, enxergando no futebol o único caminho possível para o sucesso. No entanto, eles não sabem da grande dificuldade que existe no início dessa jornada em que a minoria alcança a carreira profissional. Esses garotos abandonam a escola pela ilusão de vencer no futebol, à qual a maioria sucumbe.
O caminho até o profissionalismo acontece por meio de um longo processo seletivo que os jovens têm de percorrer. Caso não seja selecionado, esse atleta poderá ter que abandonar a carreira involuntariamente por falta de uma equipe que o acolha. Alguns podem acabar em subempregos, à margem da sociedade, ou até mesmo em vícios decorrentes desse fracasso e dessa desilusão. Isso acontece porque no auge da sua formação escolar e na condição juvenil de desenvolvimento, eles não se preparam e não são devidamente orientados para buscar alternativas de experiências mais amplas de ocupação fora e além do futebol.
BALZANO. O. N.; MORAIS, J. S. A formação do jogador de futebol e sua relação com a escola. EFDeportes, n. 172, set. 2012 (adaptado).
Ao abordar o fato de, no Brasil, muitos jovens depositarem suas esperanças de futuro no futebol, o texto critica o(a):
- Geografia - Fundamental | 3.01 Crescimento Populacional
Observe este gráfico com dados sobre a população da Europa:
A análise desses dados permite afirmar que, na Europa de hoje,