O demógrafo e economista José Eustáquio Alves, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), falou sobre o bônus demográfico, momento que segundo o especialista, acontece apenas uma vez na história de cada país. “É o momento em que a pirâmide está se transformando. Depois, ele passa e chega o envelhecimento populacional”, constatou.
Disponível em: www.unicamp.br. Acesso em: 14 jul. 2021 (adaptado).
O momento do comportamento demográfico destacado no texto acima corresponde, na estrutura populacional de um país,
Questões relacionadas
- Química | A. Equilíbrio Químico
Em uma titulação, 100 mL de uma solução de um ácido monoprótico fraco, cuja constante de ionização é igual a 10−9, são neutralizados com 25 mL de uma solução 0,5 mol L−1de hidróxido de sódio.
Assinale a opção que apresenta o pH no ponto de equivalência da titulação.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia os textos a seguir.
Texto 1 “Hoje o homem que trabalha para servir seu patrão sabe que tem suas férias boa remuneração e chega a invalidez recebe sua pensão. Mas antes de vir Getúlio [...] Recebia como férias pontapés e bofetão”
Texto 2 “Entoa um grito de dor Te lembra operariado Foi ele teu protetor O homem que nesse mundo Trabalhou em teu favor. Te lembra quem era tu Naquele tempo de outrora Trabalhava escravizado Sem ter descanso uma hora Teu patrão por qualquer coisa Te expulsava para fora.
(Delarme, A candidatura de Getúlio Vargas, s.d.)
(Poeta fogo, A morte do presidente Getúlio Vargas, s.d.)
BERCITO, Sônia de Des Rodrigues. Nos tempos de Getúlio: da revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: Atual, 1990. p. 46-47
Enunciado:
Que característica do projeto político implementado por Getúlio Vargas no Brasil, a partir de 1930, os poemas procuram destacar?
Enunciado:
Esse texto foi produzido pelo Departamento Nacional de Propagando do Estado Novo e circulava nas escolas brasileiras nesse período.
a) A quais valores o texto procura vincular o sentimento nacionalista?
b) Analise a importância do DIP durante o período do Estado Novo.
- Física
Um bloco de massa M encontra-se suspenso e preso ao teto por meio de um fio de aço de comprimento L e densidade uniforme. Indique, dentre as alternativas a seguir, o gráfico que melhor representa a variação da tensão T com a distância X entre o teto e um ponto qualquer do fio.
- Geografia | 6.1 Agricultura
(FUVEST) Considere as anamorfoses:
As condições da produção agrícola, no Brasil, são bastante heterogêneas, porém alguns aspectos estão presentes em todas as regiões do País.
Nas anamorfoses acima, estão representadas formas de produção agrícola das diferentes regiões administrativas. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a produção agrícola representada em I e em II.
- História
“A primeira maneira de integrar-se é tornar-se cristão. Assim, no início do século X, o chefe normando Rollon aceita ser batizado. Ele muda de nome, adotando o de seu padrinho, Robert. Com ele, todos os guerreiros que o cercam mergulham nas águas do batismo. Por volta do ano 1000, o duque da Normandia chama um homem que sabia escrever bem o latim, formado nas melhores escolas – o portador da cultura carolíngia mais pura. Encomenda-lhe uma história dos normandos. Nela vemos como se deu a integração, ao menos, entre os aristocratas. Eles firmaram com as famílias dos países francos, casamentos que foram, com o cristianismo, o fator essencial do enfraquecimento das disparidades étnicas e culturais. Tornavam-se realmente participantes da comunidade do povo de Deus assim que começassem a compreender alguns rudimentos de latim e se pusessem a construir igrejas na tradição carolíngia.”
DUBY, G. “Ano 1000, Ano 2000”. Na pista de nossos medos. Trad. Eugênio Michel da Silva e Maria Regina L. Borges-Osório. São Paulo: Editora UNESP, 1998.
Segundo o texto de G. Duby, o batismo de Rollon é nitidamente