TEXTO I
Disponível em: https://cpan.ufms.br. Acesso em: 18 maio 2021.
TEXTO II
Disponível em: https://www.instagram.com. Acesso em: 18 maio 2021.
Nos textos I e II, evidencia-se uma situação atual: o isolamento social desencadeado pela pandemia de Covid-19. Tanto na campanha quando na mensagem destaca-se
Questões relacionadas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
O ácido tricloroacético é uma substância aquosa com grande poder cauterizante e muito utilizado no tratamento de feridas, em doenças de pele, calos, verrugas, entre outros males. Seu caráter ácido é maior que o do ácido acético. Essa diferença pode ser explicada pelo
- Física | 7.1 Relatividade
Dois fios longos de comprimento L conduzem correntes iguais, I. O primeiro fio é fixo no eixo x do sistema de referência enquanto o segundo gira lentamente com frequência angular w num plano paralelo ao plano xy, com seu ponto médio fixo em z = d, sendo d > 0. Supondo que os dois fios sejam paralelos com correntes no mesmo sentido em t = 0, e definindo K = µ0I 2L/(2πd), assinale a opção com a figura que melhor representa a dependência temporal da força F que o fio fixo exerce sobre o outro.
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
Assim como Leonardo da Vinci utilizou a câmara escura para auxiliá-lo em seus desenhos, permitindo a ele perceber a profundidade da cena observada com mais clareza, a proposta para esta aula será a construção de uma câmara escura.
O professor vai falar um pouco sobre a câmara escura e como ela funcionava.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mera_escura
"A câmara escura foi a primeira grande descoberta da fotografia. Se trata de uma caixa com um furo bem pequeno, onde a luz entra somente por este furinho. É possível ver uma imagem projetada do lado invertido.
O funcionamento da câmara escura é de natureza física. A luz entra pelo orifício da caixa e então uma imagem invertida é produzida na parede paralela ao furo feito na caixa. Apesar de ter sido desenvolvida realmente no século XIX, há indícios que de tal experimento era utilizado na Antiguidade para se observar o eclipse solar. Uma outra função da câmara escura seria ajudar os pintores a fazerem esboços de pinturas."
Fonte: http://vidadeprofessor.pro.br/camara-escura-entenda-como-funciona-e-saiba-como-fazer-uma-camara-escura-fotografia-atividade-de-arte/
O professor vai propor aos alunos a construção de uma câmara escura. O professor deverá auxiliar os alunos durante todo o processo de montagem.
Para a construção da câmara escura, basta seguir as orientações abaixo:
- Fonte: http://vidadeprofessor.pro.br/camara-escura-entenda-como-funciona-e-saiba-como-fazer-uma-camara-escura-fotografia-atividade-de-arte/
Depois da câmara escura pronta, deixe os alunos testarem, mirando em objetos que podem ser colocados na sala de aula, aproximando ou afastando dos mesmos para ver o que vai acontecer.
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(Uesb)
( ) A presença do flúor na estrutura da atorvastatina indica que esse fármaco é um composto de Grignard.
( ) Os grupos funcionais — CONH — e — COOH pertencem à classe das amidas e dos ácidos carboxílicos.
Julgue os itens acima:
- Física | F. Circuitos Elétricos
Um curioso estudante, empolgado com a aula de circuito elétrico que assistiu na escola, resolve desmontar sua lanterna. Utilizando-se da lâmpada e da pilha, retiradas do equipamento, e um fio com as extremidades descascadas, faz as seguintes ligações com a intenção de acender a lâmpada:
Tendo por base os esquemas mostrados, em quais casos a lâmpada acendeu?