O ácido tricloroacético é uma substância aquosa com grande poder cauterizante e muito utilizado no tratamento de feridas, em doenças de pele, calos, verrugas, entre outros males. Seu caráter ácido é maior que o do ácido acético. Essa diferença pode ser explicada pelo
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 01. Evolução dos seres vivos
Leia o texto e analise a imagem a seguir na questão.
[...] Um lugar escondido a 76 metros debaixo da terra guarda segredos de um passado distante do nosso planeta. Escavações em uma mina de carvão na cidade de Danville, no estado de Illinois (Estados Unidos da América), revelaram um verdadeiro mundo perdido, formado por uma enorme floresta tropical fossilizada de 112 km de comprimento por 16 km de largura. Lá estão preservados fósseis de plantas e árvores extintas há 300 milhões de anos, como as pteridospermas (parentes distantes das samambaias) e as lycopsidas gigantes, árvores que chegavam a 30 metros de altura. É comum encontrar fósseis botânicos em solos ricos em carvão, já que esse tipo de rocha é formado pela desintegração de plantas. Mas descobrir uma floresta inteira e preservada depois de milhões de anos é uma raridade. [...] Disponível em: < http:// www.istoe.com.br/reportagens/204023_A+FLORESTA+QUE+VIROU+CARVAO >.Acesso em: 18 out. 2013. (Fragmento)
Fóssil de planta encontrado na mina de carvão de Danville.
Disponível em:< http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_10039059690886960.jpg>. Acesso em: 18 out.2013.
Enunciado:
Represente por desenho o ambiente que foi fossilizado.
- Física | 3.2 Dilatação
(UPE-SSA) Neste sábado, começa a maior, mais famosa e mais esperada competição do ciclismo mundial, o Tour de France. (...) Do dia 2 ao dia 24 de julho, os ciclistas vão encarar as grandes montanhas francesas e as mais belas paisagens em busca da tão sonhada camisa amarela. (...) Serão vinte e duas etapas – nove planas, uma de alta montanha, nove de montanha e duas de relógio individual – e 3519 km percorridos ao longo de todo o território francês, uma média de 167,5 km pedalados por dia.
http://espn.uol.com.br/noticia/610082_equipes-favoritos-camisas-e-curiosidades-saiba-tudo-sobre-o-tour-de-france-2016.
Ao longo dessa competição, um ciclista viaja por diversos locais, onde ele e sua bicicleta experimentam as mais diferentes temperaturas. Desejando um melhor desempenho aerodinâmico na prova, um atleta analisa o comportamento geométrico dos raios (barras cilíndricas maciças) disponíveis para instalar nas rodas de sua bicicleta, com a variação de temperatura. Em seu experimento, dois raios de alumínio, A e B, de comprimentos L e 2L e diâmetros 4r e 2r, respectivamente, são aquecidos até a mesma temperatura, a partir de uma mesma temperatura inicial.
A razão entre o aumento de volume do raio A com respeito ao raio do tipo B é
- Física
Denomina-se energia eólica a energia cinética contida no vento. Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação e, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, é gerada energia elétrica. Existem atualmente, na região que mais produz energia eólica no Brasil, 306 usinas em operação, com o potencial de geração elétrica de aproximadamente 7800 MWh (dados do Banco de Informações de Geração da ANEEL, 2016).
Se nessa região, por razões naturais, a velocidade do vento fosse reduzida, mantendo-se a densidade do ar constante, teríamos uma redução de produção de energia elétrica.
Indique a região em questão e qual seria a quantidade de energia elétrica produzida, se houvesse a redução da velocidade do vento pela metade.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: 10470276
Texto para a questão Detetives de pegadas Muitas vezes, o trabalho dos cientistas pode ser parecido com o de detetives, que usam as pistas deixadas na cena de um crime para descobrir seu culpado. Na natureza, por exemplo, nem sempre é fácil identificar os animais que vivem em uma região, pois eles não ficam parados, esperando que alguém os encontre. Por isso, os pesquisadores buscam vestígios deixados pelos bichos, como suas pegadas. Para essa verdadeira investigação, usam diversas técnicas, entre elas, a armadilha de pegadas de areia, que permite registrar e guardar as marcas feitas pelos animais. A armadilha funciona como um molde: ao pisar no solo macio e úmido, o formato da pata do animal fica ‘gravado’, fornecendo uma pista mais do que confiável de sua passagem pelo local. Disponível em: <http://chc.org.br/detetives-de-pegadas/>.
Acesso em: 20 dez. 2017.
Enunciado:
A temática do texto é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
O olhar do índio sob o céu brasileiro
Assim como nós, os índios também adotaram unidades de tempo e espaço. Há cerca de quatro mil anos, os índios já percebiam que os fenômenos naturais se repetiam: o dia é seguido da noite; o mar sobe e desce constantemente; a época do ano em que faz frio (inverno) é seguida daquela em que as flores nascem (primavera), depois vem a quente e úmida (verão) e o período em que as flores caem (outono), e depois tudo recomeça!
Pode-se dizer que o Sol foi o astro que mais despertou a atenção dos índios. A maioria das tribos brasileiras mede o tempo a partir do movimento aparente desse astro no céu, com o Relógio Solar. Esse tipo de relógio é feito de uma haste cravada verticalmente no chão, e permite saber as horas pela posição da sombra projetada num terreno horizontal. O instrumento também permite identificar as estações do ano e os pontos cardeais - Norte, Sul, Leste, Oeste – pela posição do nascer e do pôr – do – Sol, que varia ao longo do ano.
Disponível em: cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 18 jan. 2012.
Segundo o texto, quais foram os principais fenômenos naturais que os índios observaram para construir o Relógio Solar?