O Baile Charme, uma das mais conhecidas manifestações culturais do povo carioca, fica cadastrado como bem cultural de natureza imaterial da cidade. O decreto considera o Baile Charme uma genuína invenção carioca, e destaca a riqueza de sua origem na musicalidade africana, que abriga ritmos como o soul, ofunk e o rythim’n blues, da fonte norte-americana, e o choro, o samba e a bossa-nova, criações nascidas no Rio. O Baile Charme é cultuado, principalmente na Zona Norte da cidade, seja em clubes, agremiações recreativas e espaços públicos como a área do Viaduto de Madureira.
Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).
Segundo o texto, o cadastramento do Baile Charme como bem imaterial da cidade do Rio de Janeiro ocorreu porque essa manifestação cultural
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Relacione as informações do texto à economia e a sociedade brasileira daquela época.
a) Cite os benefícios das realizações feitas pelo Barão de Mauá para a economia brasileira.
b) Quais os benefícios das realizações feitas pelo Barão de Mauá para a população que vivia no Rio de Janeiro?
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(CFTMG) Três blocos A, B e C, de massas M
A= 1,0 kg e MB = MC = 2,0 kg, estão acoplados através de fios inextensíveis e de pesos desprezíveis, conforme o esquema abaixo.Desconsiderando o atrito entre a superfície e os blocos e, também, nas polias, a aceleração do sistema, em m/s2, é igual a
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(IFBA) As pessoas com albinismo, infelizmente, sofrem muito preconceito. A reportagem intitulada “Violência e preconceito: a perseguição aos albinos na África do Sul” relata a situação enfrentada por estas pessoas e suas famílias, como podemos observar na fala da mãe de um menino albino, moradores da região: “Eu posso lidar com os problemas de pele, de visão e até de preconceito, apesar de machucar. Mas me apavoro em pensar que meus filhos são alvos de caçadores”. A representante do Departamento de Educação Básica da África do Sul garante que o governo já está tentando reverter essa realidade através de um programa social.
Disponível em: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/29322/violencia+e+preconceito+a+perseguicao+aos+albinos+na+africa+do+sul.shtml.
Acesso em 09.09.2015.
Sobre a doença albinismo, considere as afirmativas.
I. A consanguinidade, ou seja, o cruzamento entre indivíduos aparentados, pode aumentar a probabilidade de o filho deste casal possuir o albinismo.
II. O albinismo é uma característica geneticamente determinada com padrão de herança autossômico recessivo, ou seja, para portar a doença, a pessoa deve herdar dois alelos com mutação, um do pai e outro da mãe.
III. O albinismo é uma condição cuja causa é uma mutação genética que resulta em pouca ou nenhuma produção de colágeno, que é o pigmento produzido pelas células chamadas de melanócitos encontradas na pele e nos olhos.
Dentre as afirmações relativas ao albinismo, assinale:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
1 – Acredito que esta atividade será ainda mais enriquecedora se um debate, orientado pelo professor, sobre o Rio de Janeiro no período em que Cartola era vivo, começou sua carreira e fundou a Escola de Samba Mangueira, comparado ao Rio de hoje. Muito poderá ser abordado: o sambista como exemplo e referência para os jovens e crianças versus o traficante de hoje, o samba e as rodas de samba versus violência, o carnaval carioca do início versus o carnaval espetacular dos milhões gastos hoje em dia, a ocupação das favelas versus a polícia corrupta dentro das próprias operações, enfim, talvez um bom trabalho em forma de pesquisa em grupos que apresentassem para a turma o resultado de suas investigações pudesse dar início a esta atividade
2 – Após a sensibilização inicial, apresentar três músicas de Cartola. Sugiro:
- O mundo é um moinho: http://letras.terra.com.br/cartola/44901/
- As rosas não falam: http://letras.terra.com.br/cartola/44898/
- O sol nascerá: http://letras.terra.com.br/cartola/392191/
- Preciso me encontrar: http://letras.terra.com.br/cartola/392191/#selecoes/68347/ (gravada também por Marisa Monte)
3 – Poderão ser apresentadas para que a turma ouça e acompanhe a letra, cantando ou não. Espera-se que um misto de empolgação, espanto, negação e alegria talvez. Este é um momento interessante para perguntar o que a turma sentiu e deixá-los falar.
4 – Em seguida sugerir que, em trio, os alunos escolham uma frase de uma das três músicas apresentadas, ou um fragmento delas e criem um estandarte, nos moldes do estandarte das escolas de samba, com os materiais sugeridos e outros mais que julgarem necessários à realização de sua intenção criativa. Considero fundamental uma pesquisa visual, o exercício de esboços antes da execução final do estandarte. A seguir um exemplo.
Referências:
Sobre o Samba:
http://www.sambacarioca.com.br/historia-do-samba.html
http://carnaval.hlera.com.br/samba.htm
O verdadeiro samba que resiste no morro:
Sobre Cartola:
Centro Cultural Cartola: www.cartola.org.br
Estandartes:
Obs.: Os estandartes poderão ser montados de forma tradicional com varetas em cima, por baixo e cordões dando sustentação aos mesmos.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Ao circularem socialmente, as cartas formais realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações, específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula a carta lida, seu objetivo básico é