Relacione as informações do texto à economia e a sociedade brasileira daquela época.
a) Cite os benefícios das realizações feitas pelo Barão de Mauá para a economia brasileira.
b) Quais os benefícios das realizações feitas pelo Barão de Mauá para a população que vivia no Rio de Janeiro?
Questões relacionadas
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Os alunos de uma escola do Rio de Janeiro decidiram organizar grupos solidários. Cada ano escolar ficou responsável por arrecadar dinheiro e comprar itens específicos para doação. Desse modo, por exemplo, o 4º ano arrecadou um total de R$ 2.712,00 e usou toda essa quantia na compra de cestas básicas.
A tabela abaixo registra o valor total arrecadado por cada ano escolar e a quantidade de itens comprados. Todo o valor arrecadado foi empregado na compra listada a seguir.
Ano Escolar
Valor total arrecadado
Itens comprados
1º ano
40 livros infantis
2º ano
brinquedos
3º ano
30 latas de leite
4º ano
2.712,00
60 cestas básicas
5º ano
80 caixas de maçãs
Como se observa, nem todos os valores da tabela foram revelados. Sobre esses valores, sabe-se que:
˗ O valor unitário de cada livro infantil é representado por um número primo.
˗ Cada cesta básica custou R$ 6,60 a mais que cada caixa de maçã.
˗ 41 latas de leite custam R$ 383,35.
˗ O número de brinquedos é igual à média aritmética entre o número de livros infantis e o número de cestas básicas adquiridos.
˗ O valor total arrecadado pelo 1º ano está entre R$ 900,00 e R$ 1.000,00.
˗ Cada brinquedo custou R$ 12,50.
Qual o valor total arrecadado pelos cinco anos escolares juntos?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O maior interesse dos portugueses em relação à América sempre foi a exploração de suas riquezas, desde o pau-brasil até os metais e as pedras preciosas. Além dessas riquezas, o clima e o solo da colônia eram muito bons para a agricultura, principalmente para plantar a cana-de-açúcar. De todas as riquezas extraídas da terra, a Coroa cobrava “ o quinto”.
(A) O que era “ o quinto”?
(B) A população colonial aceitava bem pagar esses impostos? Explique.
(C) No Brasil, ainda existe um tipo de “ quinto”? Explique.
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(UDESC) Analise o organograma que representa algumas fases de uma sucessão ecológica em um determinado bioma.
Em relação à sucessão ecológica, assinale a alternativa correta.
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Os bancos de sangue procuram a maior semelhança possível do material doado através da compatibilização dos grupos sanguíneos. A figura 1 representa a posição do estoque dos grupos sanguíneos do banco de sangue do estado da Bahia — Hemoba. Para que seja realizada uma transfusão segura, é necessário conhecer o grupo sanguíneo do doador e do receptor, caso contrário, o receptor corre o risco de ter seu sangue A alternativa que representa a correta transfusão de sangue na Figura 2 é a:
- Biologia | 15.2 Mutações
Uma comunidade de equatorianos com nanismo apresenta a rara Síndrome de Laron, também observada em populações judias do Mediterrâneo. Pessoas com essa síndrome carregam uma mutação no gene que determina a produção de uma proteína que compõe o receptor do hormônio de crescimento (GH). O hormônio circula no sangue da pessoa, mas o organismo não reage a ele, o que impede o desenvolvimento pleno de seus corpos.
Hugo Aguilaniu. https://cienciafundamental.blogfolha.uol.com.br/, 02.04.2020.
A mutação responsável pela Síndrome de Laron compromete