A fragmentação dos hábitats é caracterizada pela formação de ilhas da paisagem original, circundadas por áreas transformadas. Esse tipo de interferência no ambiente ameaça a biodiversidade. Imagine que uma população de onças foi isolada em uma mata pequena. Elas se extinguiriam mesmo sem terem sido abatidas. Diversos componentes da ilha de hábitat, como o tamanho, a heterogeneidade, o seu entorno, a sua conectividade e o efeito de borda são determinantes para a persistência ou não das espécies originais.
Uma medida que auxilia na conservação da biodiversidade nas ilhas mencionadas no texto compreende a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos se eles conhecem essas expressões e o que elas significam.
* Subir os degraus na vida.
* Subir os degraus da fama.
1.2. Explique a eles que essa expressão significa que os degraus são as dificuldades ou problemas que enfrentamos em nossa vida para alcançarmos nosso objetivo ou nossos sonhos.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia e comente com os alunos os versos da letra da música “Degrau da Fama” de Jacó e Jacozinho.
2.2. Peça aos alunos que escrevam as dificuldades que Jacó e Jacozinho tiveram que enfrentar no início da carreira deles.
O degrau da fama é duro
É difícil pra gente subir
É uma escada com muito perigo
No começo eu logo já vi
Disponível em:<https://www.letras.mus.br/jaco-jacozinho/883326/> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, convide os alunos a observarem atentamente a imagem.
Depois, pergunte:
a) O que vocês estão observando?
b) O que significa os lugares que as pessoas ocupam nos degraus?
c) Qual lugar vocês estariam nos degraus dessa escada? Por quê?
3.2. Professor, reflita com os alunos a frase que está na imagem, mas antes, deixe que eles coloquem suas opiniões sobre o que entenderam.
Disponível em:<http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/7-112/mensagens-sobre-os-degraus-da-vida-18.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
- Física | 1. Introdução à FísicaConsidere as seguintes proposições sobre grandezas físicas escalares e vetoriais.
I. A caracterização completa de uma grandeza escalar requer tão somente um número seguido de uma unidade de medida. Exemplos dessas grandezas são o peso e a massa.
II. O módulo, a direção e o sentido de uma grandeza caracterizam-na como vetor.
III. Exemplos de grandezas vetoriais são a força, o empuxo e a velocidade.
IV. A única grandeza física que é escalar e vetorial ao mesmo tempo é a temperatura.
Assinale a alternativa correta. - História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir:
A cidade de Pompéia, uma cidade no sul da Itália, servia como local de férias e descanso para aqueles que fugiam da agitação de Roma, quando, em 79 d.C., uma erupção do vulcão Vesúvio provocou a morte e o sepultamento de grande parte da população. [...]
As ruínas de Pompéia revelam [...] muitos aspectos da vida cotidiana dos romanos antigos. A ornamentação das casas é muitas vezes riquíssima. A beleza das pinturas nas paredes (afrescos), elaboradas com cores vivas e representando cenas mitológicas, dos pisos caprichosamente feitos de mosaico, das estátuas e dos jardins causa a seus visitantes um deslumbramento inesquecível.
As casas da classe alta de Pompéia dão-nos a idéia do luxo em que viviam seus moradores. Mostram também recursos ‘modernos’ de que dispunham os habitantes privilegiados da cidade: encanamentos de chumbo, janelas com vidraças, pisos de mármore e móveis luxuosos. [...].
FERREIRA, Olavo Leonel. Visita a Roma antiga. São Paulo: Moderna, 2003. p. 94-98.(Fragmento)
a) Qual a importância das ruínas de Pompéia para o trabalho dos historiadores?
b) Identifique quais características e elementos da vida cotidiana dos romanos antigos que estão evidenciadas nas ruínas de Pompéia.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Fundamentalmente el tráfico de Curitiba está estructurado
de forma integrada con el transporte de masas vía autobús, por
medio de los llamados trinários (sistemas de carriles exclusivos de
[4] autobuses expresos, ladeados por pistas simples para vehículos
particulares en sentido contrario e, inmediatamente paralelas a
estas, vías rápidas con velocidad permitida superior).
[7] La política municipal relacionada a los vehículos está
concebida de forma que disminuya el número de vehículos en el
anillo central de la ciudad, lo que se ha hecho mediante la propia
[10] intervención en el flujo viario (disminución del número de calles
con sentido hacia el centro de la ciudad) y mediante el
mantenimiento de importantes espacios para peatones, como la
[13] Rua XV de Novembro, antes una de las avenidas más transitadas de
la ciudad.
El sistema de autobuses de Curitiba es, según diversos
[16] analistas, uno de los más modernos y eficientes de Brasil. Sin
embargo, la alta elección de vehículos particulares por parte de los
ciudadanos evidencia problemas en el sistema existente, el cual
[19] algunos analistas creen saturado. Muchos apuntan la necesidad de
que se introduzca un sistema más veloz y confortable, como el
metro. El sistema de autobuses está compuesto por modernas
[22] terminales estratégicamente localizadas en los principales barrios
de la ciudad, que están conectadas entre sí por carriles exclusivos
para autobuses expresos.
[25] Además de la conexión por autobús expreso, las
terminales están provistas de autobuses alimentadores, que
componen la ramificación secundaria de este sistema de transporte
[28] de masas. Además, otra categoría de autobuses expresos (los
llamados ligeirinhos) proporciona un rápido intercambio de
pasajeros entre una terminal y otra, pues sus trayectos carecen de
[31] paradas intermedias.
Complementando la red de autobuses, la ciudad tiene una
razonable red de ciclovías que, básicamente, conecta los parques
[34] y lugares públicos de la ciudad. Hay una estimación de que esta red
cuenta con alrededor de 120 km de ciclo-rutas, de acuerdo con el
Instituto de Urbanismo de Curitiba (IPPUC).
Internet: (con adaptaciones).
De acuerdo con las ideas del texto, juzgue lo ítem siguiente.
Algunos especialistas en transporte sugieren que el sistema de autobuses de Curitiba sea sustituido por el metro.
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UECE) Relacione, corretamente, os tipos celulares apresentados com suas respectivas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Células eucariontes
2. Células procariontes
( ) Apresentam cromossomos que não são separados do citoplasma por membrana.
( ) Não apresentam membranas internas no citoplasma. invaginação da membrana plasmática é motivo de controvérsia entre pesquisadores.
( ) Por serem células mais complexas, apresentam tamanho maior.
( ) Apresentam uma complexa rede de tubos e fi lamentos que defi ne sua forma e permite a realização de movimentos.
A sequência correta, de cima para baixo, é: