Explicaê

01

Leia o texto a seguir:

 

A cidade de Pompéia, uma cidade no sul da Itália, servia como local de férias e descanso para aqueles que fugiam da agitação de Roma, quando, em 79 d.C., uma erupção do vulcão Vesúvio provocou a morte e o sepultamento de grande parte da população. [...]

As ruínas de Pompéia revelam [...] muitos aspectos da vida cotidiana dos romanos antigos. A ornamentação das casas é muitas vezes riquíssima. A beleza das pinturas nas paredes (afrescos), elaboradas com cores vivas e representando cenas mitológicas, dos pisos caprichosamente feitos de mosaico, das estátuas e dos jardins causa a seus visitantes um deslumbramento inesquecível.

As casas da classe alta de Pompéia dão-nos a idéia do luxo em que viviam seus moradores. Mostram também recursos ‘modernos’ de que dispunham os habitantes privilegiados da cidade: encanamentos de chumbo, janelas com vidraças, pisos de mármore e móveis luxuosos.  [...].

 

FERREIRA, Olavo Leonel. Visita a Roma antiga. São Paulo: Moderna, 2003. p. 94-98.(Fragmento)

 

 

a) Qual a importância das ruínas de Pompéia para o trabalho dos historiadores?



b) Identifique quais características e elementos da vida cotidiana dos romanos antigos que estão evidenciadas nas ruínas de Pompéia.