Porque todos confessamos não se poder viver sem alguns escravos, que busquem a lenha e a água, e façam cada dia o pão que se come, e outros serviços que não são possíveis poderem-se fazer pelos Irmãos Jesuítas, máxime sendo tão poucos, que seria necessário deixar as confissões e tudo mais. Parece-me que a Companhia de Jesus deve ter e adquirir escravos, justamente, por meios que as Constituições permitem, quando puder para nossos colégios e casas de meninos.
LEITE, S. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1938 (adaptado).
O texto explicita premissas da expansão ultramarina portuguesa ao buscar justificar a
Questões relacionadas
- Química | 2.5 Oxirredução
Importantes fenômenos naturais e tecnológicos estão associados à ocorrência de fenômenos químicos. A seguir, são dados exemplos de reações químicas.
(a) SO2(g) + O2(g) -> SO3(g)
(b) H2S + Br2 + H2O -> H2SO4 + HBr
Considerando as reações químicas dadas, julgue as afirmações a seguir:
I. Ambas são exemplos de reações de oxidação e redução.
II. A reação (a) está envolvida no processo de formação da chuva ácida.
III. Na reação (b), a molécula de bromo é o agente redutor.
Marque a alternativa CORRETA:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
Texto base: Leia o trecho de uma carta de leitor, presente no romance Capitães da Areia, de Jorge Amado. Carta de uma Mãe, Costureira, à Redação do Jornal da Tarde Sr. Redator: Desculpe os erros e a letra pois não sou costumeira nestas coisas de escrever e se hoje venho a vossa presença é para botar os pontos nos ii. Vi no jornal uma notícia sobre os furtos dos "Capitães da Areia" e logo depois veio a polícia e disse que ia perseguir eles e então o doutor dos menores veio com uma conversa dizendo que era uma pena que eles não se emendavam no reformatório para onde ele mandava os pobres. É pra falar no tal do reformatório que eu escrevo estas mal traçadas linhas. [...] Se o senhor quiser ver uma coisa de cortar o coração vá lá. Também se quiser pode conversar com o Padre José Pedro, que foi capelão de lá e viu tudo isso. Ele também pode contar e com melhores palavras que eu não tenho. (Maria Ricardina, costureira) (publicada na quinta página do Jornal da Tarde, entre anúncios, sem clichês e sem comentários) AMADO, Jorge. Capitães da Areia. Disponível em: <www.culturabrasil.org/zip/capitaesdeareia.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2018. Adaptado.
Enunciado:
As cartas de leitores seguem um padrão de linguagem e de estrutura bem característico. No entanto, podem ser modificadas de acordo com o contexto de produção e recepção do texto. O que diferencia a carta da leitora Maria Ricardina do padrão desse gênero textual é:
- Química
Os gráficos ilustram a atividade catalítica de enzimas em função da temperatura e do pH.
A pepsina é uma enzima presente no suco gástrico, que catalisa a hidrólise de proteínas, como a albumina, constituinte da clara do ovo.
Em um experimento foram utilizados cinco tubos de ensaio contendo quantidades iguais de clara de ovo cozida e quantidades iguais de pepsina. A esses tubos, mantidos em diferentes temperaturas, foram acrescentados iguais volumes de diferentes soluções aquosas.
Assinale a alternativa que indica corretamente qual tubo de ensaio teve a albumina transformada mais rapidamente.
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UPE) No dia 29 de maio de 1919, uma equipe de astrônomos ingleses visitou a cidade de Sobral, no Ceará, na tentativa de comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, publicada em 1915. O objetivo da comitiva era verificar se a luz que vinha de uma estrela sofreria algum desvio ao passar nas proximidades do Sol. Nessa teoria, movimentos sob a ação de campos gravitacionais são compreendidos como movimentos em um espaço curvo, conforme mostra a figura a seguir. Nela ilustramos como a massa do Sol muda a nossa percepção da posição de uma estrela. Que tipo de instrumento óptico representa, de forma mais precisa, a função da massa do Sol na alteração do caminho da luz?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: Leia o trecho sobre a OIT para responder à questão. [...] Naquela época, muita gente arregaçou as mangas e começou a discutir como fazer para que as crianças não perdessem a infância no trabalho. Era a preocupação da OIT quando iniciou o Programa de Eliminação do Trabalho Infantil, no Brasil. Muita coisa aconteceu desde então. Muitos setores da sociedade se organizaram para acabar com o trabalho precoce. Foi criado um Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que lutou muito contra ele. E o governo passou a olhar para essas crianças e a aplicar soluções parciais como a bolsa-escola, para melhorar sua vida. Mesmo assim ainda é pouco [...] AZEVEDO, Jô. HUZAK, Iolanda, PORTO, Cristina. Serafina e a criança que trabalha. 13 ed. São Paulo: Ática. 2007, p. 14.
Enunciado:
Explique a importância da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o combate ao trabalho infantil.