A figura abaixo mostra as ilhas de Anhatomirim e Ratones, onde VC, é o vetor velocidade da corrente marítima em relação ao fundo do mar. Um pescador precisa ir da Ilha de Ratones até a Ilha de Anhatomirim de barco, em linha reta (trajetória tracejada).
O módulo da velocidade de seu barco, em relação à correnteza VB, é igual ao módulo de VC. Para realizar tal travessia, o pescador deve orientar seu barco de modo que o vetor VB seja:
Questões relacionadas
- Biologia | 03. Bioquímica
(Unime) A anemia falciforme é comum em populações africanas que apresentam maior resistência ao parasita da malária — o plasmódio, transmitido pelas fêmeas de mosquito do gênero Anopheles. O sangue dessas pessoas tem uma forma variante de hemoglobina — a hemoglobina S, possuindo genótipo HbS/HbS. Pessoas sadias, que não apresentam a doença, nem são portadoras do alelo mutante, são homozigotas HbA/HbA.
A análise das informações apresentadas, considerando-se o contexto genético e evolutivo, permite afirmar corretamente:
- Química | 3.8 Bioquímica
Atente para o que se afirma a respeito das vitaminas.
I. As vitaminas hidrossolúveis são aquelas que se dissolvem bem em água, característica decorrente da presença de grupos hidrófilos na molécula.
II. As vitaminas lipossolúveis se dissolvem bem em óleos e gorduras, o que decorre da predominância da parte hidrocarbônica nas suas moléculas.
III. A vitamina C é lipossolúvel porque apresenta vários grupos hidrófilos, e a vitamina A é hidrossolúvel, pois possui uma longa cadeia carbônica hidrófoba.
IV. Se ingeridas além da quantidade necessária, as vitaminas hidrossolúveis tendem a ser eliminadas na urina, assim como ocorre com as lipossolúveis que também são facilmente excretadas pelo organismo.
V. O excesso de vitamina A pode causar uma hipervitaminose caracterizada por danos ao fígado, aos rins e aos ossos.
Está correto o que se afirma somente em
- Física | B. Resistores
Analisando os circuitos abaixo podemos afirmar que os circuitos elétricos idênticos entre os contatos ae b são:
- História | 6.08 Imperialismo
Comparando as duas pinturas de Gèrome, no contexto da expansão imperialista do século XIX, a visão europeia do Outro associava-se a uma subjetividade:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Qual é a pessoa que vocês mais admiram? Por quê?
b) O que essa pessoa faz para que vocês a admirem tanto?
2. Segundo passo
2.1. Professor, peça aos alunos que escrevam no quadro nomes que eles admiram.
Personagem
Na música
Na escola
Na família
2.2. Reflita com os alunos.
Existem pessoas que, com suas atitudes, vão se tornando importantes para nossa vida.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o jogador Neymar.
Leia para os alunos o texto que fala sobre o jogador Neymar.
Na correria do dia a dia, seria fácil pensar nos próprios problemas, esquecer as mazelas do mundo e tocar a vida sem grandes preocupações, certo? Mas isso não se aplica a alguns famosos que gostam de reservar parte do seu tempo para fazer boas ações e ajudar quem precisa. Craque no campo, Neymar também bate um bolão quando o assunto é ajudar ao próximo. Em 2014, ele inaugurou o "Instituto Projeto Neymar Jr.” no litoral de São Paulo. Sempre que tem oportunidade, o atacante da seleção brasileira fala sobre o complexo esportivo que oferece salas para alfabetização em inglês e espanhol, salas de leitura, cinema, informática e de cursos profissionalizantes. Isso tudo sem contar o espaço médico e odontológico.
Disponível em:<http://www.purepeople.com.br/noticia/confira-cinco-famosos-que-dao-um-show-de-solidariedade-com-boas-acoes_a81988/1> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3.2. Peça aos alunos que respondam às perguntas de acordo com o texto:
a) O que algumas pessoas famosas fazem além do trabalho que exercem?
b) O que vocês pensam sobre as atitudes dessas pessoas?
3.3. a) Peça aos alunos que sublinhem no texto o que o jogador Neymar faz para ajudar ao próximo.
b) O que vocês acham da atitude do Neymar?
c) Neymar é uma pessoa que vocês admiram? Por quê?