Comparando as duas pinturas de Gèrome, no contexto da expansão imperialista do século XIX, a visão europeia do Outro associava-se a uma subjetividade:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(Uesc) A economia provém da vida fotossintética e do sol. Os fotossintetizadores utilizam a radiação solar para produzir a fria moeda em espécie da biosfera. O calor se dissipa e a energia degradada perde-se no espaço, à medida que a riqueza primitiva se acumula. Bactérias fotossintéticas coloridas, protoctistas e plantas do mundo inteiro produzem e “poupam”. Ao comê-los, os consumidores podem “gastar” em atividades metabólicas a energia fotossintética acumulada, ou armazená-la anabolicamente em seus tecidos herbívoros ou predadores. Ao contrário do organismo, que come e expele excrementos, a biosfera é fechada em si mesma. Sua matéria-prima é limitada. Quimicamente transformada, ela é usada repetidas vezes, mas nunca se esgota. O suntuoso excesso de compostos comestíveis e usáveis que a fotossíntese produz leva aos carniceiros e predadores, organismos que matam e comem ou limpam para sobreviver e crescer. (MARGULIS, 2002, p. 210-211).
A respeito do fluxo gerado a partir da energia solar e mantenedor da vida presente no planeta, pode-se afirmar:
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
Grandes quantidades de enxofre são lançadas na atmosfera diariamente, na forma de dióxido de enxofre 2 ( SO2 ), como decorrência de atividades industriais e de queima de combustíveis fósseis.
Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Charge
Leia a charge para responder a questão. Disponível em: <http://www.novacharges.wordespress.com.br>. Acesso em: 11 set. 2013.
O garoto classifica o sujeito da oração como “um Mané”. Nesta classificação, consiste a ironia da charge. A palavra Mané poderia ser substituída neste contexto pelo adjetivo
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
De um lado, ancorados pela prática médica europeia, por outro, pela terapêutica indígena, com seu amplo uso da flora nativa, os jesuítas foram os reais iniciadores do exercício de uma medicina híbrida que se tomou marca do Brasil colonial. Alguns religiosos vinham de Portugal já versados nas artes de curar, mas a maioria aprendeu na prática diária as funções que deveriam ser atribuidas a um físico, cirurgião, barbeiro ou boticário.
GURGEL, C. Doenças e curas: o Brasil nos primeiros séculos. São Paulo: Contexto 2010, (adaptado).
Conforme o texto, o que caracteriza a construção da prática medicinal descrita é a e adoção de rituais místicos.
- Matemática | 3.6 Exponencial
A pedido do seu orientador, um bolsista de um laboratório de biologia construiu o gráfico a seguir a partir dos dados obtidos no monitoramento do crescimento de uma cultura de micro-organismos.
Analisando o gráfico, o bolsista informou ao orientador que a cultura crescia segundo o modelo matemático, com t em horas e N em milhares de micro-organismos.
Para constatar que o modelo matemático apresentado pelo bolsista estava correto, o orientador coletou novos dados com t = 4 horas e t = 8 horas.
Para que o modelo construído pelo bolsista esteja correto, nesse período, o orientador deve ter obtido um aumento na quantidade de micro-organismos de: