Enfim, no estado positivo, o espírito humano, reconhecendo a impossibilidade de obter noções absolutas, renuncia a procurar a origem e o destino do universo, a conhecer as causas íntimas dos fenômenos, para preocupar-se unicamente em descobrir, graças ao uso bem combinado do raciocínio e da observação, suas leis efetivas, a saber, suas relações invariáveis de sucessão e de similitude. A explicação dos fatos, reduzida então a seus termos reais, se resume de agora em diante na ligação estabelecida entre os diversos fenômenos particulares e alguns fatos gerais, cujo número o progresso da ciência tende cada vez mais a diminuir.
COMTE, A. Curso de filosofia positiva. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
Segundo Comte, o estado positivo é o definitivo, uma vez que, nele, os indivíduos substituíram as especulações pelo(a)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Leia o trecho a seguir, parte final do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis:
[...]
Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: — Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
FIM.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.
A conclusão a que o narrador chega, a respeito de não ter tido filhos, sugere.
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UFPR) Louco por um saleiro, sal foi uma das primeiras palavras que o garoto aprendeu a falar, antes de completar 1 ano de idade. Quando conseguiu caminhar com as próprias pernas, passou a revirar os armários da cozinha em busca de tudo que fosse salgado e, sempre que podia, atacava o saleiro. Aos 3 anos e meio, por causa da suspeita de puberdade precoce, o menino foi internado num hospital.
(Fonte: Christante, L. Sede de sal. Revista Unesp Ciência, n.17, 2011.)
O apetite por sal da criança, cujo relato tornou-se clássico na história da Medicina, era causado por um desequilíbrio endócrino. Após a sua morte, descobriu-se que a criança apresentava uma deficiência na produção de:
- Sociologia - Fundamental | 5. Trabalho
Leia no trecho a seguir a definição sobre um sistema de produção e responda a questão.
Sistema direcionado à produção em massa de produtos padronizados em que o trabalhador desempenhava apenas uma única tarefa que requeria pouca perícia. A máquina sobrepunha-se ao trabalhador individual, visto que nunca se cansava, nunca adoecia e não tinha que parar para se alimentar. Desta maneira era possível aumentar a produção.
http://revistacomarte02.blogspot.com/2009/11/qual-e-sua-participacao.html
Identifique o sistema de produção a que se refere o trecho anterior.
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
A imagem a seguir, de Eadweard Muybridge, corresponde às primeiras experiências fotográficas de registro e estudo do movimento, que, colocadas em sequência e projetadas, poderiam simular os passos da dança com precisão. Apresente essa imagem aos alunos e outras referências similares. Há muitas foto-sequências de Muybridge registrando caminhadas, corridas, exercícios tanto com pessoas quanto com animais.
Materiais
- Projetor para exibição de imagens
- Imagens sugeridas no link abaixo
- Máquina fotográfica (se possível)
MUYBRIDGE, Eadweard. Estudos de mulher dançando, 1887,.
Disponível em: <http://whyart.pl/wp-content/uploads/2014/04/Dancing.jpg>.Acesso em: 23 mar. 2015.
Procedimentos
A atividade consiste nas seguintes etapas.1.º Apreciação das imagens sugeridas.
2.º Após a apreciação das imagens, separe os alunos em grupos. Cada grupo deve pensar em um movimento simples para representá-lo nos moldes do registro de Muybridge. Faça perguntas para que eles consigam compreender a sua proposta de trabalho.
Exemplo: como ele seria desmembrado quadro a quadro? Quando levantamos, há um movimento dos pés, depois dos joelhos e finalmente do quadril?
Cada aluno do grupo representaria uma fração do que seria a totalidade de um movimento específico.
Deixe-os fazerem as experimentações sugeridas.
1º. 3º Logo após o trabalho inicial, o grupo apresentaria aos colegas, com o próprio corpo, de maneira estática, cada etapa do movimento.
2º. 4º Fotografe os alunos no procedimento para depois montarem as sequências de movimentos criadas por vocês.
3º. 5º Os demais colegas que assistem à apresentação de cada etapa do movimento, representado de maneira estática e separadamente, deverão ser capazes de descrever do que se trata a ação completa.
4º. 6.º Discutir com os alunos as dificuldades e desafios enfrentados.
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uneb) O ovo, por décadas, permaneceu à margem daquilo que é considerado um cardápio saudável. A má reputação parecia ter motivo. Afinal, o ovo era encarado como um poço de colesterol. A absolvição veio quando cientistas descobriram um composto especial entre os seus constituíntes: a lecitina. Trata-se de um emulsificante natural de gordura, que inibe a absorção do colesterol no intestino. Como a gema é rica em colesterol, recomenda-se não exagerar todo dia, especialmente se a dieta já for constituída de carne, leite e queijos gordurosos. Os benefícios vão desde a presença de colina, de lecitina e de carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, que são antioxidantes. (BIERNATH, 2012, p. 37).
Considerando-se as implicações decorrentes de uma dieta alimentar rica em colesterol e as consequências em relação ao bom funcionamento das funções orgânicas, é correto afirmar: