O Sirius é um acelerador de partículas de 4ª geração, o segundo do mundo nessa categoria e o primeiro em todo o Hemisfério Sul. O complexo demorou quatro anos para ficar pronto e tem, basicamente, duas edificações, uma dentro da outra.
Já no projeto da estrutura, um dos principais aspectos considerados foi a necessidade de manter o imóvel o mais estável possível – especialmente na área em que o acelerador de partículas está instalado. Isso porque mesmo vibrações mínimas podem interferir no processo – afinal, ele trafega a 600 voltas por segundo na estrutura, que tem 520 m de circunferência.
Disponível em: https://olhardigital.com.br. Acesso em: 29 jun. 2020.
A velocidade média, em km/h, de uma partícula no interior do Sirius é de, aproximadamente,
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.02 Conto
Texto base: Leia o cartaz.
Disponível em: <http://oticslins.blogspot.com.br/2013/05/campanha-de-solidariedade.html/.>. Acesso em: 28 set. 2014.
O cartaz foi criado para
- Arte - Fundamental | 05.1. Sombra e simetria
MATERIAIS - Lápis HB, 2B,4B,6B - Esfuminho - Papel ofício - Xerox colorido do detalhe da obra que vai ser trabalhada - Xerox preto e branco do detalhe da obra que vai ser trabalhada - Tinta guache nas cores vermelho, amarelo e laranja - Pincel - Recipiente para água - Giz escolar branco - Carvão PROCEDIMENTOS - O professor deverá orientar e exemplificar aos alunos como se pode utilizar a noção de claro-escuro em um trabalho demonstrando algumas imagens desta técnica aos alunos, como também exemplificar em sala de aula, como a luz incide nos objetos, revelando áreas de grande luminosidade e áreas de sombra. - Peça aos alunos para exercitar noções de luz e sombra em folhas de ofício, utilizando lápis grafite HB, 2B, 4B e 6B., esfuminho, fazendo estudos de degradação de cor , em exercícios rápidos, com formas simples como esferas e cubos por exemplo. - Poderia experimentar o carvão nas áreas de sombras. - O professor poderá falar um pouco com os alunos sobre o “Chiaroscuro” (palavra italiana para “luz e sombra” ou, mais literalmente “claro-Escuro”).è uma das estratégias inovadoras da pintura de Leonardo da Vinci, pintor renascentista do século XV , junto ao sfumato. - Mais informações sobre o Chiaroscuro . Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chiaroscuro - O Chiaroscuro, se define pelo contraste entre luz e sombra na representação de um objeto. Também chamado de perspectiva tonal. A técnica exige um conhecimento de perspectiva, do efeito físico da luz em superfícies e das sombras, da tinta e de sua matização. O Chiaroscuro define os objetos representados sem usar linhas de contorno, mas apenas pelo contraste entre as cores do objeto e do fundo. Faz parte de uma idealização que inclui a experiência da pintura contrariando, de certo modo, a linearidade que caracteriza a pintura do Renascimento- os personagens de Leonardo da Vinci existem em um espaço primariamente definido pela luz, em oposição a uma estrutura definida a partir da perspectiva na qual corpos e objetos são apenas distribuídos individualmente. - Em seguida, o professor poderá escolher uma reprodução de desenho ou obra de um artista que trabalhe com o claro-escuro, que seja de sua preferência. Sugestão da obra “ Virgem dos Rochedos “de Leonardo da Vinci
Fonte: http://artesimortaisdjkdmp.blogspot.com.br/2011/11/virgem-dos-rochedos-versao-de-londres.html - Trabalhar somente com um detalhe da obra
Fonte:http://www.interconect.com.br/clientes/Backup_pontes/biografia/vinci.htm - O professor deverá tirar um xerox colorido do detalhe da obra que vai ser trabalhada e entregar para cada grupo. - O professor deverá tirar um xerox em preto e branco do detalhe da obra acima e entregar para os alunos. - Organizar a sala em mesas de quatro alunos e em cada uma colocar uma cor de tinta guache. - As cores utilizadas foram o vermelho, amarelo e laranja por permitirem certa transparência da imagem no xerox. Cores mais opacas não permite que os alunos consigam identificar as áreas de luz e sombra do desenho. - Instruir os alunos para pintarem o fundo da imagem utilizando uma única cor. Tampar toda a extensão do xerox . - Colocar para secar. - Com o fundo todo pintado, a tinta guache permitiu uma transparência que ainda possibilita ver o desenho de Leonardo da Vinci. - Orientar os alunos para colorir com giz de quadro branco, apenas as áreas de luminosidade do trabalho. Assim, trabalha-se também a percepção dos volumes do rosto em relação à incidência da luz. - Logo após, entregar o carvão para cada aluno para que preencham as áreas de sombra. Onde no desenho do fundo se observa o cinza e o preto, utiliza-se o carvão nestas áreas, fazendo a sobreposição. - É interessante observar que mesmo sobrepondo-se a um xerox de uma mesma imagem, os alunos alteram as expressões faciais. - Expor os trabalhos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14264
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Duas crianças do grupo ganharam 1 ponto.
Quais são elas?
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Considere um paralelepípedo retângulo, cujas arestas têm comprimento 6 cm, 8 cm e 10 cm, e um triângulo cujos vértices são os centros (intersecção das diagonais) de três faces de dimensões distintas, como ilustra a figura a seguir.
O perímetro P desse triângulo é tal que
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
Em geral, os cromossomos sexuais de mamíferos fêmeas consistem de um par de cromossomos X. Machos possuem um cromossomo X e um cromossomo sexual que não é encontrado em fêmeas: o cromossomo Y.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao sistema XY de determinação sexual de mamíferos.
( ) Os genes ligados ao cromossomo X são os que apresentam como função a diferenciação sexual.
( ) Os cromossomos X e Y pareiam durante a meiose.
( ) A inativação de um dos cromossomos X em fêmeas permite o mecanismo de compensação de dose.
( ) Fenótipos recessivos ligados ao X são mais frequentes em fêmeas que em machos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: