MATERIAIS - Lápis HB, 2B,4B,6B - Esfuminho - Papel ofício - Xerox colorido do detalhe da obra que vai ser trabalhada - Xerox preto e branco do detalhe da obra que vai ser trabalhada - Tinta guache nas cores vermelho, amarelo e laranja - Pincel - Recipiente para água - Giz escolar branco - Carvão PROCEDIMENTOS - O professor deverá orientar e exemplificar aos alunos como se pode utilizar a noção de claro-escuro em um trabalho demonstrando algumas imagens desta técnica aos alunos, como também exemplificar em sala de aula, como a luz incide nos objetos, revelando áreas de grande luminosidade e áreas de sombra. - Peça aos alunos para exercitar noções de luz e sombra em folhas de ofício, utilizando lápis grafite HB, 2B, 4B e 6B., esfuminho, fazendo estudos de degradação de cor , em exercícios rápidos, com formas simples como esferas e cubos por exemplo. - Poderia experimentar o carvão nas áreas de sombras. - O professor poderá falar um pouco com os alunos sobre o “Chiaroscuro” (palavra italiana para “luz e sombra” ou, mais literalmente “claro-Escuro”).è uma das estratégias inovadoras da pintura de Leonardo da Vinci, pintor renascentista do século XV , junto ao sfumato. - Mais informações sobre o Chiaroscuro . Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chiaroscuro - O Chiaroscuro, se define pelo contraste entre luz e sombra na representação de um objeto. Também chamado de perspectiva tonal. A técnica exige um conhecimento de perspectiva, do efeito físico da luz em superfícies e das sombras, da tinta e de sua matização. O Chiaroscuro define os objetos representados sem usar linhas de contorno, mas apenas pelo contraste entre as cores do objeto e do fundo. Faz parte de uma idealização que inclui a experiência da pintura contrariando, de certo modo, a linearidade que caracteriza a pintura do Renascimento- os personagens de Leonardo da Vinci existem em um espaço primariamente definido pela luz, em oposição a uma estrutura definida a partir da perspectiva na qual corpos e objetos são apenas distribuídos individualmente. - Em seguida, o professor poderá escolher uma reprodução de desenho ou obra de um artista que trabalhe com o claro-escuro, que seja de sua preferência. Sugestão da obra “ Virgem dos Rochedos “de Leonardo da Vinci
Fonte: http://artesimortaisdjkdmp.blogspot.com.br/2011/11/virgem-dos-rochedos-versao-de-londres.html - Trabalhar somente com um detalhe da obra
Fonte:http://www.interconect.com.br/clientes/Backup_pontes/biografia/vinci.htm - O professor deverá tirar um xerox colorido do detalhe da obra que vai ser trabalhada e entregar para cada grupo. - O professor deverá tirar um xerox em preto e branco do detalhe da obra acima e entregar para os alunos. - Organizar a sala em mesas de quatro alunos e em cada uma colocar uma cor de tinta guache. - As cores utilizadas foram o vermelho, amarelo e laranja por permitirem certa transparência da imagem no xerox. Cores mais opacas não permite que os alunos consigam identificar as áreas de luz e sombra do desenho. - Instruir os alunos para pintarem o fundo da imagem utilizando uma única cor. Tampar toda a extensão do xerox . - Colocar para secar. - Com o fundo todo pintado, a tinta guache permitiu uma transparência que ainda possibilita ver o desenho de Leonardo da Vinci. - Orientar os alunos para colorir com giz de quadro branco, apenas as áreas de luminosidade do trabalho. Assim, trabalha-se também a percepção dos volumes do rosto em relação à incidência da luz. - Logo após, entregar o carvão para cada aluno para que preencham as áreas de sombra. Onde no desenho do fundo se observa o cinza e o preto, utiliza-se o carvão nestas áreas, fazendo a sobreposição. - É interessante observar que mesmo sobrepondo-se a um xerox de uma mesma imagem, os alunos alteram as expressões faciais. - Expor os trabalhos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14264