TEXTO I
Nas cartas aeronáuticas, as aerovias são marcadas com os nomes, rumo magnético (orientação pela bússola) de cada sentido e altitude mínima que o avião deve seguir. Um avião que voa de Brasília a Goiânia, por exemplo, deve pegar a aerovia W10.
Disponível em: https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br. Acesso em: 26 jan. 2019.
TEXTO II
Disponível em: http://www.ecoturismoaventura.com.br. Acesso em: 26 jan. 2019.
No trajeto mencionado entre as duas cidades no texto, o piloto
Questões relacionadas
- Biologia
Alguns vírus têm sido usados em lavouras de soja como um agente de controle biológico específico contra lagartas. Recentemente foram identificadas as proteínas produzidas por esses vírus e os genes realmente ativos durante a infecção desses insetos.
Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br> Acesso em: 15 ago. 2014
(Adaptado).
A identificação desses genes constitui uma importante ferramenta para a:
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
A adição de um soluto à água altera a temperatura de ebulição desse solvente. Para quantificar essa variação em função da concentração e da natureza do soluto, foram feitos experimentos, cujos resultados são apresentados abaixo. Analisando a tabela, observa-se que a variação de temperatura de ebulição é função da concentração de moléculas ou íons de soluto dispersos na solução.
Volume
de
água
(L)
Soluto
Quantidade de
matéria de
soluto
(mol)
Temperatura
de
ebulição
(°C)
1
-
-
100,00
1
NaCℓ
0,5
100,50
1
NaCℓ
1,0
101,00
1
sacarose
0,5
100,25
1
CaCℓ 2
0,5
100,75
Dois novos experimentos foram realizados, adicionando-se 1,0 mol de Na2SO4 a 1 L de água (experimento A) e 1,0 mol de glicose a 0,5 L de água (experimento B). Considere que os resultados desses novos experimentos tenham sido consistentes com os experimentos descritos na tabela. Assim sendo, as temperaturas de ebulição da água, em °C, nas soluções dos experimentos A e B, foram, respectivamente, de
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(CPS) A calagem é um processo usado para preparar o solo para a agricultura. Tem a finalidade de diminuir a acidez do solo, fornecendo suprimento de cálcio e magnésio para as plantas. Nesse processo, pode-se usar calcário, no qual o principal componente e o carbonato de cálcio, CaCO3.
Sobre as informações fornecidas é correto afirmar que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
POR QUE MENINOS USAM ROUPA AZUL E MENINAS, ROSA?
CLARICE REICHSTUL
COLUNISTA DA FOLHA
Até o século 19, as roupas infantis geralmente eram brancas, afinal poderiam ser usadas por todos os filhos da família e resistiam a diversas lavagens. E as roupas eram poucas e caras. Mesmo o corte costumava ser unissex, meninos e meninas de até quatro anos usavam vestidos, cabelos compridos e sapatos do estilo boneca.
Nos Estados Unidos, era costume a associação de rosa para meninos e azul para meninas. Dizia-se que a cor rosa era mais forte e a azul, delicada. Por volta da 2ª Guerra Mundial, a moda de usar as cores para marcar diferença entre meninos e meninas pegou e, curiosamente, se inverteu. O interessante é que adotamos um costume dos norte-americanos que nos custa mais caro. Afinal, se em uma família o primeiro filho é menino, compra-se enxoval azul, e, se nasce uma menina depois, lá se vão os pais gastar com enxoval rosa.
Depois dos quatro anos, a criança começa a escolher a roupa. Mas é justo nesse primeiro período da infância que se estabelece essa separação que levamos para o resto da vida, com os carimbos rosa-menina e azul-menino. Nos anos 1960 e 1970, houve uma rebelião contra essa divisão e passou a valer uma moda infantil unissex, roupas que serviam para meninos e meninas. Mas, em meados da década de 1980, o jogo mudou de novo.
Acho que podemos nos inspirar na revolução dos anos 1960 e 1970 e exigir mais roupas unissex, de criança mesmo, coloridas, mas sem essa preocupação tão grande com o que é de menino e o que é de menina, não? Roupa boa de brincar, correr, pular. Menos regras desnecessárias nas nossas vidas, por favor! Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1094761-por-que-meninos-usam-roupa-azul-e-meninas-rosa.shtml. Acesso em: 28 maio 2012.
a) Como a autora da reportagem acha que deveriam ser as roupas das crianças?
b) Você concorda com ela? Explique seu ponto de vista.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos se eles já ouviram falar em agricultura familiar. Caso afirmativo, pergunte o que eles sabem a respeito.
1.2. Explique aos alunos que “A agricultura familiar é grandiosa. Ela é responsável por grande parte de toda produção mundial de alimentos, segundo dados da Organização das Nações Unidas, ONU. A Organização também estima que são mais de 500 milhões de produtores rurais dedicados à agricultura familiar em todo o mundo, o que corresponde a 90% de todas as propriedades agrícolas do planeta”. “No Brasil, 84,4% dos estabelecimentos rurais do país são de agricultores familiares. Respondendo por 38% da renda bruta gerada no meio rural. São 12,3 milhões de pessoas trabalhando na agricultura familiar que ocupa 74,4% do pessoal que trabalha no campo. Minas Gerais é o segundo maior estado brasileiro com o maior número de estabelecimentos familiares do país, de acordo com dados do último Censo Agropecuário”.
Disponível em: <http://www.revistacaravelas.com.br/2018/04/05/belo-horizonte-recebe-a-12a-edicao-da-agriminas-a-maior-feira-da-agricultura-familiar-do-pais/>. Acesso em: 4 mai. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, explique aos alunos que eles conhecerão a Agriminas.
2.2. Solicite aos alunos que façam a leitura do texto e marquem informações que:
a) Reconhecem a convivência colaborativa como elementos da inclusão social.
b) Identifiquem ações empreendedoras e éticas.
A Agriminas é realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, Fetaemg que disponibiliza hospedagem e alimentação gratuitamente para todos os expositores. Os agricultores familiares não têm nenhum custo para expor na Feira. “A Agriminas é uma das principais vitrines de exposição da Agricultura Familiar em Minas Gerais e tornou-se referência na valorização da produção do campo, na geração de negócios para o setor e capacitação para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e indígenas”, ressalta Vilson Luiz da Silva, presidente da Fetaemg e idealizador do evento. A Fetaemg prioriza agricultores que estejam organizados em cooperativa e/ou associações e que utilizam sistemas de produção orgânicos, beneficiando um maior número possível de famílias.
Em 12 anos de história, a Agriminas já recebeu mais de 570 mil visitantes, gerando cerca de R$ 34 milhões em negócios durante o evento e pós-evento. A feira mobilizou mais de 45 mil agricultores familiares envolvidos de forma direta e indireta, cooperativas e associações. Mas, por trás de tantos números, estão histórias de vida.
Participando da Feira pela 10ª vez, a agricultora Zilmar Rosa dos Santos é conhecida pelos visitantes da Agriminas pela famosa tapioca que produz. “As tapiocas fazem o maior sucesso na feira, sempre levo porque a venda é garantida”, conta Zilmar que é uma das associadas da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Almenara, APRA. A agricultora conta ainda que a Feira é uma importante vitrine para os agricultores familiares. “A Agriminas valoriza a força feminina que vem do campo, é a valorização da agricultura familiar.
Disponível em: <http://www.revistacaravelas.com.br/2018/04/05/belo-horizonte-recebe-a-12a-edicao-da-agriminas-a-maior-feira-da-agricultura-familiar-do-pais/>. Acesso em: 4 mai. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos alunos que leiam o trecho sobre a Agriminas e estabeleçam uma relação entre consciência social / ação social e as informações sobre o trabalho da feira.
E a Agriminas cumpre um importante papel ligando produtores e consumidores. “A Feira é uma vitrine porque ela é um elo entre quem produz com quem quer vender e comprar. Ela amplia as redes de distribuição dos produtos, promove o contato dos agricultores familiares com as novidades tecnológicas. E, o principal, aumenta a rede de negócios dos produtores e os mercados”, destaca Vilson Luiz. A Agriminas também tem caráter formativo, pois os expositores participam de palestras e oficinas durante os cinco dias de evento.
Disponível em: <http://www.revistacaravelas.com.br/2018/04/05/belo-horizonte-recebe-a-12a-edicao-da-agriminas-a-maior-feira-da-agricultura-familiar-do-pais/>. Acesso em: 4 mai. 2018. [Fragmento]