Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos se eles já ouviram falar em agricultura familiar. Caso afirmativo, pergunte o que eles sabem a respeito.
1.2. Explique aos alunos que “A agricultura familiar é grandiosa. Ela é responsável por grande parte de toda produção mundial de alimentos, segundo dados da Organização das Nações Unidas, ONU. A Organização também estima que são mais de 500 milhões de produtores rurais dedicados à agricultura familiar em todo o mundo, o que corresponde a 90% de todas as propriedades agrícolas do planeta”. “No Brasil, 84,4% dos estabelecimentos rurais do país são de agricultores familiares. Respondendo por 38% da renda bruta gerada no meio rural. São 12,3 milhões de pessoas trabalhando na agricultura familiar que ocupa 74,4% do pessoal que trabalha no campo. Minas Gerais é o segundo maior estado brasileiro com o maior número de estabelecimentos familiares do país, de acordo com dados do último Censo Agropecuário”.
Disponível em: <http://www.revistacaravelas.com.br/2018/04/05/belo-horizonte-recebe-a-12a-edicao-da-agriminas-a-maior-feira-da-agricultura-familiar-do-pais/>. Acesso em: 4 mai. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, explique aos alunos que eles conhecerão a Agriminas.
2.2. Solicite aos alunos que façam a leitura do texto e marquem informações que:
a) Reconhecem a convivência colaborativa como elementos da inclusão social.
b) Identifiquem ações empreendedoras e éticas.
A Agriminas é realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, Fetaemg que disponibiliza hospedagem e alimentação gratuitamente para todos os expositores. Os agricultores familiares não têm nenhum custo para expor na Feira. “A Agriminas é uma das principais vitrines de exposição da Agricultura Familiar em Minas Gerais e tornou-se referência na valorização da produção do campo, na geração de negócios para o setor e capacitação para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e indígenas”, ressalta Vilson Luiz da Silva, presidente da Fetaemg e idealizador do evento. A Fetaemg prioriza agricultores que estejam organizados em cooperativa e/ou associações e que utilizam sistemas de produção orgânicos, beneficiando um maior número possível de famílias.
Em 12 anos de história, a Agriminas já recebeu mais de 570 mil visitantes, gerando cerca de R$ 34 milhões em negócios durante o evento e pós-evento. A feira mobilizou mais de 45 mil agricultores familiares envolvidos de forma direta e indireta, cooperativas e associações. Mas, por trás de tantos números, estão histórias de vida.
Participando da Feira pela 10ª vez, a agricultora Zilmar Rosa dos Santos é conhecida pelos visitantes da Agriminas pela famosa tapioca que produz. “As tapiocas fazem o maior sucesso na feira, sempre levo porque a venda é garantida”, conta Zilmar que é uma das associadas da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Almenara, APRA. A agricultora conta ainda que a Feira é uma importante vitrine para os agricultores familiares. “A Agriminas valoriza a força feminina que vem do campo, é a valorização da agricultura familiar.
Disponível em: <http://www.revistacaravelas.com.br/2018/04/05/belo-horizonte-recebe-a-12a-edicao-da-agriminas-a-maior-feira-da-agricultura-familiar-do-pais/>. Acesso em: 4 mai. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos alunos que leiam o trecho sobre a Agriminas e estabeleçam uma relação entre consciência social / ação social e as informações sobre o trabalho da feira.
E a Agriminas cumpre um importante papel ligando produtores e consumidores. “A Feira é uma vitrine porque ela é um elo entre quem produz com quem quer vender e comprar. Ela amplia as redes de distribuição dos produtos, promove o contato dos agricultores familiares com as novidades tecnológicas. E, o principal, aumenta a rede de negócios dos produtores e os mercados”, destaca Vilson Luiz. A Agriminas também tem caráter formativo, pois os expositores participam de palestras e oficinas durante os cinco dias de evento.
Disponível em: <http://www.revistacaravelas.com.br/2018/04/05/belo-horizonte-recebe-a-12a-edicao-da-agriminas-a-maior-feira-da-agricultura-familiar-do-pais/>. Acesso em: 4 mai. 2018. [Fragmento]