O documento foi retirado de uma exposição on-line de manuscritos do estado de São Paulo do início do século XX. Quanto à relevância social para o leitor da atualidade, o texto
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.
MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001.
A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
O falecimento de uma criança é um dia de festa. Ressoam as violas na cabana dos pobres pais, jubilosos entre as lágrimas; referve o samba turbulento; vibram nos ares, fortes, as coplas dos desafios, enquanto, a uma banda, entre duas velas de carnaúba, coroado de flores, o anjinho exposto espelha, no último sorriso paralisado, a felicidade suprema da volta para os céus, para a felicidade eterna — que é a preocupação dominadora daquelas almas ingênuas e primitivas.
CUNHA, Euclides da. Os sertões: campanha de Canudos. Edição comemorativa do 90.ºano do lançamento. Rio de Janeiro: Ediouro, 1992, p. 78.
Nessa descrição de costume regional, é empregada:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Do ponto de vista histórico, pode-se dizer que o teatro surgiu no Brasil no século XVI, sob forma de propaganda político-religiosa, tendo na figura de padre Anchieta seu mais destacado nome. Era um teatro intencionalmente catequista, bem ao caráter do perfil colonizador português. Encenavam-se autos, que se mantinham fiéis à tradição religiosa medieval, incluindo ainda diversos elementos populares associados a maneiras indígenas.
A chegada da família real portuguesa, no século XIX, acelerou o vigor teatral brasileiro. O Romantismo teria papel exponencial na afirmação do teatro, uma vez que a grande maioria dos autores desse período dedicava-se a compor peças teatrais.
Martins Pena (1815-1848) foi o primeiro grande nome do teatro nacional, o fundador da comédia de costumes brasileira. Em sua carreira, figuram 20 comédias e seis dramas. Apesar disso, o teatro de Martins Pena não resiste, em termos estritos de crítica, a uma análise mais profunda. Embora dotado de agudo senso de tipificação e de uma linguagem realmente popular, isenta de preciosismos e pieguices, o autor mantém-se alheio à estrutura colonialista da época, perdendo-se muitas vezes em sátiras artificiais. O noviço é, certamente, sua principal obra romântico-naturalista.
O teatro brasileiro. Coleção Super. Disponível em: https://maestro.plurall.net. Acesso em: 10 mar. 2021.
O teatro brasileiro surgiu no período colonial e suas características e propósitos eram bastante claros. De acordo com o fragmento de texto, em relação ao teatro no Brasil,
- História | A. Grécia
(UECE) Atente ao seguinte excerto: “Vivi a guerra inteira, tendo uma idade que me permitia formar meu próprio juízo, e segui-a atentamente, de modo a obter informações precisas. Atingiu-me também uma condenação ao exílio que me manteve longe de minha terra por vinte anos após o meu período de comando em Anfípolis e, diante de minha familiaridade com as atividades de ambos os lados, especialmente aquelas do Peloponeso, em consequência do meu banimento, graças ao meu ócio, pude acompanhar melhor o curso dos acontecimentos. Relatarei, então, as divergências surgidas após os dez anos, e o rompimento da trégua e as hostilidades supervenientes”.
(TUCÍDIDES, História da Guerra do Peloponeso, V, 26).
Sobre a Guerra do Peloponeso, registrada por Tucídides, é correto afirmar que
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(UFES) Com relação à estrutura do átomo, é CORRETO afirmar: