A charge ironiza o seguinte aspecto que interfere diretamente na mobilidade urbana:
Questões relacionadas
- Física
Uma máquina térmica opera segundo o ciclo JKLMJ mostrado no diagrama T-S da figura
Pode-se afirmar que:
- Física
Um bloco de gelo de massa 1,0 kg é sustentado em repouso contra uma parede vertical, sem atrito, por uma força de módulo F que faz um ângulo de 30° com a vertical, como mostrado na figura.
Dados: g=10 m/s2
sen 30°=0,50
cos 30°=0,87
Qual é o valor da força normal exercida pela parede sobre o bloco de gelo, em Newtons?
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
O que interferia no cotidiano dos colonos era a presença inamistosa dos habitantes originais da Terra de Santa Cruz. Por esse motivo a instalação da cana encontrou inicialmente embaraço na resistência indígena. A luta contra os potiguares do Ceará, para ficar em apenas um exemplo, foi árdua e sangrenta. Na Bahia, foi preciso esmagar Paiaiá, Acroá e Amoipira, além de chacinar índios Jaguaribe e Paraguaçu, para desbastar terras que acolhessem a voraz gramínea.
DEL PRIORE, M. História da gente brasileira: volume 1 - colônia. São Paulo: Editora Leya, 2016.
A implantação da cultura canavieira no Brasil colonial implicou no massacre das populações nativas. Esta relação também pode ser usada para justificar a
- História | 4.2 Baixa Idade Média
(FUVEST 2011 1° FASE) Se o Ocidente procurava, através de suas invasões sucessivas, conter o impulso do Islã, o resultado foi exatamente o inverso.
Amin Maalouf, As Cruzadas vistas pelos árabes. São Paulo: Brasiliense, p.241, 2007.
Um exemplo do “resultado inverso” das Cruzadas foi a
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(PUC-CAMPINAS) Para responder à questão a seguir, considere o texto abaixo:Os homens reunidos em sociedade (relevem-me este tom meio pedante) estão virtual e tacitamente obrigados a obedecer às leis formuladas por eles mesmos para a conveniência comum. Há, porém, leis que eles não impuseram, que acharam feitas, que precederam as sociedades, e que se hão de cumprir não por uma determinação de jurisprudência humana, mas por uma necessidade divina e eterna. Entre essas, e antes de todas, figura a da luta pela vida (...)
(ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 1986, p. 432)
Um dos estilos de época marcantes do século XIX é aquele pelo qual se manifesta a convicção de que todos os atos humanos são determinados pela ação direta tanto do meio social quanto por injunções biológicas. Tal determinismo está presente, como característica fundamental,