(FUVEST 2017 1° FASE) Leia o texto e observe a ilustração.
O Programa de Despoluição da Baía de Guanabara – PDBG – foi concebido para melhorar as condições sanitárias e ambientais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Verifique a distribuição, a situação e as fases de operação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do PDBG.
Considerando essas informações, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir. A criação do mito Quando no homem desperta a consciência humana e verifica que no seu habitat coabitam outras espécies diferentes da sua, que lhe causam problemas, e que outros grupos humanos são hostis entre si; quando se sente aterrorizado pelas forças da natureza como o mar tempestuoso; quando as tempestades lhes destroem os seus bens, começa a intuir que existem causas que obedecem a leis misteriosas que desconhece; e tendo dificuldade em determinar que causas são essas, o homem passa a atribuí-las ao destino, à divindade e aos deuses da terra e dos céus, porque são estas forças misteriosas que explicam como tudo acontece. Inicia-se, então, um longo processo de organização dos espaços, nascendo, em simultâneo, o desejo de dominação entre grupos para afastar o medo e a insegurança face a ataques exteriores de animais ou pessoas. Perante esta realidade, os povos encontram nos mitos a força anímica bastante para os unir no seio das suas comunidades. Disponível em:<http://eurosophia.com/mito/mito.htm> Acesso em 15 out. 2014 (fragmento)
Enunciado:
A) Que situações e sentimentos, de acordo com o texto, levaram o homem à criação do mito?
B) Vivemos hoje em um mundo com uma grande diversidade em relação às questões religiosas. Muitas práticas e crenças se espalharam pelo território brasileiro. Que atitudes as pessoas devem ter diante das opções religiosas de cada cidadão?
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(MACKENZIE) Certa grandeza física é medida, com unidades do Sistema Internacional (SI), em kg.m.s-2.Se as unidades de medida utilizadas fossem as do sistema CGC, no qual, massa é medida em gramas (g) comprimento, em centímetros (cm) e tempo, em segundos (s) a correta equivalência entre as unidades nesses sistemas, relativa à medida da referida grandeza física é
- História | 1. Colônia
A resistência dos negros à escravidão já se manifestava na própria África. Em Angola, por exemplo, milhares de negros reuniram-se em acampamentos fortificados denominados kilombos, de onde partiam, armados, para tentar destruir as tribos que forneciam escravos para os europeus.
FARIA, R.; MIRANDA, M.; CAMPOS, H. Estudos de História, 1. São Paulo: FTD, 2009, p. 286.
Na História dos Negros no Brasil, além da permanente “resistência surda” através de assassinatos de senhores, fugas, suicídios e infanticídios, houve ativa e expressiva participação política de líderes e revoltosos negros em movimentos, como a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O poema retrata o processo de produção e comercialização do café. Identifique e transcreva os trechos referentes a:
a) Formação dos cafezais
b) Processo de transporte
c) Consumo no mercado internacional
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UFAL) Um canhão de elétrons lança um elétron em direção a outros dois elétrons fixos no vácuo, como mostra a figura. Considere que o elétron lançado se encontra apenas sob a ação das forças elétricas dos elétrons fixos.
Considere: constante eletrostática no vácuo = 9 × 109 Nm2/C2; massa do elétron = 9 × 10−31 kg; carga do elétron = −1,6 × 10−19 C.
Sabendo que o elétron lançado atinge velocidade nula exatamente no ponto médio entre os elétrons fixos, qual a velocidade do elétron quando ele se encontra a 2√3 cm deste ponto (ver figura)?