Em um dia sem vento, ao saltar de um avião, um paraquedista cai verticalmente até atingir a velocidade limite. No instante em que o paraquedas é aberto (instante TA), ocorre a diminuição de sua velocidade de queda. Algum tempo após a abertura do paraquedas, ele passa a ter velocidade de queda constante, que possibilita sua aterrissagem em segurança.
Que gráfico representa a força resultante sobre o paraquedista, durante o seu movimento de queda?
Questões relacionadas
- Matemática
Uma peça de madeira tem a forma de uma pirâmide hexagonal regular com 21 cm de altura. Essa peça é seccionada por um plano paralelo à base, de forma que o volume da pirâmide obtida seja 8/27 do volume da pirâmide original.
A distância (em cm) da base da pirâmide até essa secção é um número: - Literatura
(IFCE) Velho papel pode estar com os anos contados
Já imaginou, daqui a algumas décadas, seu neto lhe perguntando o que era papel? Pois é, alguns pesquisadores já estão trabalhando para que esse dia chegue logo.
A suposta ameaça 7à fibra natural não é o desajeitado e-book, mas o papel eletrônico, uma 'folha' que você carregaria dobrada no bolso.
Ela seria capaz de mostrar o jornal do dia – com vídeos, fotos e notícias 8atualizadas –, o livro que você estivesse lendo ou qualquer informação antes impressa. Tudo ali.
Desde os anos 70, está no ar a 5ideia de papel eletrônico, mas as últimas novidades são de duas semanas atrás. Cientistas holandeses anunciaram que estão perto de criar uma tela com 'quase todas' as propriedades do papel: 3leveza, flexibilidade, 4clareza, etc.
A novidade que deixa o invento um pouco mais palpável está nos transistores. No papel do futuro, eles não serão de 6silício, mas de plástico – que é maleável e barato.
Os holandeses dizem já ter um protótipo que mostra imagens em movimento em uma tela de duas polegadas, ainda que de qualidade 1'meia-boca'.
2Mas não vá celebrando o fim do desmatamento e do peso na mochila. A expectativa é que um papel eletrônico mais ou menos convincente apareça só daqui a cinco anos.
Folha de S. Paulo, 17 dez. 2001.Folhateen, p. 10.
Em uma das opções, a afirmação refere-se ao Barroco.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Charge
.
(Disponível em: <http://dukechargista.com.br/cartuns-duke/>. Acesso em: 09 jul.2012.)
Considerando o texto, assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado seguinte.
A cena retratada remete
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Para resolver as questões 17 e 18, analise a imagem a seguir.
Disponível em: <http://www.not1.xpg.com.br/wp-content/uploads/2011/11/absolutismo-estado.jpg >. Acesso em: 25 nov. 2012.
Após a formação dos Estados Nacionais, ganharam destaque os teóricos do Absolutismo, que procuravam justificar a centralização do poder de diferentes maneiras. Costumava-se dizer, nesta época, que nas monarquias absolutistas, os reis tinham a sombra da Igreja porque de acordo com uma destas teorias os mesmos
- História - Fundamental | 07. Independência da América Espanhola
Leia o texto a seguir.
"Juro pelo amor do Deus de meus pais. Juro por eles. Juro pela minha honra e juro pela minha pátria que não darei descanso a meu braço, nem repouso a minha alma, até que haja rompido as correntes que nos oprimem por vontade do poder espanhol!” Esse compromisso, assumido por Simón Bolívar quando ele tinha pouco mais de 20 anos, foi levado às últimas consequências. O Libertador, como ficou conhecido, coordenou as campanhas militares responsáveis pela independência de cinco países sul-americanos: Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. (…)”
Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/simon-bolivar-meu-sonho-liberdade-434762.shtml. Acesso em: 20 out. 2011.
Simon Bolívar teve uma atuação decisiva no processo de independência dos países da América Espanhola, neste processo