.
(Disponível em: <http://dukechargista.com.br/cartuns-duke/>. Acesso em: 09 jul.2012.)
Considerando o texto, assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado seguinte.
A cena retratada remete
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO) Temos vivido, como nação, atormentados pelos males modernos e pelos males do passado, pelo velho e pelo novo, sem termos podido conhecer uma história de rupturas revolucionárias. Não que não tenhamos nos modernizado e chegado ao desenvolvimento. Mas não eliminamos relações, estruturas e procedimentos contrários ao espírito do tempo. Nossa modernização tem sido conservadora.
NOGUEIRA, M. As possibilidades da política: ideias para a reforma democrática do Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
O texto apresenta uma análise recorrente sobre o processo de modernização do Brasil na segunda metade do século XX. De acordo com a análise, uma característica desse processo reside na(s)
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Sou leitor da revista e, acompanhando a entrevista da juíza Kenarik Bouijikian, observo que há uma informação passível de contestação histórica. Na página 14, a meritíssima cita que “tivemos uma lei que proibia a entrada de africanos escravizados no Brasil (Lei Eusébio de Queirós), e sabemos que mais de 500 mil entraram no país mesmo após a promulgação da lei”. Sou professor de História e, apesar de, após a Lei Eusébio de Queirós, de 1850, africanos escravizados terem entrado clandestinamente no país, o número me parece exagerado. É possível que meio milhão de africanos tenham entrado ilegalmente após uma lei antitráfico de 1831, a Lei Feijó, que exatamente por seu não cumprimento passou a ser no anedotário jurídico chamada de “lei para inglês ver”. Como a afirmação está entre parênteses, me parece ter sido uma nota equivocada do entrevistador, e não da juíza entrevistada. De toda sorte, há a ilegalidade do trânsito de escravizados para o Brasil apesar da existência de uma lei restritiva.
J.C.C.
Cult, n. 229, nov. 2017 (adaptado)
A função social da carta do leitor está contemplada nesse texto porque, em relação a uma publicação em edição anterior de uma revista, ele apresenta um(a)
- Biologia | 14. Biotecnologia
As filas de espera para transplantes aumentam a cada dia que passa. Centros de pesquisa em todo o mundo preparam alternativas ao tradicional transplante de órgãos doados de pessoas clinicamente mortas. Alguns laboratórios estão pesquisando a utilização de órgãos formados a partir de células indiferenciadas, denominadas células-tronco, extraídas do próprio paciente que necessita do transplante.
O procedimento descrito no texto compreende a técnica de:
- Matemática | A.2 Segundo Grau
Uma função quadrática f(x) = ax2 + bx + c assume valor máximo igual a 2, em x = 3. Sabendo-se que 0 é raiz da função f, então f(5) é igual a:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UEFS)
A solubilidade dos gases em água depende da pressão e da temperatura, como mostra o gráfico da solubilidade do oxigênio e do nitrogênio, em função da temperatura, da pressão constante e da influência nos ecossistemas aquáticos. Enquanto a truta suporta a temperatura máxima da água de 15° C, o bagre sobrevive a 34° C, em razão da interferência direta na quantidade de oxigênio dissolvido na água, substância essencial para a sobrevivência.
Com base na análise do gráfico e nas informações do texto e admitindo-se a densidade da água igual a 1,0 gm.L−1, é correto concluir: