(FUVEST 2015 1ª FASE) A colonização, apesar de toda violência e disrupção, não excluiu processos de reconstrução e recriação cultural conduzidos pelos povos indígenas. É um erro comum crer que a história da conquista representa, para os índios, uma sucessão linear de perdas em vidas, terras e distintividade cultural. A cultura xinguana – que aparecerá para a nação brasileira nos anos 1940 como símbolo de uma tradição estática, original e intocada – é, ao inverso, o resultado de uma história de contatos e mudanças, que tem início no século X d.C. e continua até hoje.
Carlos Fausto. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
Com base no trecho acima, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UERJ) Morro velho
No sertão da minha terra,
fazenda é o camarada que ao chão se deu.
Fez a obrigação com força,
parece até que tudo aquilo ali é seu.
Só poder sentar no morro e ver tudo verdinho,
lindo a crescer.
Orgulhoso camarada, de viola em vez de enxada.
Filho do branco e do preto,
correndo pela estrada atrás de passarinho.
Pela plantação adentro,
crescendo os dois meninos, sempre pequeninos.
Peixe bom dá no riacho de água tão limpinha,
dá pro fundo ver.
Orgulhoso camarada conta histórias pra moçada.
Filho do sinhô vai embora,
tempo de estudos na cidade grande.
Parte, tem os olhos tristes,
deixando o companheiro na estação distante.
“Não me esqueça, amigo, eu vou voltar.”
Some longe o trenzinho ao deus-dará.
Quando volta já é outro,
trouxe até sinhá-mocinha para apresentar.
Linda como a luz da lua
que em lugar nenhum rebrilha como lá.
Já tem nome de doutor
e agora na fazenda é quem vai mandar.
E seu velho camarada
já não brinca, mas trabalha.
MILTON NASCIMENTO
Adaptado de miltonnascimento.com.br.
A história da casa-grande é íntima de quase todo brasileiro: de sua vida doméstica, conjugal, sob o patriarcalismo escravocrata e polígamo; da sua vida de menino. Nas casas-grandes foi até hoje onde melhor se exprimiu o caráter brasileiro, a nossa continuidade social.
Adaptado de Freyre, G. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Record, 1995.
Publicado em 1933, Casa-grande & senzala tornou-se livro de referência nas análises sobre patriarcalismo na sociedade brasileira. Na letra da canção Morro velho, aspectos das relações patriarcais são abordados, entre eles a “continuidade social”, presente na seguinte passagem:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UFC) A AIDS é uma doença infecciosa que afeta o sistema imunológico e cujo agente etiológico é o vírus HIV.
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor vai apresentar aos alunos vários tipos de fotografia em diversas épocas e lugares. - Apresente algumas fotografias aos alunos em data show ou se preferir você poderá imprimir
e elaborar cartazes em cartolina ou papel Kraft.
https://www.jws.com.br/2019/03/retratos-de-familia-do-passado/
https://fotografiamais.com.br/fotografia-publicitaria/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aerofotografia
https://fotografiamais.com.br/tipos-de-fotografia/
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : <http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=76 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Posteriormente questione-os:
. Quais os tipos de fotografia existem?
. Para que servem as fotografias?
. Vocês têm o hábito de tirar fotos nos lugares que frequentam?
. Nos tempos atuais, quais os equipamentos podem ser utilizados para fotografar?
- Leve os alunos para a sala de informática e peça para pesquisarem sobre os diferentes tipos
de fotografias
Disponível: https://www.fotografia-dg.com/principais-tipos-de-fotografia/
- Converse com a turma sobre as informações coletas, anote os detalhes mais relevantes. Eme
seguida, junto com a turma, escreva um pequeno texto coletivo relatando as informações
coletadas.
- Peça aos alunos que tragam de casa câmeras fotográficas antigas (se tiverem) e atuais, Ipad,
celulares que tiram fotos (com a autorização dos pais) para montarem uma exposição que
mostre a evolução desses aparelhos.
- Professor, prepare o ambiente para os alunos compartilharem os aparelhos que trouxeram
de casa. Converse com os alunos sobre as mudanças dos aparelhos utilizados para fotografar.
- Em seguida, organize o ambiente no corredor da escola para a exposição das máquinas
fotográficas e oriente os alunos para que convidem os colegas das outras turmas para a
apreciação.
- Vai ser uma atividade muito interessante.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- Matemática - Fundamental | 11. Figuras Geométricas Planas
Leia o trecho a seguir.
Nada de monotonia na casa. Que tal uma estante cheia de graça que recria as letras do alfabeto e as formas geométricas? Ideia diferente, que resultou em prateleiras cheias de estilo que dão cara nova pra qualquer ambiente!
E para ficar com um aspecto organizado, as letras precisam ser bem montadas e bem dimensionadas. Por exemplo, no caso da letra A, é preciso que as bases de apoio dos objetos estejam paralelas, formando, assim ,um triângulo equilátero e um trapézio.
Os valores de y e x nos ângulos do trapézio que foi formado a partir da letra “A” valem, respectivamente,
- Química | A. Modelos Atômicos
(UFMG) Os resultados da experiência de bombardeamento de uma lâmina de ouro com partículas alfa foram corretamente interpretados por Rutherford, em 1911.
Todas as alternativas apresentam conclusões resultantes dessa experiência, EXCETO: