(UFC) A AIDS é uma doença infecciosa que afeta o sistema imunológico e cujo agente etiológico é o vírus HIV.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Renato montou o trapézio ABCD usando palitos de fósforo de mesmo comprimento.
Considere o paralelogramo PQRS como unidade de medida de área.
Nessa unidade de medida, a área do trapézio ABCD é igual a
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor introduzirá o tema, levantando entre os alunos, seus conhecimentos e
envolvimento com a fotografia. Isso pode ser feito através de debate com perguntas
norteadoras como as exemplificadas abaixo:
- - Você tem o hábito de fotografar o quê?
- - Que tipo de aparelho é usado para realizar suas fotografias?
- - Seus pais têm muitas fotos de antes de você nascer?
- - E seus avôs?
- - Na sua casa tem, ou já teve algum aparelho fotográfico não digital?
- - Você tem ideia de quando surgiu a fotografia?
- Com essa última pergunta, o professor aprofundará na história da Fotografia enquanto
técnica de registro de imagens.
https://www.infoescola.com/artes/fotografia/
possuem apanhados históricos e bem ilustrados das invenções que possibilitaram a criação
da técnica fotográfica tal qual conhecemos hoje.
- Mostre para a turma algumas imagens de aparelhos que visam ilustrar melhor a evolução dos
aparelhos fotográficos existentes no decorrer da história.
Câmera escura.
Disponível:
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ1ochLWu8_gy-SBC1QijEH9dxWBRoomAwKDXd7Asi9qytT3aFJ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRs2Fka3krtjI7Rd2_iFyxx_nABJ6DVDfVhfz7xBYmz12M8SSwLSg
Câmera lúcida
Disponível: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTRlG4ekmgx6jlNLxEed0chNHsXhpbD7P6R0zit0HHAn_hn1JXz
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGp4z2xIVsXgSexueAxzUnCIHknbQ7o0RR1eAJ6Tf3nqaER5OpxA
Película
Disponível: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTCgH7WBPAegh5T-ns_S3auHmobhhAA_cMcUDjip4On9K5zXC9V
- Se for possível, o professor pode trazer fotos e aparelhos fotográficos antigos, bem
negativos em película e em vidro para que os alunos possam manuseá-los.
- O professor deve levantar com os alunos as diferentes funções da fotografia na sociedade
contemporânea. Também nesse caso, algumas perguntas podem nortear o debate:
- - Onde vemos imagens fotográficas hoje?
- - Quais as funções dessas imagens?
- - Essas imagens representam, necessariamente, a realidade?
- Para cada uma das funções levantadas, é interessante que se apresente imagens para serem
projetadas em aula. É importante que, durante a exibição das imagens, o professor estimule
os alunos a evidenciar todas as informações presentes em cada foto.
Disponível: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTU-%20mCHB8q9D3XKr1loWInjsnkgg7dZ04ALvu_vzcseqs0wiRAsxQ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQAXMgxdjgEesfPF7MZ1RoRd3cxDGFNPc22dKFB2u1n4CvMFqKnbQ
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRNg6GmpWFUIyL26LPNc7I9_VS8Y4FmnPKS8juUvJFxSlz9_3rQ
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVXfUyc1wMf4KPlZd6GEy8xksGRP6Bbhfkzjuj49XrgA0NOXI6
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQg771SQiV3HbT_E8DNfz9rLS0g39CxUOmLNMyNlXFfkstXu0wn
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ-X5Q07QKMcsYj4eRMPuJ0K-iS2WOFvSXL7PQLcXj3EFiVX20f
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQo03fLng3meYJSSua0EyiMhq_5y667Kgs1g99l04o7R-v_BXd0
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR53HmDcGLK8IrOGz3KTV9OVdEOcl2hZ9zLPTD-sef-v3MzIHRW
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS1lAbcUtp5us6bcPRvSTgGnjwDUdqomzD6R-lD7FqPH4aBybteiw
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT2kOkRg6zBEvyuH1VHTfYZiawnOPuTIghrYn--g4poo75B2neksA
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQXGNoMPCr4sF4xdrp6XINvFmyDku9YNOSX4gcrpobEz69r57Z_ZQ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRn1GaOKQe0gGbN9N7qQ_J_zPh-1FLeks0XDqo8LO4VWLm-wvjYg
- Para auxiliar na discussão sobre as funções da fotografia e a diferença entre fotografia artística e documental, o professor pode se valer do texto "Fotografia e História" de Ana Maria Mauad, presente no site : http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-%204.pdf
- Uma vez entendidas as diferentes funções da fotografia, o professor iniciará a parte prática
dos trabalhos.
- Os alunos terão que planejar, em sala, um ensaio fotográfico artístico individual, cujo tema
será o cotidiano pessoal de cada um.
- Para auxiliá-los, o professor deve apresentar aos alunos o
site http://www.dicasdefotografia.com.br/ com dicas sobre fotografia e projetar imagens
chamando atenção para as atividades cotidianas que cada um pode retratar com um olhar
artístico.
- Durante a aula os alunos mostrarão suas ideias ao professor que poderá sugerir ângulos, uso
da fotografia colorida ou preta e branca, distância etc.
- Os alunos terão uma semana para realizar no mínimo 5 fotografias e no máximo 10.
- Cada aluno terá de apresentar um trabalho individual, mas o professor pode sugerir que eles
montem grupos para se auxiliarem.
- As fotos devem ser entregues em mídias digitais e podem ser realizadas com máquinas
fotográficas ou celulares.
- Com as fotografias prontas, o professor deve projetá-las em aula para que todos os alunos
possam apreciá-las e discuti-las. Em seguida, deve escolher um local na escola para que os
trabalhos sejam expostos, impressos ou revelados de acordo com as possibilidades da escola. - Essa exposição deve ser organizada junto aos alunos para que eles debatam sobre a melhor disposição para a apresentação de seus trabalhos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41475
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem.
“Os jovens servem ao líder. Todos com 10 anos devem entrar na juventude hitlerista”.
A imagem apresenta um dos princípios básicos do nazismo, observáveis no
Observe a imagem.
“Os jovens servem ao líder. Todos com 10 anos devem entrar na juventude hitlerista”.
A imagem apresenta um dos princípios básicos do nazismo, observáveis no
- Biologia | 02. Origem da Vida
Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea.
Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que
- Matemática | 13.5 Polígonos
Uma decoradora de interiores deseja colocar um relógio de parede circular dentro de uma moldura, como na imagem.
A moldura possui formato hexagonal regular com 15 cm de lado. A madeira utilizada na confecção da moldura possui √3 cm de espessura. Considere 1,7 como valor aproximado para √3. Para ser adequadamente encaixado na parte interna da moldura, o maior diâmetro que o relógio pode ter é, em centímetros,