(FUVEST 2008 1ª FASE) Para indicar a acidez de uma solução, usa-se o pH, que informa a concentração de íons H+ que se encontram na solução. A água pura tem pH igual a 7, o que significa que existe 1 mol de H+ para cada 107 litros. Do mesmo modo, numa solução de pH igual a 3 existe 1 mol de H+ para cada 103 litros. Se determinada solução tem pH igual a 6, pode-se concluir que a concentração de íons H+ nessa solução é
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- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
No turno da manhã de uma escola, foi feita uma enquete sobre o Horário de Verão, entre os alunos do Ensino Fundamental II. O registro do resultado da enquete está no gráfico:
Sabendo que 90 alunos não responderam a enquete.
Escolhendo um aluno de forma aleatória, na escola no turno da manhã, determine a probabilidade, em forma de porcentagem,
A) de um aluno ter respondido que o horário de verão é ruim.
B) de um aluno ter respondido que o horário de verão é excelente.
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
FLÁNAGAN. Disponível em: http://www.amnistiacatalunya.org. Acesso em 8 mar. 2021.
O texto retrata os colonizadores em meados dos séculos XV e XVI, e, a partir da sua leitura percebe-se que
- Língua Portuguesa
Vieira é um homem do século XVII. É possível detectar, no texto de Vieira, características da língua portuguesa que divergem de seu uso contemporâneo. Pensando nessa diferença entre o português atual e o português usado por Vieira, considere as seguintes afirmativas: falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal!
(Antônio Vieira, Sermão de Santo Antônio, em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000033.pdf>.)
1. Diferentemente de hoje, o pronome pessoal oblíquo átono antecedia a negação.
2. O “porque” é empregado no texto como conjunção explicativa e sua grafia é a mesma usada atualmente.
3. A conjunção “ou” tem no texto um uso que não é o de alternância.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia
Assinale a alternativa correta, quanto aos poríferos, cnidários, platelmintos e nematelmintos.
- Química | 2.8 Radioatividade
(FUVEST 2020 1ª FASE) Para exemplificar probabilidade, um grupo de estudantes fez uma atividade envolvendo química, conforme o procedimento descrito.
Cada estudante recebeu um recipiente contendo 800 mL de água destilada com algumas gotas do indicador de pH alaranjado de metila e soluções de HCl e NaOH em diversas concentrações.
Cada estudante deveria jogar apenas uma vez dois dados, um amarelo e um vermelho, ambos contendo os números de 1 a 6.
- Ao jogar o dado vermelho, o estudante deveria adicionar ao recipiente 100 mL de solução do ácido clorídrico na concentração 10–n mol/L, sendo n o número marcado no dado (por exemplo, se saísse o número 1 no dado, a solução seria de 10–1 mol/L, se saísse 6, a solução seria de 10–6 mol/L).
- Ao jogar o dado amarelo, o estudante deveria executar o mesmo procedimento, mas substituindo o ácido por NaOH, totalizando assim 1,0 L de solução.
- O estudante deveria observar a cor da solução ao final do experimento.
A professora mostrou a tabela com alguns valores de pH resultantes conforme os números tirados nos dados. Ela pediu, então, aos estudantes que utilizassem seus conhecimentos e a tabela para prever em quais combinações de dados a cor final do indicador seria vermelha.
Número tirado nos dados
Dado amarelo (adição de base)
1
2
3
4
5
6
Dado vermelho
(adição de ácido)
1
7,0
2,1
2,0
2
3,1
3
7,0
4,1
4
7,0
5
11,9
8,9
6
7,9
7,0
A probabilidade de, após realizar o procedimento descrito, a solução final preparada por um estudante ser vermelha é de:
Note e adote:
- Considere a seguinte relação entre pH do meio e coloração do indicador alaranjado de metila:
Menor que 3,3
3,3 a 4,4
Maior que 4,4
Vermelho
Laranja
Amarelo