FLÁNAGAN. Disponível em: http://www.amnistiacatalunya.org. Acesso em 8 mar. 2021.
O texto retrata os colonizadores em meados dos séculos XV e XVI, e, a partir da sua leitura percebe-se que
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A charge retrata o comércio do pau-brasil, uma das primeiras riquezas explorada pelos portugueses no território que chamariam de Brasil.
A extração do pau-brasil era realizada por meio do trabalho dos
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02. Semântica
Leia a anedota a seguir.
Juquinha foi visitar o Museu Histórico. Aí, cansou de andar, sentou-se numa cadeira belíssima que estava no centro da sala. Veio o guarda:
- Meu filho, você não pode sentar nesta cadeira, não. Esta cadeira é do D. Pedro I.
E o Juquinha:
- Não tem problema. Quando ele chegar, eu me levanto!
Disponível em < http://sitededicas.uol.com.br/humor_piadas1c.htm.> Acesso em 18 mar 2014.
Na anedota, o humor é criado porque Juquinha não compreendeu o sentido da frase do guarda. Para compreendê-la, ele deveria ter notado dois elementos básicos do contexto. Quais são eles?
- Matemática | 01. Matemática Básica
(ENEM 2014 1ª APLICAÇÃO) A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo testou em 2013 novos radares que permitem o cálculo da velocidade média desenvolvida por um veículo em um trecho da via.
As medições de velocidade deixariam de ocorrer de maneira instantânea, ao se passar pelo radar, e seriam feitas a partir da velocidade média no trecho, considerando o tempo gasto no percurso entre um radar e outro. Sabe-se que a velocidade média é calculada como sendo a razão entre a distância percorrida e o tempo gasto para percorrê-la.
O teste realizado mostrou que o tempo que permite uma condução segura de deslocamento no percurso entre os dois radares deveria ser de, no mínimo, 1 minuto e 24 segundos. Com isso, a CET precisa instalar uma placa antes do primeiro radar informando a velocidade média máxima permitida nesse trecho da via. O valor a ser exibido na placa deve ser o maior possível, entre os que atendem às condições de condução segura observadas.Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 11 jan. 2014 (adaptado).A placa de sinalização que informa a velocidade que atende a essas condições é
- Física | 2.4 Gravitação Universal
Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar na superfície da Lua. Ele foi seguido por Edwin Aldrin, ambos da missão Apollo 11. Eles, e os astronautas que os seguiram, experimentaram a ausência de atmosfera e estavam sujeitos às diferenças gravitacionais. A aceleração da gravidade na Lua tem 1/6 do valor na Terra.
Em relação às condições na Terra, um salto oblíquo na superfície da Lua teria alcance
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Desde a década de 1960, os registros realizados pelo laboratório de Mauna Loa, no Havaí, no topo do vulcão do mesmo nome, revelavam impressionantes resultados: as concentrações de dióxido de carbono aumentavam a cada ano, intensificando o efeito estufa. Os cientistas passaram a acompanhar anualmente os relatórios de Mauna Loa e, de fato, o padrão não mudou, mas o aumento foi cada vez mais rápido: de 315 partes por milhão em 1958, para 370 em 2002.
VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a geografia física do Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.Os resultados da pesquisa apresentada demonstram a contribuição da tecnologia para