José tinha um verso do poeta morto tatuado na barriga, logo abaixo do umbigo. Um dia, a família viva do poeta morto viu José refestelando-se na areia da praia, com o tal verso bem à vista, logo acima da sunga amarela. Horrorizada com o acinte, a família o processou. Era um inequívoco oferecimento da obra ao conhecimento público — e num local de frequência coletiva. A família ganhou a causa e a tatuagem, que hoje está emoldurada na grande sala de estar, logo acima do sofá vermelho.
STIGGER, V. Disponível em: http://culturaebarbarie.org. Acesso em: 28 jul. 2012
No texto, o verso tatuado no corpo de José é reinvindicado pelos herdeiros do poeta, que não aceitam sua exposição pública. Nesse sentido, o texto tem como objetivo:
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Unindo-se os pontos médios de três arestas concorrentes de um cubo, podemos formar um poliedro ABCD, como indicado na figura.
Qual das figuras a seguir indica uma possível planificação desse poliedro?
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- A compreensão dos parâmetros do som é importante não só para uma boa
interpretação musical como também para um bom entendimento da escrita musical,
uma vez que estas propriedades do som são usadas como referências para a grafia da
música na nossa cultura.
- Tradicionalmente a grafia musical utiliza-se de quatro parâmetros básicos: altura,
intensidade, duração e timbre.
- Nesta aula o aluno compreenderá o conceito de intensidade em Música. Além disso,
participará de uma atividade musical que fortalecerá seu entendimento auditivo do
parâmetro em questão.
- Inicie o trabalho falando – num tom normal de voz – sobre qualquer coisa que você
queira. Fale sobre assuntos sobre o mundo da indústria musical e ou cultural: um
cantor ou uma cantora que esteja em evidência, uma banda que acabou de lançar um
disco, etc.
- Abaixe gradativamente o volume de sua voz até que os alunos notem que há algo
errado. Então comece a cochichar. Subitamente aumente a intensidade até estar
quase gritando, o que causará um susto nos alunos.
- Interrompa a história e pergunte o que aconteceu de diferente em sua forma de falar
do início da aula até aquele momento. Os alunos certamente dirão que sua voz
mudou e é muito comum o uso de diferentes adjetivos, muitas vezes inadequados,
como, "grosso" , "agudo" , "grave", "bravo" e outros mais para se referir a sua
maneira de falar.
- Explique que o que mudou foi a intensidade sonora e que este recurso é uma das
qualidades ou propriedades do som. Explique que a intensidade está ligada a energia
que se imprime a fonte sonora. Assim, quanto mais enérgico o movimento, mais forte
será o som e vice-versa. Exemplificando: se tocarmos uma corda de violão com muita
delicadeza, produziremos um som fraco, com pouca intensidade; se tocarmos com
bastante força, produziremos um som forte. Da mesma forma com um tambor ou
qualquer outro instrumento.
- Fale sobre a possibilidade da intensidade variar de forma gradativa ou abrupta. Ouça
com a turma exemplos musicais observando as variações da intensidade.
- É interessante fazer as observações nos momentos em que acontecem as mudanças
na intensidade das músicas utilizadas como exemplo ; Disponível:
https://www.youtube.com/channel/UC920MdLghXzI3oXHhlp7N1w
https://www.youtube.com/watch?v=k4HcBOy4t3Y
https://www.youtube.com/watch?v=hV6S1YhbHOU
- Agora é hora de propor um exercício.
- Divida os alunos em pequenos grupos e peça a eles para executar uma pequena
canção variando a intensidade tanto de forma abrupta quanto de forma gradativa.
Auxilie os alunos quando necessário
- Faça uma apresentação para todos da escola.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
O molibdênio (Mo) é encontrado na natureza, na forma de dissulfeto, no mineral molibdenita. O Mo pode ser obtido, na sua forma metálica, a partir desse mineral, segundo as equações não balanceadas:
Partindo-se de 2000g de molibdenita 20% impura e considerando-se um rendimento global de 75%, a massa do metal obtida, em kg, será aproximadamente igual a
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O sistema nervoso autônomo é formado por fibras simpáticas e parassimpáticas que atuam nos órgãos viscerais de maneira antagônica.
A liberação de adrenalina pelo sistema nervoso
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Todos os anos, a Receita Federal alerta os contribuintes para não deixarem o envio de seus dados para o último dia do prazo de entrega, pois, após esse prazo, terá que pagar uma multa. Em certo ano, a quatro dias do prazo final, contabilizou-se o recebimento de 16,2 milhões de declarações, o equivalente a cerca de 60% do total estimado pela Receita Federal. Nesse mesmo momento, foi observado que a média de entrada era de aproximadamente 90 000 declarações por hora.
Disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: 30 maio 2010 (adaptado).
Considerando o total estimado para entrega e permanecendo nesses últimos dias a mesma média por hora de recebimentos das declarações, qual a quantidade aproximada de pessoas que terão que pagar multa por atraso, sabendo que a Receita Federal recebe declarações 24 horas por dia?