(FUVEST 2009 1ª FASE) O heredograma abaixo mostra homens afetados por uma doença causada por um gene mutado que está localizado no cromossomo X.
Considere as afirmações:
I. Os indivíduos 1, 6 e 9 são certamente portadores do gene mutado.
II. Os indivíduos 9 e 10 têm a mesma probabilidade de ter herdado o gene mutado.
III. Os casais 3-4 e 5-6 têm a mesma probabilidade de ter criança afetada pela doença.
Está correto apenas o que se afirma em
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Leia o próximo texto para responder à questão.
Texto 4
Lixeira de jornal
Com o fim da sacolinha plástica nos supermercados, a Folhinha ensina uma alternativa para a lixeira.
Material
De uma a três folhas de jornal (das grandes, não como as da Folhinha)
Como fazer
1. Forme um quadrado: faça uma dobra na vertical, marcando a metade da página da direita.
2. Leve a ponta de baixo, da direita, até a ponta esquerda de cima formando um triângulo.
3. Dobre a ponta de baixo, à direita, até a lateral esquerda.
4. Vire a dobradura para o outro lado, escondendo a aba que você acabou de dobrar. Leve a nova ponta da direita até a lateral esquerda outra vez.
5. Para formar a “boca”, enfie uma das pontas de cima do jornal na aba dobrada por último.
6. Vire a dobradura e repita a sequência 5 com a outra ponta. Abra a “boca” e coloque na lixeira.
(Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di25021208.htm>. Acesso em: 25 jan. 2012.)
O principal objetivo desse texto é
- Física
A figura a seguir representa as secções E e E' de dois espelhos planos. O raio de luz I incide obliquamente no espelho E, formando um ângulo de 30° com a normal N a ele, e o raio refletido R incide perpendicularmente no espelho E'.
Que ângulo formam entre si as secções E e E' dos dois espelhos?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: CurriculoAvaliacao 3526
Leia as orações abaixo. I. Zeus sonhava em destronar o pai. II. A guerra ainda continuava. III. Você não poderá nunca vencer o exército de seu pai.
Enunciado:
Assinale a alternativa que traz a correta classificação dos sujeitos
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
Romance em 12 linhas
quanto tempo falta pra gente se ver hoje
quanto tempo falta pra gente se ver logo
quanto tempo falta pra gente se ver todo dia
quanto tempo falta pra gente se ver pra sempre
quanto tempo falta pra gente se ver dia sim dia não
quanto tempo falta pra gente se ver às vezes
quanto tempo falta pra gente se ver cada vez menos
quanto tempo falta pra gente não querer se ver
quanto tempo falta pra gente não querer se ver nunca mais
quanto tempo falta pra gente se ver e fingir que não se viu
quanto tempo falta pra gente se ver e não se reconhecer
quanto tempo falta pra gente se ver e nem lembrar que um dia se conheceu
BEBER, B. Disponível em: https://issuu.com. Acesso em: 15 mar. 2021.
A gradação é um recurso expressivo comumente empregado nos poemas. Ao apresentar um questionamento indireto, o eu-lírico apresenta um processo gradativo que revela um progresso comum nos relacionamentos conjugais. Trata-se
- Literatura | 4.1 Romantismo
(ENEM 2010 1ª APLICAÇÃO)
Soneto
Já́ da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!...já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece...
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.
O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é