Um bote de assalto deve atravessar um rio de largura igual a 800m, numa trajetória perpendicular à sua margem, num intervalo de tempo de 1 minuto e 40 segundos, com velocidade constante.
Considerando o bote como uma partícula, desprezando a resistência do ar e sendo constante e igual a 6 m/s a velocidade da correnteza do rio em relação à sua margem, o módulo da velocidade do bote em relação à água do rio deverá ser de:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2017 2ªAPLICAÇÃO) No próximo fim de semana,uma pessoa receberá visitas em sua casa,precisando,portanto,comprar refrigerante.Para isso,ela fez a pesquisa de preços em dois supermercados e montou esta tabela.
Ela pretende comprar apenas garrafas que tenham a mesma capacidade.Independentemente de em qual supermercado essa pessoa fará a compra,a fim de ter o menor custo,ela deverá adquirir garrafas com que capacidade?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
. No início do ano, quando Clara chegou à sua nova classe, pensou que teria um grande problema, pois havia outras três meninas que também se chamavam Clara. Com poucos dias, percebeu que o fato de numa mesma sala haver quatro garotas com o mesmo nome não era um grande problema. Explique o que aconteceu para que Clara percebesse que o fato de ter o mesmo nome de outras três colegas não seria, de fato, um problema.
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas não possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da família Ithomiinae, comuns na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, consomem, sobretudo, plantas da família Solanaceae, a mesma do tomate. Contudo, os ancestrais dessas borboletas consumiam espécies vegetais da família Apocinaceae, mas a quantidade dessas plantas parece não ter sido suficiente para garantir o suprimento alimentar dessas borboletas. Dessa forma, as solanáceas tornaram-se uma opção de alimento, pois são abundantes na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.
Cores ao vento. Genes e fósseis revelam origem e diversidade de borboletas sul-americanas. Revista Pesquisa FAPESP. N° 170, 2010 (adaptado).
Nesse texto, a ideia do senso comum é confrontada com os conhecimentos científicos, ao se entender que as larvas das borboletas Ithomiinae encontradas atualmente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, apresentam:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Projeto na Câmara de BH quer a vacinação gratuita de cães contra a leishmaniose
A doença é grave e vem causando preocupação na região metropolitana da capital mineira
Ela é uma doença grave, transmitida pela picada do mosquito-palha, e afeta tanto os seres humanos quanto os cachorros: a leishmaniose. Por ser um problema de saúde pública, a doença pode ganhar uma ação preventiva importante, caso um projeto de lei seja aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Diante do alto número de casos da doença na Grande BH, a Comissão de Saúde e Saneamento da CMBH aprovou a proposta de realização de campanhas públicas de vacinação gratuita de cães contra a leishmaniose, tema do PL 404/17, apreciado pelo colegiado em reunião ordinária, no dia 6 de dezembro.
Disponível em: https://revistaencontro.com.br. Acesso em: 11 dez. 2017.
Essa notícia, além de cumprir sua função informativa, assume o papel de
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(BAHIANA) Faltou combinar com Darwin
Problemas de saúde ligados à história evolutiva da nossa espécie
O bioantropólogo Daniel Lieberman, da Universidade de Harvard, concluiu a entrevista sobre seu novo livro The StoryoftheHumanBody, com uma espécie de grito de guerra: “A medicina precisa da teoria da evolução!”. Para o cientista, a principal razão pela qual os humanos de hoje, em especial os moradores de países ricos, sofrem cada vez mais de doenças relativamente fáceis de prevenir – obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer, entre outras mazelas – é o fato de muitos médicos ignorarem a evolução humana.
LOPES, Reinaldo José. Corpo em descompasso. Folha de São Paulo, São Paulo, 5 jan. 2014. saúde+ciência, B10. Adaptado.
A expressão “Faltou combinar com Darwin” remete à história evolutiva de Homo sapiens, explicada com base em ideias consolidadas com o neodarwinismo, entre as quais pode-se destacar: