(ENEM 2012 1º APLICAÇÃO)
O trovador
Sentimentos em mim do asperamente
dos homens das primeiras eras...
As primaveras do sarcasmo
intermitentemente no meu coração arlequinal...
Intermitentemente...
Outras vezes é um doente, um frio
na minha alma doente como um longo som redondo...
Cantabona! Cantabona!
Dlorom...
Sou um tupi tangendo um alaúde!
ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias completas de Mário de Andrade. Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.
Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto é
Questões relacionadas
- Física | E. Geradores e Receptores
(FATEC) As tecnologias vestíveis digitais estão sendo incorporadas em mais e mais produtos que usamos no nosso cotidiano. Entre tantos, podemos citar exoesqueletos, relógios e óculos “inteligentes”, pulseiras fitness, lentes de contato para diabéticos, luvas de composição musical e realidade aumentada, unhas postiças eletrônicas, cílios postiços condutivos, sapatilhas de corrida eletrônicas e tatuagens digitais. Em virtude dessa crescente oferta, observa-se o acréscimo significativo de adeptos, comprovado pelo surgimento de revistas, congressos, conferências e exposições especializados sobre o tema. Enfim, uma revolução no modo de vida das pessoas.
A maioria desses dispositivos portáteis necessita de energia elétrica, geralmente oriunda de pilhas ou baterias internas recarregáveis. Esses dispositivos funcionam, basicamente, graças à corrente elétrica - Física | B. Resistores
Recentemente foram obtidos os fios de cobre mais finos possíveis, contendo apenas um átomo de espessura, que podem, futuramente, ser utilizados em microprocessadores. O chamado nanofio, representado na figura, pode ser aproximado por um pequeno cilindro de comprimento 0,5 nm (1 nm = 10-9 m). A seção reta de um átomo de cobre é 0,05 nm² e a resistividade do cobre é 17 Ωnm. Um engenheiro precisa estimar se seria possível introduzir esses nanofios nos microprocessadores atuais.
Um nanofio utilizando as aproximações propostas possui resistência elétrica de
- Biologia | 12. Ecologia
Solos tropicais costumam apresentar carência de fósforo. Assim, uma adaptação comum em plantas dessas regiões é a associação com fungos micorrízicos, que crescem em suas raízes, facilitando a absorção de água e nutrientes no solo em troca da matéria orgânica proveniente da fotossíntese das plantas. A imagem a seguir demonstra o crescimento de plantas em duas situações: à esquerda, na ausência da associação, em que as plantas não foram capazes de se desenvolver, e à direita, na presença da associação, em que as plantas se desenvolveram regularmente.
Com base no texto e na imagem apresentados, a interação descrita trata-se de
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
O princípio da diferença representa, na verdade, um acordo para considerar a distribuição das aptidões naturais um bem comum e para compartilhar quaisquer benefícios que ela possa propiciar. Os mais favorecidos pela natureza, não importa quem sejam, só devem usufruir de sua boa sorte de maneira que melhorem a situação dos menos favorecidos. Aqueles que se encontram naturalmente em posição vantajosa não devem ser beneficiados simplesmente por ser mais dotados, mas apenas para cobrir os custos com treinamento e educação e usar seus dotes de modo a ajudar também os menos afortunados. Ninguém é mais merecedor de maior capacidade natural ou deve ter o privilégio de uma melhor posição de largada na sociedade. Mas isso não significa que essas distinções devam ser limitadas. Há outra maneira de lidar com elas. A estrutura básica da sociedade pode ser elaborada de forma que essas contingências trabalhem para o bem dos menos afortunados.
RAWLS, J. História da filosofia moral. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
No texto, percebe-se que ao definir o princípio da diferença, o filósofo John Rawls propôs como estrutura básica da sociedade o(a)
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNIRIO) Três barras de ferro de massa forma são identificadas pelas letras A, B e C.
Suas extremidades são identificadas por A1 e A2 ,B1 e B2 e C1 e C2 .Quando estas barras são aproximadas vemos que as extremidades A1 e B1 sofrem atração, as extremidades A1 e C2 sofrem repulsão, as extremidades A1 e B2 sofrem atração e as extremidades A1 e C1 sofrem atração. Assim, podemos afirmar, em relação a estas barras, que é (são) ímã(s) permanente(s):