(FUVEST 2013 1° FASE) No morango, os frutos verdadeiros são as estruturas escuras e rígidas que se encontram sobre a parte vermelha e suculenta. Cada uma dessas estruturas resulta, diretamente,
Questões relacionadas
- Matemática
João foi ao banco conversar com seu gerente sobre investimentos. Ele tem um capital inicial de R$ 2.500,00 e deseja saber depois de quanto tempo de investimento esse capital, aplicado a juros compostos, dobrando todo ano, passa a ser maior que R$ 40.000,00 Qual a resposta dada por seu gerente?
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(UNICAMP) Em depoimento, Paulo Freire fala da necessidade de uma tarefa educativa: “trabalhar no sentido de ajudar os homens e as mulheres brasileiras a exercer o direito de poder estar de pé no chão, cavando o chão, fazendo com que o chão produza melhor é um direito e um dever nosso. A educação é uma das chaves para abrir essas portas. Eu nunca me esqueço de uma frase linda que eu ouvi de um educador, camponês de um grupo de Sem Terra: pela força do nosso trabalho, pela nossa luta, cortamos o arame farpado do latifúndio e entramos nele, mas quando nele chegamos, vimos que havia outros arames farpados, como o arame da nossa ignorância. Então eu percebi que quanto mais inocentes, tanto melhor somos para os donos do mundo. (…) Eu acho que essa é uma tarefa que não é só política, mas também pedagógica. Não há Reforma Agrária sem isso.”
(Adaptado de Roseli Salete Galdart, Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais que escola. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 172.)
No excerto adaptado que você leu, há menção a outros arames farpados, como “o arame da nossa ignorância”. Trata-se de uma figura de linguagem para:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Linguagem
Leia o fragmento.
O efeito clínico da dipirona pode ser atribuído principalmente ao principal metabólito 4-MAA [...] Eliminação: no homem sadio, após administração oral e intravenosa, mais de 90% da dose é excretada na urina dentro de 7 dias. A meia-vida de eliminação de dipirona radiomarcada é de cerca de 10 horas [...] As crianças eliminam os metabólitos mais rapidamente que os adultos.
Disponível em: <www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=6975112015&pIdAnexo=2783293>.
Acesso em: 14 ago. 2018.
No fragmento, percebe-se a linguagem comumente utilizada pelos:
- Física | E. Geradores e Receptores
(UEFS) De acordo com o Princípio da Conservação, energia não se perde nem se cria, apenas se transforma ou se transfere. Dessa forma, os dispositivos que se denominam de “máquinas” conseguem transformar ou transferir energia. Os geradores de energia elétrica exercem esse papel: transformam em energia elétrica outro tipo de energia. Tendo-se um gerador com 14V de força eletromotriz, 3Ω de resistência interna, o qual alimenta um circuito com corrente elétrica de 2A, conclui-se que a tensão nos terminais do gerador nas condições em que está operando é igual, em V, a
- Literatura
(UFSM) O poeta árcade Cláudio Manuel da Costa valeu-se, em alguns momentos, da natureza brasileira para compor sua poesia, fugindo, assim, pelo menos em parte, do convencionalismo neoclássico. A partir dessa ideia, leia o poema a seguir.
LVIII
1Altas serras, 3que ao Céu estais servindo
De muralhas, que o tempo não profana,
Se Gigantes não sois, que a forma humana
Em duras penhas foram confundindo;
Já sobre o vosso cume se está rindo
O 4Monarca da luz, que esta alma engana;
Pois na face, que ostenta, soberana,
O rosto de meu bem me vai fingindo.
Que alegre, que mimoso, que brilhante
Ele se me afigura! Ah qual efeito
Em minha alma se sente neste instante!
Mas ai! a que delírios me sujeito!
Se quando no Sol vejo o seu semblante,
Em vós descubro 2ó penhas o seu peito?
Acerca do poema, assinale a alternativa INCORRETA.