(FUVEST 2015 1ª FASE) Certa planta apresenta variabilidade no formato e na espessura das folhas: há indivíduos que possuem folhas largas e carnosas, e outros, folhas largas e finas; existem também indivíduos que têm folhas estreitas e carnosas, e outros com folhas estreitas e finas. Essas características são determinadas geneticamente.
As variantes dos genes responsáveis pela variabilidade dessas características da folha originaram-se por
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
O princípio da diferença representa, na verdade, um acordo para considerar a distribuição das aptidões naturais um bem comum e para compartilhar quaisquer benefícios que ela possa propiciar. Os mais favorecidos pela natureza, não importa quem sejam, só devem usufruir de sua boa sorte de maneira que melhorem a situação dos menos favorecidos. Aqueles que se encontram naturalmente em posição vantajosa não devem ser beneficiados simplesmente por ser mais dotados, mas apenas para cobrir os custos com treinamento e educação e usar seus dotes de modo a ajudar também os menos afortunados. Ninguém é mais merecedor de maior capacidade natural ou deve ter o privilégio de uma melhor posição de largada na sociedade. Mas isso não significa que essas distinções devam ser limitadas. Há outra maneira de lidar com elas. A estrutura básica da sociedade pode ser elaborada de forma que essas contingências trabalhem para o bem dos menos afortunados.
RAWLS, J. História da filosofia moral. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
No texto, percebe-se que ao definir o princípio da diferença, o filósofo John Rawls propôs como estrutura básica da sociedade o(a)
- Arte | 6.3 Arte Moderna no Brasil
Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem as coisas e em consequência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. […] A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza, e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. […].
LOBATO. M. Paranoia ou mistificação? O Estado de São Paulo, 1917.
Disponível em: https://brainly.com.br. Acesso em: 14 out. 2020 (adaptado).
O excerto faz parte do artigo “Paranoia ou mistificação?”, de autoria de Monterio Lobato, publicado em 1917. Nele, Lobato critica
- Biologia | 09. Botânica
Através de observações do crescimento em gramíneas, constatou-se um movimento do ápice dos coleóptilos em direção à luz. Sendo assim, o crescimento nos vegetais é orientado pelo(a):
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Indicadores ácido-base são ácidos orgânicos fracos ou bases orgânicas fracas, cujas dissociações em água geram íons que conferem à solução cor diferente da conferida pela molécula não dissociada. A seguir estão representados os equilíbrios de dissociação de dois indicadores representados genericamente por HInd e IndOH
Os indicadores foram usados por um técnico de laboratório para identificar a característica ácida ou básica de cinco amostras que apresentaram os resultados seguintes.
Indicador
Amostra
Cor apresentada
1
I
Amarelo
1
II
azul
2
III
Vermelho
2
IV
Incolor
1
V
Amarelo
Com os resultados apresentados pelo técnico de laboratório é possível inferir que as amostras que se apresentaram ácida foram
- Matemática | 8.2 Permutação
A quantidade de anagramas da palavra CONCURSO é: