Numa lanchonete o lanche é composto por três partes: pão, molho e recheio. Se essa lanchonete oferece aos seus clientes duas opções de pão, três de molho e quatro de recheio, a quantidade de lanches distintos que ela pode oferecer é de:
Questões relacionadas
- Matemática
Em uma classe com 14 alunos, 8 são mulheres e 6 são homens. A média das notas das mulheres no final do semestre ficou 1 ponto acima da média da classe. A soma das notas dos homens foi metade da soma das notas das mulheres. Então, a média das notas dos homens ficou mais próxima de:
- Biologia | 05. Embriologia
(UFJF) Os gêmeos sempre exerceram um fascínio para a maioria das pessoas, principalmente os monozigóticos ou idênticos. Parte desse interesse está relacionada ao fato de que esses indivíduos representam a manifestação natural que mais se aproxima da clonagem na espécie humana. O mecanismo que está associado com a formação dos indivíduos citados é a
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNIT)
I. 24195Am + 42α → x + 210n II. 20982Bi + 5826Fe → 266109Mt + y
Os elementos químicos que possuem números atômicos maiores que o do urânio, 92U, são chamados de transurânicos. Esses elementos não existem na natureza, mas foram obtidos por meio de reações nucleares realizadas nos aceleradores de partículas eletricamente carregadas alfa,
Essas informações relacionadas à síntese de elementos químicos transurânicos permitem afirmar:
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Papel color set de várias cores
PROCEDIMENTOS
- Antes de iniciar a aula o professor deverá recortar várias fichas no tamanho A4, de
diversas cores.
- O professor vai levar as crianças para fora da sala de aula, nos jardins da escola, no
pátio ou em alguma praça.
- O importante é ser um lugar que tenha muitas cores.
- O professor vai pedir as crianças para observarem a natureza ao seu redor, a cor das
nuvens, flores, céu, sol, troncos das árvores, gramas, cor da terra, da areia, etc.
- O professor deverá apresentar as ficha coloridas para as crianças, questionando-as
que cores são. Esta etapa é importante para que o professor possa visualizar os
conhecimentos das crianças acerca das cores que sabe e assim, planejar as próximas
etapas de modo que eles ampliem seu vocabulário e o conhecimento de uma
variedade de cores.
- O professor vai explicar que tudo ao nosso redor, tem cor. Algumas parecidas e
outras não.
- O professor vai pedir para que as crianças olhem ao seu redor e observem quantas
coisas de diferentes cores existem.
- Então, realizará a seguinte dinâmica com as crianças: levantará uma das fichas
coloridas , solicitando que as crianças digam o nome da cor e indiquem algum objeto
de mesma cor em seu ambiente. Caso as crianças não tenham ainda o conhecimento
de alguma cor, o professor poderá dizer o nome da cor e seguir com a dinâmica.
Por exemplo: o professor levanta a cor azul. Aqueles que sabem o nome dizem azul.
Em seguida as crianças apontam ou indicam algum objeto que tenha a cor azul, seja o
uniforme, a caneta, o céu, a parede pintada , etc.
- O professor poderá comparar as cores indicadas pelas crianças, para que possam
perceber as diferentes tonalidades de uma mesma cor. Para isso poderá
questioná-los:
. o azul da caneta é o mesmo do uniforme?
. qual é o mais forte ou mais fraco?
. qual o mais claro ou mais escuro?
- Para fixar a atividade o professor poderá fazer a brincadeira “Pique das cores”.
- Primeiro define-se quem será o pegador. Este escolherá uma cor e gritará para os
demais , por exemplo: Vermelho! Os demais participantes deverão correr e tocar em
algum objeto da cor solicitada. Aqueles que tocarem na cor, não poderão ser pegos.
Caso o pegador capture uma das crianças antes que ela possa encostar na cor
solicitada, esta vira o novo pegador, devendo escolher outra cor para que a
brincadeira continue.
- Vai ser uma aula super animada e super legal.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29012
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- Química | 3.7 Polímeros
A reação a seguir pode ser usada na identificação de cocaína em amostras, utilizada como um método rápido de identificação dessa substancia. Esse teste consiste na adição de uma mistura de hidróxido de potássio e metanol na amostra a ser analisada. Em caso positivo para cocaína, a reação produz que apresenta um odor característico.
A análise das informações permite inferir que o teste rápido de identificação da presença de cocaína é uma