(UFRGS) A coluna da esquerda abaixo lista eventos que relacionam política e religião no contexto das reformas religiosas; a da direita, descrições desses eventos. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
(ESCOLA NAVAL) De um curso preparatório de matemática para o concurso público de ingresso à Marinha participaram menos de 150 pessoas. Destas, o número de mulheres estava para o de homens na razão de 2 para 5 respectivamente. Considerando que a quantidade de participantes foi a maior possível, de quantas unidades o número de homens excedia o de mulheres?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto para responder à questão.
Tragédia animal na estrada
A cada segundo que você gasta na leitura deste texto, 15 animais silvestres – entre pequenos, médios e grandes vertebrados – são atropelados e mortos em rodovias no Brasil. Sim, tudo isso em apenas um segundo. É um número enorme e trágico. Por ano, quase 475 milhões de animais morrem atropelados nas estradas de rodagem de todo o país. A estimativa é do Centro Brasileiro de Ecologia das Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), de Minas Gerais. “Infelizmente, esse índice ainda pode estar subestimado”, adverte o oceanógrafo Alex Bager, coordenador do CBEE e responsável pela criação do Atropelômetro, sistema que projeta quantos animais são mortos em razão do choque com veículos nas pistas brasileiras. Muitos motoristas nem se dão conta dos bichos que deixam para trás no asfalto ou na terra Além do Atropelômetro, que estima quantos animais morrem por segundo, os pesquisadores do CBEE criaram, em abril de 2014, o Sistema Urubu – uma rede social que permite aos seus 15 mil usuários, por meio de aplicativos digitais, fotografar e georreferenciar os locais onde há atropelamento de animais. Carlos Tautz, Revista Congresso em Foco, Ano 4, n. 19, out. 2015, p. 40-41, adaptado.
A finalidade desse texto é:
- Matemática - Fundamental | 04. Expressões Algébricas
Ao passar em frente à vitrine de uma papelaria, Joana observou o seguinte cartaz:
Grande promoção:
1 caneta tinteiro e uma lapiseira cromada por apenas R$ 30,00.
Se o preço da caneta é o dobro do preço da lapiseira, então o preço da
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
13. Um passo no espaço
Materiais:
- Computador para projeção do vídeo "Galeria Valeska Soares - Inhotim - Roda da Moda", disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Td7F5etJfJk>. Acesso 04 nov. 2014;
- Cartolinas e material para desenhos.
Atividade:
Mostre para os alunos o vídeo acima que mostra a galeria/instalação que a artista Valeska Soares fez para o Instituto Inhotim, chamada Folly. Cercada por grama verde e um belo lago, é uma sala redonda, com vários espelhos e uma projeção de dançarinos que convidam o visitante a ficar e dançar um pouco também. Fica então a pergunta: os espaços determinam nossos movimentos, ou podemos propor movimentos de corpos para os espaços?
A sala deve ser dividida em grupos de até cinco alunos. Cada grupo deve pensar em um espaço da escola e fazer um projeto de instalação. Para esse espaço eles devem pensar uma música e um movimento de corpo específico. Devem montar um diagrama com o esquema dessa instalação e apresentar para a turma.
Façam uma discussão para cada projeto, analisando viabilidades e inviabilidades, coerência e conteúdo.
Há mais informações sobre o trabalho no site do Instituto: <http://inhotim.org.br/inhotim/arte-contemporanea/obras/folly/>. Acesso 04 nov. 2014.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Disponível em http://novaescola.org.br/fundamental-2/como-homens-trabalham-683007.shtml?page=1 Acesso em: 10 jun. 2016.
O mosaico romano mostra uma pesada atividade braçal, característica do trabalho realizado pelos