Disponível em http://novaescola.org.br/fundamental-2/como-homens-trabalham-683007.shtml?page=1 Acesso em: 10 jun. 2016.
O mosaico romano mostra uma pesada atividade braçal, característica do trabalho realizado pelos
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNEB) A descoberta surpreendente de que plantas vivas liberam metano não lança dúvida sobre a causa do aquecimento global. As atividades humanas — e não as plantas — são a origem do aumento desse e de outros gases de efeito estufa. Quando a radiação solar atinge a superfície terrestre, parte é absorvida e parte é refletida para o espaço, inclusive sob a forma de radiação infravermelha, associada ao calor. Alguns gases, como dióxido de carbono, metano e ozônio, absorvem parte dessa radiação infravermelha refletida. Por causa disso, o calor fica retido na atmosfera, aumentando a temperatura do planeta. [...] Cientistas descobriram que tanto os restos de plantas quanto a vegetação em crescimento produzem metano. A ideia de investigar as plantas como fonte de emissão de metano surgiu de pesquisas com o clorometano, um gás clorado que destrói o ozônio. Acreditava-se que a origem principal dele eram os oceanos e as queimadas nas florestas, mas verificou-se que plantas de certa idade emitem a maior parte de clorometano encontrado na atmosfera. Os hidratos de metano, CH4(H20)n, se formam em condições de alta pressão, como as encontradas no fundo do oceano. Uma quantidade desconhecida, mas possivelmente muito grande de metano está retida sob essa forma nos sedimentos do oceano, entretanto esses hidratos ficaram estáveis pelo menos ao longo dos últimos quarenta mil anos, indicando que não estiveram envolvidos nos aumentos súbitos de metano ocorridos durante o último ciclo glacial. [...] Uma nova teoria pode explicar as intrigantes flutuações nos níveis de metano que refletem alterações nos níveis de dióxido de carbono e nas temperaturas globais. É bem provável que altas concentrações de dióxido de carbono e temperaturas crescentes levaram a um aumento considerável da vegetação, o que pode ter sido acompanhado por emissões de metano igualmente grandes. (KEPPLER;RÖCKMANN, 2010, p.43-46).
Considere uma radiação infravermelha com frequência de 1,0.1013Hz, que se propaga afastando-se da superfície terrestre, com velocidade de módulo igual a 3,0.105km/s.Sabendo-se que, em determinado instante, o campo magnético da radiação tem intensidade igual a 6,0.10-5T, e o sentido de sul para norte, é correto afirmar que, nesse instante, a característica vetorial do campo elétrico dessa radiação pode ser expressa como
- Inglês - Fundamental | 11. Partes do Corpo
Look at the picture and answer the questions.
a) What parts of the body does a person who plays the guitar use?
_________________________________________________________________________________________________________
b) What parts of the body does a person who plays the flute use?
_________________________________________________________________________________________________________
c) What parts of the body does a person who plays the violine use?
________________________________________________________________________________________________________
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
40. Muitos ambientalistas e químicos alertam que um litro de óleo é capaz de poluir um milhão de litros de água e, quando descartado em pias, pode estragar, também, a tubulação e o encanamento.
Ao ser lançada nos rios e lagos sem nenhum tratamento, essa substância
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
Para aumentar a produção agrícola em uma região marcada por forte sazonalidade climática, com períodos de seca prolongados, foram construídas barragens para melhorar a irrigação. A produção de alimentos aumentou, de fato. Porém, dadas as condições ruins de saneamento básico, também houve aumento de uma parasitose comum em países subdesenvolvidos.
Qual foi a parasitose que aumentou como consequência dessa alteração feita pelo homem?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
O proletariado , que já era, no século XIX, o herdeiro da filosofia, tornou-se agora, além disso, o herdeiro da arte moderna e da primeira crítica consciente da vida cotidiana. Ele não pode se suprimir sem realizar, ao mesmo tempo, a arte e a filosofia. Transformar o mundo e mudar a vida são para ele a única e a mesma coisa, as palavras de ordem inseparáveis que acompanharão sua supressão, como classe, a dissolução da sociedade presente, como reino da necessidade, o acesso enfim possível ao reino da liberdade. A crítica radical e a livre reconstrução de todas as condutas e valores impostos pela realidade alienada são seu programa máximo, e a criatividade liberada na construção de todos os momentos e eventos da vida é a única poesia que ele irá reconhecer, a poesia feita para todos, o início da festa revolucionária.”
A miséria do meio estudantil. In: Situacionista: teoria e prática da revolução, São Paulo: Conrad editora, 2002. Pág. 58 – 59.
O texto citado denominado a Miséria do meio estudantil foi publicado em 1966 e trata, entre outros assuntos, do papel do proletariado (grupo dos trabalhadores de uma nação) frente à necessidade transformação social naquele momento da História. De fato considerou-se esse texto um dos pontos de partida para a movimentação social e política ocorrida em maio de 1968.
Ao analisarmos o texto como documento histórico, verificamos que a natureza do tipo de mudanças desejadas naquele momento era a