(ESCOLA NAVAL) De um curso preparatório de matemática para o concurso público de ingresso à Marinha participaram menos de 150 pessoas. Destas, o número de mulheres estava para o de homens na razão de 2 para 5 respectivamente. Considerando que a quantidade de participantes foi a maior possível, de quantas unidades o número de homens excedia o de mulheres?
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
El eclipse
Cuando Fray Bartolomé Arrazola se sentió perdido aceptó que ya nada podría salvarlo. La selva poderosa de Guatemala lo había apresado, implacable y definitiva. Ante su ignorancia topográfica se sentó con tranquilidad a esperar la muerte. Al despertar se encontró rodeado por un grupo de indígenas de rostro impasible que se disponía a sacrificarlo ante un altar, un altar que a Bartolomé le pareció como el lecho en que descansaría, al fin, de sus temores, de su destino, de sí mismo. Tres años en el país le habían conferido un mediano dominio de las lenguas nativas. Intentó algo. Dijo algunas palabras que fueron comprendidas. Entonces floreció en él una idea que tuvo por digna de su talento y de su cultura universal y de su arduo conocimiento de Aristóteles. Recordó que para ese día se esperaba un eclipse total de sol. Y dispuso, en lo más íntimo, valerse de aquel conocimiento para engañar a sus opresores y salvar la vida. – Si me matáis – les dijo – puedo hacer que el sol se oscurezca en su altura. Los indígenas lo miraron fijamente y Bartolomé sorprendió la incredulidad en sus ojos. Vio que se produjo un pequeño consejo, y esperó confiado, no sin cierto desdén. Dos horas después el corazón de Fray Bartolomé Arrazola chorreaba su sangre vehemente sobre la piedra de los sacrifícios (brillante bajo la opaca luz de un sol eclipsado), mientras uno de los indígenas recitaba sin ninguna inflexión de voz, sin prisa, una por una las infinitas fechas en que se producirían eclipses solares y lunares, que los atrónomos de la comunidad maya habían previsto y anotado en sus códices sin la valiosa ayuda de Aristóteles.
Monterroso, A. Obras completas y otros cuentos. Bogotá: Norma, 1994 (adaptado).
No texto, confrontam-se duas visões de mundo: a da cultura ocidental, representada por Frei Bartolomé Arrazola, e a da mítica pré-hispânica, representada pela comunidade indígena maia. Segundo a narrativa,
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2010 1ª APLICAÇÃO) A Internet que você faz
Uma pequena invenção, a Wikipédia, mudou o jeito de lidarmos com informações na rede. Trata-se de uma enciclopédia virtual colaborativa, que é feita e atualizada por qualquer internauta que tenha algo a contribuir. Em resumo: é como se você imprimisse uma nova página para a publicação desatualizada que encontrou na biblioteca.
Antigamente, quando precisávamos de alguma informação confiável, tínhamos a enciclopédia como fonte segura de pesquisa para trabalhos, estudos e pesquisa em geral. Contudo, a novidade trazida pela Wikipédia nos coloca em uma nova circunstância, em que não podemos confiar integralmente no que lemos.
Por ter como lema principal a escritura coletiva, seus textos trazem informações que podem ser editadas e reeditadas por pessoas do mundo inteiro. Ou seja, a relevância da informação não é determinada pela tradição cultural, como nas antigas enciclopédias, mas pela dinâmica da mídia.
Assim, questiona-se a possibilidade de serem encontradas informações corretas entre sabotagens deliberadas e contribuições erradas.
NÉO, A. et al. A Internet que você faz. In: Revista PENSE! Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Ano 2, n°. 3, mar.-abr. 2010 (adaptado).
As novas Tecnologias de Informação e Comunicação, como a Wikipédia, têm trazido inovações que impactaram significativamente a sociedade. A respeito desse assunto, o texto apresentado mostra que a falta de confiança na veracidade dos conteúdos registrados na Wikipédia:
- Matemática - Fundamental | 2.3 Multiplicação e Divisão com Números Inteiros
Texto base:
Leia o texto a seguir:
A persistência multiplicativa de um número inteiro é definida como o número de passos necessários para atingir um número de um só dígito através do processo interativo de multiplicação dos dígitos do número. Por exemplo, a persistência multiplicativa de 679 é 5, pois
A persistência de um número de um só dígito é 0. Sabe-se que existem números de persistência multiplicativa 11, mas não se tem a certeza se existem números de persistência multiplicativa igual ou superior a 12. Disponível em: http://algol.fis.uc.pt/quark/viewtopic.php?f=30&t=1080. Acesso em: 13 mar. 2015.
Enunciado:
Determine a persistência de:
A) 88
B) 2359
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto.
O planeta ficou pequeno para o Homem! Depois da conquista da Terra, chegou a vez do espaço. (...)
Um objeto pesado, de forma irregular e denominado satélite deu partida a uma guerra que impulsionou o desenvolvimento da ciência e da tecnologia: a guerra da disputa pelo espaço.
O termo satélite vem do latim satélites ou satellitis, que significa “corpo que gravita”. Daí a necessidade de diferenciação inicial entre satélites naturais (corpos celestes) e artificiais, que são os engenhos construídos pelo homem. Hoje em dia, ao contrário do que ocorria no início da história dos satélites artificiais, o termo satélite vem sendo usado praticamente como um sinônimo para “satélite artificial”.
Atualmente estão em órbita, para além dos satélites do Sistema de Posicionamento Global – que é o sistema de localização por satélites, popularmente conhecido como GPS –, satélites de comunicações, científicos, militares e uma grande quantidade de lixo espacial. Ou seja, não se deve referir a satélites apenas como um meio de transporte de dados ou de mapear ou espionar o sistema terrestre.
MIRANDA, Giovani V. O espaço dos satélites. Revista Toque da Ciência, 06 jun 2010.
Disponível em:< http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/projetos/revista/index.php/memoria/23-o-espaco-dos-satelites> Acesso em: 18 jul. 2013.
O texto permite inferir que a tecnologia produzida para atender as demandas da Guerra Fria
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(ENEM 2016 3ªAPLICAÇÃO)
OITICICA, H. Parangolé. Disponível em: www.muhka.be. Acesso em: 23 maio 2012.
Inspirada em fantasias de Carnaval, a arte apresentada se opunha à concepção de patrimônio vigente nas décadas de 1960 e 1970 na medida em que