Em uma academia de ginástica, um dos aparelhos consiste em um movimento cíclico no qual o aluno levanta um peso a uma determinada altura. Considere um aparelho no qual a altura H em que o peso se encontra é medida em metros e descrita pela função , em que t indica o tempo, medido em segundos, contado a partir do início do movimento.
Uma pessoa utiliza esse aparelho em uma série de movimentos por 45 segundos. A altura, em centímetros, que o peso se encontra ao final dessa série é
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Outra importante manifestação das crenças e tradições africanas na Colônia eram os objetos conhecidos como “bolsas de mandinga”. A insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção: das catástrofes da natureza, das doenças, da má sorte, da violência dos núcleos urbanos, dos roubos, das brigas, dos malefícios de feiticeiros etc. Também para trazer sorte, dinheiro e até atrair mulheres, o costume era corrente nas primeiras décadas do século XVIII, envolvendo não apenas escravos, mas também homens brancos.
CALAINHO, D. B. Feitiços e feiticeiros. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013 (adaptado). A prática histórico-cultural de matriz africana descrita no texto representava um(a)
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
O BRASIL DEPOIS DA CONSTITUINTE DE 1988
42. Texto base: Leia o texto a seguir. No governo Collor, no início da década de 1990, os produtos importados passaram a invadir o mercado brasileiro, com a redução dos impostos de importação. A oferta de produtos cresceu e os preços de algumas mercadorias caíram ou se estabilizaram. Os efeitos iniciais destas medidas indicavam que o governo estava no caminho certo, ao debelar a inflação que havia atingido patamares elevados no final da década de 1980 e início da década de 1990, mas isso durou pouco tempo. Ao mesmo tempo, o governo passou a incentivar os investimentos externos no Brasil mediante incentivos fiscais e privatização das empresas estatais. No entanto, estes investimentos chegaram um pouco mais tarde, dado o receio dos investidores frente à instabilidade econômica do país naquele momento. O processo acelerado de abertura econômica, mais intenso no governo Fernando Henrique Cardoso, fez com que muitas empresas não conseguissem se adaptar às novas regras de mercado, levando-as à falência ou a vender seu patrimônio. Muitas multinacionais compraram essas empresas nacionais ou associaram-se a elas. Em apenas uma década as multinacionais mais que dobraram sua participação na economia brasileira. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/neoliberalismo-no-brasil-politica-economica-incentivou-privatizacoes.htm>. Acesso em: 17 mar. 2014.
Enunciado:
a) Identifique qual modelo econômico foi sendo implementando no Brasil durante a década de 1990, principalmente no governo de Fernando Henrique Cardoso.
b) Explique quais são suas principais características, de acordo com o texto.
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
O abandono escolar no ensino médio é um dos principais problemas da educação no Brasil. Reduzir as taxas de abandono tem sido uma tarefa que exige persistência e ações continuadas dos organismos responsáveis pela educação no país.
O gráfico apresentado a seguir mostra as taxas percentuais de abandono no ensino médio, para todo o país, no período de 2007 a 2010, em que se percebe uma queda a partir de 2008. Com o objetivo de reduzir de forma mais acentuada a evasão escolar são investidos mais recursos e intensificadas as ações, para se chegar a uma taxa em torno de 5,2% ao final do ano de 2013.
Qual a taxa de redução anual que deve ser obtida para que se chegue ao patamar desejado para o final de 2013? Considere (0,8)3 = 0,51.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Déa Fenelon
Déa Fenelon foi uma grande historiadora. Ao longo da sua vida pesquisou sobre: história e trabalho, memória e patrimônio e a questão do ensino da História
Em 1961, formou-se em História na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1973, obteve o título de doutora em História pela UFMG.
Déa Fenelon escreveu dezenas de artigos e alguns livros.
Faleceu no dia 20 de abril de 2008
http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=3289
Déa Fenelon foi uma grande historiadora. Assim como ela existem vários outros. O trabalho dos historiadores é fundamental para a sociedade. Escreva sobre o trabalho deles. O que fazem? Como fazem?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Leia um trecho da Carta de Caminha, escrivão da esquadra de Pedro Álvares Cabral.
“Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d'agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!”
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/carta_caminha.htm. Acesso em 21/1/2010
Esse trecho revela que um dos interesses do europeus era: